A Consultoria e Gestão de Pessoas
Por: Paulo Victor • 9/12/2022 • Resenha • 1.125 Palavras (5 Páginas) • 89 Visualizações
[pic 1]
G281-61 Supply chain & l logística
Atividade 01 - AV3
Aplicação da Tecnologia da Informação na Cadeia de Suprimentos de um produto.
FELIPE STUDART – 1711649
Fortaleza, dezembro de 2022.
INTRODUÇÃO
Os avanços na tecnologia da cadeia de suprimentos mudaram a maneira como as etapas da logística são executadas. Processos digitalizados proporcionam às empresas maior precisão, transparência e resultados satisfatórios.
Por exemplo, o surgimento de drones e carros autônomos são algumas das soluções para a segurança e melhor execução das viagens. À medida que os recursos se tornam mais abundantes, os processos estão sendo automatizados. Essa possibilidade reduz o tempo necessário, diminui a chance de erros e aumenta a produtividade da logística.
Interconectar os processos logísticos e manter a eficiência de cada etapa nunca foi uma tarefa fácil. A tecnologia aplicada na cadeia de suprimentos é a melhor forma de obter integração de informações e maior agilidade. Isso pode ser alcançado por meio de automação de processos, sistemas de gestão, recursos de análise de dados e uma série de outras soluções específicas e importantes.
Cada uma dessas possibilidades traz eficiência para todo o caminho logístico. Cada produto possui necessidades distintas desde o local de origem até o consumidor final. A aplicação da tecnologia nessa jornada lhe deu maior controle sobre seu desenvolvimento. Além do dinamismo, os gestores conseguem se envolver mais e estar atentos às necessidades.
OBJETIVOS
A cadeia de suprimentos de cada empresa precisa ser gerenciada com recursos avançados para garantir que todas as operações sejam realizadas com eficiência e segurança. Erros podem aumentar muito os custos logísticos. Como resultado, eles levam a resultados indesejáveis, como atrasos na entrega, devoluções e perda de clientes.
No entanto, para que todas as fases transcorram conforme o esperado, é necessário um planejamento estratégico bem estruturado para enfrentar os desafios de forma eficiente, harmoniosa e integrada.
A gestão eficaz da cadeia de suprimentos é fundamental para manter um bom fluxo das atividades da empresa. A integração dos processos evita a formação de gargalos, possibilitando a realização de um trabalho com sucesso. Outro ponto importante é a redução de custos, pois com uma melhor comunicação entre os departamentos, os índices de erros tenderão a ser minimizados e o armazenamento melhorará.
VANTAGENS
A integração de TI e gestão da cadeia de suprimentos traz benefícios importantes para as empresas.
- Quedas de estoques: As reduções de estoques são decorrentes do maior controle sobre a aquisição de insumos (matérias-primas, produtos acabados ou semiacabados). O software de gerenciamento de estoque pode calcular com precisão os pontos de reabastecimento. O próprio sistema determina o estoque mínimo com base na demanda e no tempo de venda de cada categoria de produto armazenado.
- Inventário preciso: a TI combinada com o gerenciamento da cadeia de suprimentos pode ajudar a melhorar a precisão do inventário. Com menos itens em estoque, o estoque com certeza ficará muito mais fácil. Além disso, ao fazer isso com software, os cálculos são mais precisos, comparando a quantidade de itens cadastrados no sistema operacional (considerando entradas e saídas de produtos) e as quantidades reais de estoque.
- Custos Conhecidos: Os gestores podem utilizar um ERP que integra todos os departamentos da empresa, incluindo compras, vendas, financeiro e estoque. Manter o gerenciamento automatizado de estoque e compras é bom para o fluxo de caixa, pois reduz custos e aumenta sua visibilidade.
- Flexibilidade: Outro benefício importante fornecido pela TI integrada é maior flexibilidade em todos os aspectos do gerenciamento da cadeia de suprimentos. Por exemplo, é possível responder mais rapidamente a eventos externos, como ações de empresas concorrentes e mudanças na demanda do cliente.
4. Aplicação na empresa ou na cadeia (Parte principal do trabalho, é preciso mostrar como a tecnologia é utilizada).
Feldens (2005) apresenta uma revisão da literatura sobre o tema além de propor um modelo de pesquisa para mensurar o impacto da TI na gestão da cadeia. Como resultado de suas pesquisas, os autores destacam a identificação de seis variáveis afetadas pelo uso de TI no SCM, a saber: integração, custos de armazenamento, custos de processamento, velocidade, competitividade e coordenação interorganizacional. As variáveis são descritas a seguir:
- Integração: é uma extensão do vínculo entre as atividades de uma organização e seus parceiros. Por meio da TI, as empresas conseguem simplificar o processo de tomada de decisão, manter maior troca de informações entre os parceiros da cadeia e facilitar a integração das atividades de planejamento e controle da produção.
- Custos de armazenamento e manuseio: Os custos logísticos totais são divididos em: custos de estoque e armazenamento, transporte e movimentação e instalações (Novaes, 2004). O uso da TI pode reduzir os custos de armazenagem e movimentação da cadeia, planejando melhor essas atividades e reduzindo os processos administrativos resultando em menos papel, pessoas e estoque.
- Competitividade: O uso da TI pode viabilizar iniciativas que conferem vantagem competitiva à cadeia de suprimentos, como: agilidade, capacidade de resposta às novas demandas do mercado, maior flexibilidade, atendimento personalizado, maior satisfação do cliente e operação do mercado.
- Velocidade: A TI acelera os processos da cadeia ao acelerar o processamento de informações e eliminar atividades redundantes.
- Coordenação interorganizacional: Trata-se do planejamento de ações integradas entre as organizações, tais como a formação de alianças entre os componentes da cadeia. Através da TI, pode-se atingir um nível mais elevado de coordenação entre os membros da cadeia, facilitando a troca de informações e o planejamento colaborativo.
- FELDENS, L. Impacto da Tecnologia da Informação nas variáveis estratégicas organizacionais na gestão da cadeia de suprimentos. Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Administração) - PPGA, Escola de Administração, UFRGS, 2005.
DESAFIOS
O transporte da mercadoria é um ponto que merece atenção especial, e, por isso, é indicado realizar esse procedimento com agilidade. O sucesso na entrega é um ponto-chave para fidelização dos clientes. A integração de TI à gestão de cadeia de suprimentos é uma tendência no mercado. Entre os recursos de TI disponíveis, estão:
- Softwares de gestão (ERPs completos ou em módulos, aplicativos para um setor específico, soluções na nuvem etc.);
- WMS (sistema de gerenciamento de armazéns);
- TMS (sistema de gerenciamento de transporte);
- Voice-picking (dispositivos eletrônicos que permitem aos profissionais responsáveis pela separação das mercadorias receber orientações remotas);
- Equipamentos diversos (como robôs e máquinas que organizam o armazém, esteiras motorizadas, roteirizadores, rastreadores, sistemas de monitoramento integrados ao veículo, entre outros).
CONCLUSÃO
Deve-se notar que examinar o impacto da TI em uma determinada empresa (por exemplo, cadeia de suprimentos) é útil para entender o impacto da TI no desempenho organizacional. A importância da TI para o sucesso dos programas de logística e SCM é evidente a partir da pesquisa realizada.
...