A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA NO PAPEL DO LÍDER
Por: Gislene_Silva • 29/8/2017 • Trabalho acadêmico • 5.018 Palavras (21 Páginas) • 148 Visualizações
[pic 1]
A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA NO PAPEL DO LÍDER [1][pic 2]
DA SILVA, Gislene Cássia
Orientador: Profa. Simone Cecilia Pelegrini da Silva
RESUMO
O objetivo deste estudo é de apresentar uma análise da importância do papel do líder em relação à forma como ele desempenha sua função e influencia seus liderados, considerando as peculiaridades e efeitos de cada conceito, bem como as possibilidades de formas de atuação dessa figura representativa. A liderança é um assunto que tem recebido cada vez mais destaque, sendo muito estudada e discutida nas organizações, tanto quanto as variáveis que interferem na forma de liderar, aqui neste estudo será abordado o tema da comunicação, nessa correlação. Será feito um estudo conciso sobre o termo liderança e as diferentes formas de liderar, que são possíveis de serem encontradas nas organizações. Continuamente, será feita uma breve explanação sobre o conceito de comunicação e sua participação no processo de liderança. O desenvolvimento desse estudo será conduzido através de pesquisa bibliográfica de autores que se dedicam ao estudo da liderança que serão citados como demonstrativos de pesquisa descritiva a partir de fontes documentais. Além de citar sobre a importância da comunicação como principal ferramenta de trabalho de um líder, este estudo se refere também às influências que esta oferece como fator motivacional, para líderes, liderados e organização. Almeja-se que o presente estudo possa auxiliar em outros trabalhos acerca do tema, para que, num consenso sobre o assunto, contribuam para pesquisas cientificas sobre a comunicação e liderança.
Palavras-chave: Liderança. Influência. Motivação.
INTRODUÇÃO
O termo liderança se refere tanto aos que assumem a função, quanto aos que são gerenciados. Muitas vezes, essa referência assume uma conotação de magia, por relacionar-se a uma forma envolvente que algumas pessoas exercem sobre determinado grupo.
Assim, não se torna estranho que a palavra liderança possa vir carregada de percepções, levando-se em conta que cada autor enfatize o aspecto que lhe pareça mais significativo. No entanto, dois aspectos são comuns à grande maioria das definições de liderança. Primeiro, preserva-se a ideia de que a liderança esteja ligada a um fenômeno grupal, isto é, envolve duas ou mais pessoas. Segundo, é evidente tratar-se de um processo de influências, exercido de forma intencional por parte dos líderes sobre seus seguidores, para chegar a um objetivo comum. Dentro desse processo, considera-se que, embora o líder seja quem geralmente inicie as ações, seus espectadores precisam estar sensíveis a ele, isto é, aceitar as condutas sugeridas por essa figura representativa.
O desempenho do líder determinará a grandeza ou a derrota da organização, pensando nisso, passa a ser fundamental o estudo, a compreensão e apreciação de todas as possíveis influências que este, exerce no ambiente organizacional. Dessa forma, associar uma análise sobre liderança com outra, acerca da comunicação, possibilitará apontar e provar o quanto a liderança exerce um forte papel nos processos da organização, já que a comunicação se refere a um instrumento essencial utilizado pelo líder, para chegar a sua equipe, fazendo com que juntos, alcancem os objetivos da empresa. E esta analogia merece total atenção, pois quanto mais compreendida o atrelamento entre esses dois termos, mais eficazes se tornarão os processos, viabilizando identificar falhas e acertos, como também, melhorias contínuas na condução das relações de equipe.
Partindo desse pressuposto, esta pesquisa almeja:
- Conceituar o termo liderança e suas variáveis, entre habilidade, tipos e estilos;
- Relacionar o conceito de poder ao tema da pesquisa;
- Identificar a comunicação no processo de liderança dentro dos métodos da organização;
CONCEITOS SOBRE LIDERANÇA
A principal função de um líder é entusiasmar pessoas, mesmo que estas, não manifestem o mesmo interesse pelo objetivo apresentado e, ainda assim, fazer com que esse grupo, o faça da melhor maneira possível. O líder é capaz de motivar pessoas a trabalhar, mesmo que em particularidades, considerando o resultado final.
Embora inúmeras definições possam ser encontradas para o tema Bergamini (1994), coloca que sempre houve uma preocupação acerca do termo liderança, tão antiga quanto à história escrita.
Para Robbins (2005), a liderança está relacionada ao enfrentamento. O líder estabelece uma direção para sua “visão” de futuro, em seguida, comunica seu grupo sobre suas decisões e assim, tem como papel principal, engajar e estimulá-las na superação dos obstáculos.
Já Moscovici (1996), se refere ao líder como uma pessoa a qual lhe foi conferida, formal ou informalmente, uma atribuição de responsabilidade para dirigir e coordenar determinadas atividades.
Hunter (2004, p.25) define a liderança como: “Habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.
O sucesso depende mais do desempenho e da forma como interage com as pessoas e situações do que seus traços de personalidade, ou seja, depende daquilo que ele consegue fazer e não do que ele é. Chiavenato (2004), afirma que ser um administrador bem sucedido em uma organização, não necessariamente o faz em outra, porque isso depende das particularidades de cada trabalho, de cada empresa. Toda vez que uma organização planeja uma alteração em seu quadro de pessoal, o funcionário avaliado para tal promoção, mesmo que apresente um currículo apreciável, não será valorizado apenas pelo que sabe a respeito de suas especialidades, mas principalmente, pela maneira como realiza e pelos resultados que consegue alcançar através dos recursos oferecidos.
Sumarizando a idéia proposta por Katz, citado por Chiavenato (2004), existe três tipos de habilidades que serão parafraseadas abaixo:
Habilidades técnicas: são as funções relacionadas com execução: engenheiros, faxineiros, marceneiros, etc. Estas habilidades requerem apenas o conhecimento e execução a partir de técnicas. As pessoas hábeis tecnicamente preferem trabalhar com números e objetos, porque a inércia dos itens favorece o desempenho, já que não haverá contestação ou reação;
Habilidades humanas: são aquelas que dizem respeito aos relacionamentos, tanto interpessoais, quanto grupais. Aludem àqueles que sabem trabalhar com e para as pessoas. São dotados de habilidades de comunicação e senso colaborativo.
...