A AVALIAÇÃO DE EMPRESAS
Por: Luiz Brito • 29/8/2018 • Relatório de pesquisa • 362 Palavras (2 Páginas) • 135 Visualizações
RESUMO - AVALIAÇÃO DE EMPRESAS
A avaliação de empresas é o processo pelo qual se apura o valor de uma determinada empresa. Tendo por objetivo avaliar as transações de compra e venda de negócios que ocorrem no mercado, também se inclui a fusão, cisão e a incorporação.
“a determinação do valor das empresas é o fator-chave nas negociação de fusões e aquisições e tem como objetivo estimar uma faixa de referência que sirva como base nessas negociações”
Expectativa de Valor - podem ocorrer divergências do valor da empresa pelo proprietário, investidor, analista e avaliadores de empresas.
Valor da empresas para o fundador ou proprietário - o proprietário agrega no valor da empresa o resultado dos seus esforços, vê a empresa como uma relação familiar etc. por esta razão a avaliação do proprietário é irrealista. Por isso, precisa da avaliação de consultores que sejam imparciais.
Qualidades de consultor - Imparcial; saber estabelecer premissas de crescimento e margens baseadas na realidade da empresa; ausência de envolvimento emocional; independente; realistas.
Valor dos intangíveis e da marca - são a reputação da empresa, fidelidade dos clientes, qualidade do corpo gerencial e dos recursos humanos, know-how tecnológico e marco***. tais valores já estão inclusos na avaliação (FCD e Múltiplos), por fazer parte da geração de lucros e fluxos de caixa futuros.
Valor do Patrimônio Líquido e dos ativos - são valores que refletem o valor investido pelos sócios e seus lucros acumulados vindos do passado. “quando de avalia uma empresa, o que interessa é a capacidade de geração de resultados futuros, e não o acúmulo de lucro e os investimentos passados…”
Valor dos projetos de investimento - só devem ser considerados se estiverem em processo de implementação.
Valor da sinergia - ação conjunta de empresas, visando obter um desempenho melhor do que aquele demonstrado isoladamente. “A existência de diversos interessados na aquisição de uma empresa pode fazer com que o comprador seja obrigado a pagar um ágio* para concretizar a transação”.
*Ágio é um valor adicional cobrado em operações financeiras. Segundo Heleno Taveira Torres dentre outras hipóteses, surge o ágio como preço adicional, quando participações societárias ou ativos de uma empresa são adquiridas por um custo de aquisição superior ao valor contábil registrado nas demonstrações financeiras.
...