A CARTILHA DE ORIENTAÇÃO POSTURAL
Por: Aucineide Paiva • 17/8/2021 • Trabalho acadêmico • 752 Palavras (4 Páginas) • 107 Visualizações
VAAM – LOGISTISCA LTDA
MOSSORÓ /RN
CARTILHA DE ORIENTAÇÃO POSTURAL
[pic 1]
2021
PUBLICADO EM 06 DE JULHO DE 2021
MANUAL DE ORIENTAÇÕES ERGONÔMICAS
A VAAM – logística LTDA elaborou está cartilha para a prevenção de dores e distúrbio relacionada ao trabalho, contendo importantes esclarecimentos sobre a prática de exercícios e seus benefícios, tornando o ambiente de trabalho, mas adequado, melhorando a qualidade de vida.
O QUE É ERGONOMIA?
Ergonomia: é o conjunto de ciências e tecnologias que procuram um ajuste confortável e produtivo entre o ser humano e sua atividade laborativa, inclusive, na legislação por meio da Norma Regulamentadora NR17.
[pic 2]
O QUE SÃO LER/ DORT?
O termo LER – Lesões por Esforço Repetitivo – refere-se a um grupo de doenças que são causadas por movimentos articulares repetitivos.
Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), são grupos de doenças do sistema osteomuscular que apresentam relação com a atividade laborativa, causadas ou não por movimentos repetitivos.
[pic 3]
DICAS ERGONÔMICAS:
- Conheça o seu ambiente de trabalho e estratégias para tornar sua função menos cansativa;
- Planeje pausas de 5 a 10 minutos a cada hora de trabalho, aproveite para alongar, relaxar os músculos e a mente;
- Se você trabalha em pé, intercale com períodos sentados, e se você trabalha sentado, aproveite as pausas para levantar e caminhar um pouco.
- Utilize os ajustes da cadeira.
- Procure não relaxar o abdômen e evitar deslocar seu quadril para frente, isso irá proporcionar um aumento da cifose torácica para realização de movimentos.
- Não sente por cima das pernas e não as deixe todo tempo flexionada, utilize o apoio de pés para melhor conforto.
- Mantenha os braços apoiado e os ombros relaxados;
- Ajuste o brilho, o contraste e o tamanho de fonte da tela de forma que sejam confortáveis para você.
- Para garantir o conforto visual, mantenha seu monitor entre 45 e 70 cm de distância e regule sua altura no máximo, até sua linha e visão. Sempre que possível procure “descansar” a vista.
[pic 4]
RISCOS OCUPACIONAIS:
Os riscos ocupacionais são os riscos de acidentes aos quais os trabalhadores estão sujeitos em um ambiente de trabalho. Esses riscos estão associados a ruídos, vibrações, gases, vapores, iluminação inadequada, presença de máquinas, calor, dentre várias outras possibilidades.
Qualquer situação que apresente risco de dano à saúde do trabalhador caracteriza um risco ocupacional. Existem os mais evidentes e graves, como os ligados ao calor ou a acidentes em grandes indústrias. Há também os menores, que às vezes passam despercebidos, como os riscos ergonômicos em escritórios e ambientes administrativos.
CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS OCUPACIONAIS POR CORES:
[pic 5]
Verde define os riscos físicos
Ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade.
Vermelho é para os riscos químicos
Fumos, gases, vapores. Substâncias compostas ou produtos químicos em geral que possam causar algum dano.
Marrom abrange os riscos biológicos
Bactérias, protozoários, vírus, fungos, parasitas.
Amarelo, são os riscos ergonômicos
Esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, trabalho noturno, jornadas de trabalho extensas, dentre outros.
Azul, associado ao risco de acidentes
Máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas e iluminação inapropriadas, risco de choque elétrico, risco de incêndio, atmosferas explosivas, etc.
PROGRAMA ERGONOMICO: (GINÁSTICA LABORAL)
Os programas de ergonomia são bastante eficazes na busca pelo bem-estar e saúde do trabalhador, minimizando os impactos das atividades por meio do cuidado com a saúde física e mental do colaborado, evitando doenças como:
...