A CADEIA DE VALORES
Por: Isabella Souza • 27/9/2018 • Trabalho acadêmico • 511 Palavras (3 Páginas) • 229 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO TRÊS RIOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
IH162 – ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Prof. Daniella Cristina Santos Quevedo
Prof. Lilian Cherrine
CADEIA DE VALORES
Isabella Cristina de Souza
2016630602
JULHO/2017
Cadeia de valor
Consiste em macroprocessos desde o insumo (input) até a chegada final ao cliente. Ela designa uma séria de atividades relacionadas e desenvolvidas pela empresa a fim de satisfazer as necessidades dos clientes, desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e venda até a fase da distribuição para o consumidor final. Cada elo dessa cadeia de atividade está interligado.
No entanto, cadeia de valor envolve muito mais do que aspectos gerenciais. A cadeia de valor de Porter é utilizada para um objetivo mais eficiente e amplo. É constituída por muitas atividades criadoras de valor, desde as matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes e indo até o produto final entregue para o consumidor.
O objetivo da cadeia de valor é identificar os principais fluxos de processos dentro de uma organização. Um modelo essencial é um fluxograma de processos específicos de alto nível, interligados para mostrar fluxos de processo, os quais podem ainda ser divididos em subprocessos e suas atividades de apoio.
Para que possamos identificar as atividades é analisar que quanto mais pessoas e áreas funcionais participarem de um processo, ou quanto mais níveis de aprovação existirem, maior a probabilidade dele conter alta proporção de trabalhos que não agregam valor.
Elementos da cadeia de valor
- Atividades primárias: Podemos identificar cinco atividades genéricas primárias, sendo elas: Logística interna, Operações, Logística Externa, Marketing e Vendas.
- Atividades de apoio: Estas também podem ser divididas em uma série de atividades de valor distintas, específicas a uma determinada indústria, são classificadas em quatro categorias: Aquisição, Desenvolvimento de tecnologia, Gerência de recursos humanos e infra-estrutura.
Elos dentro da cadeia de valores
As atividades de valor são pontos fundamentais para a identificação da cadeia de valor, mas elas não são independentes, e sim interdependentes. Como Porter dizia, as atividades de valor estão relacionadas por meio de elos dentro da cadeia de valores, são relações entre o modo de como a atividade é executada e o custo ou desempenho de uma outra. Os elos mais óbvios são aqueles entre atividades de apoio e atividades primárias.
O correto gerenciamento de uma cadeia de valor, se torna diferencial competitivo visto que colabora para a rentabilidade do empreendimento por meio da identificação e eliminação de atividades que não adicionam valor ao produto. Trabalhar uma estratégia de produção levando em conta a cadeia de valor dá para se configurar na diferença entre o sucesso e o fracasso, uma vez que leva em consideração todas as etapas do processo do produtivo.
A produtividade de uma empresa é o elo sua vantagem competitiva e a cadeia de valor. Assim, se torna muito importante estudar a cadeia de valor e utilizar estratégias que diferenciem a empresa das demais.
...