A Comunicação Como Elo Organizacional
Por: Marcos Mota • 19/2/2023 • Artigo • 416 Palavras (2 Páginas) • 61 Visualizações
A COMUNICAÇÃO COMO ELO ORGANIZACIONAL
Rafael Alberto Pérez relaciona o poder da comunicação com o poder da comunicação estratégica e sintetiza da seguinte forma: “a comunicação tem um poder muito superior do que costumamos conceder a ela” (2008: 445)
Comunicação é um fator importante no âmbito das organizações, mas estamos habituados a olhar esse recurso como um instrumento de informação apenas, bem como considera-la como só mais uma ferramenta, portanto atualmente é preciso ter um olhar mais abrangente e compreender o poder que realmente ela dispõe, pois por intermédio da comunicação é possível estabelecer elos organizacionais assertivos entre todos os setores, independente de oficio e departamento de trabalho, produzindo assim de forma arrojada engajamento nas pessoas e dinamismo nas organizações.
A comunicação unilateral patriarcal e arcaica não é mais funcional, ela é limitada, onde simplesmente uns emitem enquanto outros só escutam e obedecem. O caminho é a evolução para comunicação como elo, onde o próprio termo explicita bem, pois elo é elemento de ligação e isso desdobra-se em integração, interação, relação, união e informação, todos entrelaçados. Portanto a comunicação aqui é plural e estabelece responsabilidades de todos na condução desse meio. Não é mais uma questão de mero emissor e receptor somente, hoje o funcional é a interlocução participativa, onde as funções se integram voltadas para os fins estabelecidos. O efeito dessa comunicação é poderoso, afinal elos criam correntes no bom sentido, e isso é forte, ele conduz informações para tomadas de decisões de forma efetiva. Esse processo promoverá a motivação, educando os envolvidos sobre as tarefas a serem executadas, ajudando a evitar que toda uma construção estratégica de negócios venha ser demolida pelos ruídos.
Hoje um dos motivos do por que muitas organizações investem pesado na precisão e velocidade de processamento da comunicação, é que isso produz um elo de informação integrada, produzindo inclusive uma comunicação eficaz não só interna, mas também externa com o mercado, aquele que devolve a informação, promovendo então para empresa empreendedorismo produtivo.
Concluo então que esse poder de comunicação como elo, é hoje um alicerce nas organizações bem-sucedidas, sem o tal a casa cai. Ele leva a todos estarem em conformidade com as políticas e objetivos da empresa. Portanto, a comunicação para estabelecer uma melhor gestão requer habilidades e evolução em geral dos envolvidos. Todos devem estar atentos aos ruídos na comunicação, analisar os motivos de sua ocorrência e adotar medidas inovadoras e preventivas. É dever de todos criar e cooperar para promover a comunicação como elos eficazes na conduta empresarial e organizacional.
...