A Análise de Investimentos
Por: jauqe3007 • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.964 Palavras (12 Páginas) • 143 Visualizações
[pic 1]
Anhanguera Educacional - Taguatinga FACNET
Curso: Administração
Disciplina: Análise de Investimentos
Título: Análise de Investimentos
Professor EAD: Me. Jefferson Dias
Tutor EAD: Silvia Cavalcanti
Brasília
16 de abril de 2015.
Introdução
O trabalho tem por finalidade apresentar um plano de negócio, onde temos de analisar seus resultados, e mostrar que o mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis, e cabe ao administrador analisar quais são os melhores investimentos para a organização, e que iremos ver conceito e formas de investimentos, ou melhor, a importância dos investimentos para organizações.
Dentre os objetivos, o principal é possibilitar ao administrador uma análise de forma coerente, fazendo com que escolha a melhor opção, servindo como manual para empreendedores, proporcionando a eles a possibilidade de previsão, pois toda e qualquer organização para obter recursos, necessita de investimento.
Etapa 1
1.1 Investimento
O uso da palavra investimento e algo que ouvimos diariamente. Podemos nos deparar com ela em várias situações. O simples fato de poupar dinheiro em uma poupança, cursar uma faculdade, comprar uma casa, um carro, são tratados como investimento.
Os três tipos de investimentos mais importantes, são:
1. Públicos: em geral, são aqueles onde o governo disponibiliza recursos para o bem da sociedade. Por exemplo: hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas, etc. estes não visam lucros, porém visam o retorno social, como: votos para o político ou governo que gerou estas melhorias para a população.
2. Privados: são aqueles que pessoas jurídicas ou físicas de direito privado proporcionam recursos com estimativa de lucro aos seus investidores. Por exemplo: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping, ou seja, qualquer estabelecimento particular. Este tipo de investimentos é o maior gerador de empregos e tributos de qualquer país capitalista.
3. Mistos: este investimento é mantido tanto pelo governo e entidades públicas como pessoas jurídicas e físicas de direito privado, portanto visando o bem estar da sociedade e o retorno monetário e estrutura-se na forma de capital misto. Por exemplo: Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica, etc.
O investimento tem uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações.
A economia de qualquer país só pode crescer com um fluxo contínuo de investimentos. A lógica dessa informação é que, para a economia crescer, faz-se aumentar a produção das fábricas, empresas, fazendas, das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo PIB. Uma vez que a unidade produtiva tem capacidade de produção limitada, ou seja, não podem produzir mais do que a capacidade de suas máquinas e instalações, para aumentar o PIB em longo prazo, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível por via de investimentos.
Os investimentos também são fundamentais para as organizações. Na verdade, a própria sobrevivência das organizações em longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizados por ela.
1.2 Identificação do Tipo de Negócio
A nossa equipe definiu o Tipo de Negócio a ser elaborado no Projeto de Investimento do Ramo Alimentício.
O Ramo de Alimentação tem se tornado um dos mais rentáveis do mercado. Com público alvo amplo e retorno garantido, é uma excelente forma de ganhar dinheiro e com a vantagem que você faz o seu horário.
1.3 Produto para comercialização
A nossa equipe definiu crepe como produto para comercialização no Ramo Alimentício.
Popular nos centros comerciais, é uma excelente idéia de baixo custo para quem quer começar com um negócio próprio. Esse produto vem agradando a crianças e adultos e em qualquer ponto irá vender bem e ter um retorno financeiro válido.
O ramo de alimentação tem se tornado um dos mais rentáveis do mercado. No caso do carrinho de crepes , a vantagem é que é possível ir onde está seu público.
Dados da Empresa:
-Fabricação e Comercialização de Crepes
-Produto a ser comercializado: Crepes doces e salgados
-Nome Fantasia: Crepe Móvel
-Razão Social: Crepes Anhanguera Ltda. ME
-Endereço da Empresa: QE 40 conj. D Guará DF
Etapa 2
Fluxo de Caixa Relevante
Os Principais Componentes do Fluxo de Caixa:
O fluxo de caixa de qualquer projeto, que possua padrão convencional, pode incluir quatro componentes básicos:
1. Investimento inicial: É nada mais que a saída de caixa relevantes,e isso ocorre devido às compras dos ativos no início do projeto. Esses ativos podem ser tangíveis ou intangíveis e eles estão associados ao projeto proposto.
2. Entradas de caixa operacionais: Melhor definida como a quantidade salarial da empresa, ou seja, são receitas operacionais incrementais, almejando se em cima desses resultados à espera de obter como resultado do investimento ao longo de sua vida útil e são decorrentes da venda do produto novos ou da prestação do serviço.
3. As despesas operacionais: São nada mais que os custos não computados necessários para funcionamento normal das atividades da empresa, do que esteja previsto no projeto em cada período.
4. Fluxo de caixa residual: É nada mais que o fluxo de caixa não operacional ,um investimento de valor , após o imposto de renda, que ocorre no final do projeto, em geral decorrente da liquidação do projeto.
2.1 Cálculos, Estimativas e Fluxo de Caixa Relevante
Elaborar os cálculos e estimativas a seguir:
a) Estimar o preço unitário de venda e a quantidade mensal a ser comercializada:
-Estimamos o preço unitário de venda do Crepe em R$ 3,50 com a venda de 50 crepes por dia. A quantidade mensal a ser comercializada será 1.300 crepes (50 x 26 = 1.300). Sendo assim teremos uma renda de 4.550,00 por mês.
b) Calcular o faturamento anual, multiplicando o valor mensal por 12:
-O faturamento será de R$ 54.600,00/ano (4.550,00 x 12 = 54.600,00).
...