A Coordenação se obtém através da inter-relação de todas as partes que compõem a empresa
Por: Cleversonr • 19/6/2017 • Trabalho acadêmico • 2.647 Palavras (11 Páginas) • 261 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CCFT |
[pic 3][pic 4]
CCFT |
[pic 5][pic 6]
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 1
O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO? 1
Propósito 1
Divisão do Trabalho 2
Coordenação 2
Princípios de Coordenação 2
Meios de Coordenação 2
Condições Essenciais 3
BUROCRACIAS 3
Definição 3
Tipo Ideal 4
Formalidade 4
Impessoalidade 4
Profissionalismo 4
TECNOLOGIA 5
Definição 5
Tipos de Tecnologia 5
Meios de Obtenção de Tecnologia 5
ORGANIZAÇÕES COMO GRUPO DE PESSOAS 5
Cultura organizacional 5
Valores 6
Rituais 6
Hábitos técnicos 6
CLIMA ORGANIZACIONAL 6
GRUPOS INFORMAIS 7
INTRODUÇÃO
Desde o passado, os seres humanos se agruparam e a cada membro do grupo foi atribuída uma tarefa para desenvolver um trabalho e manter sua espécie, visando melhores condições de ida. Assim chegamos aos dias de hoje, um mundo completamente diferente e habitado por grupos organizados, com objetivos definidos para atingir metas. Sempre existiram organizações no mundo, só que não como hoje. Antigamente a fabricação de pão ou a prestação de alguns serviços como escolas e médicos, por exemplo, eram realizados por meios domésticos, atualmente os produtos e serviços realizados em casa passaram a ser fabricados pelas organizações, a ponto de chamar os grupos de pessoas de sociedade organizacional, industrial e moderna, que era nada mais do que um conjunto de pessoas trabalhando para a organização. Neste trabalho, procuramos fazer e mostrar de forma simples as organizações, mesmo que muitos dos assuntos apresentados devem ser retomados com mais profundidade em outras disciplinas de Administração.
O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO?
Tente fazer uma lista das organizações que você conhece ou têm algum tipo de relação. O local onde você trabalha, os supermercados, a prefeitura, os sindicatos, as escolas, as construtoras, essa lista de organizações parece não ter fim.Desta forma, a organização é agrupamento humano, onde cada indivíduo desempenha o seu papel, segundo suas características, e todos, de forma coerente, visam um objetivo em comum. A organização, simplificando, pode ser uma combinação de indivíduos trabalhando para alcançar um objetivo em comum.Além de pessoas as organizações precisam de máquinas, dinheiro, tempo, espaço e conhecimento. As organizações são diferentes de outros grupos, como família, as multidões, a pessoa que está no ônibus e os consumidores de um determinado produto, por isso existem características importantes de uma organização.As principais são:
- Propósito (objetivo)
- Divisão do trabalho (papel específico)
- Coordenação (combinação, integração).
Propósito
As organizações devem ser orientadas para realizar objetivos. Estes objetivos podem ser classificados em produtos e serviços. Uma organização pode produzir diferentes produtos (Parmalat, Nestlé, Nike) e ao mesmo tempo prestar serviços (Treinamento do pessoal), ou ainda dedicar-se a apenas uma missão (razão de ser da empresa, onde a empresa quer ir).As organizações dedicam-se a essas missões em troca de remuneração: - o preço que o consumidor paga por seus produtos e serviços; - os impostos e taxas que o cidadão paga ao governo, para que este dinheiro se transforme em benefícios para o próprio cidadão; - as contribuições ou taxas que associados de algumas instituições pagam para sua manutenção.As organizações são grupos de pessoas que perseguem propósitos coletivos, mesmo sendo impostos ou aceitos voluntariamente, e ainda são classificadas em lucrativas (empresas) e não-lucrativas (instituições).[pic 7]
Divisão do Trabalho
Numa organização, cada pessoa e cada grupo de pessoas tem um papel específico que converge para a realização da missão (razão de ser da empresa, onde a empresa quer ir).As pessoas e os grupos devem desempenhar e se especializar em suas tarefas dentro da empresa, e é a divisão do trabalho que permite superar as limitações individuais. Juntando as contribuições de cada um, realizam-se produtos e serviços que ninguém conseguiria fazer sozinho.
Coordenação
Fayol incluirá a Coordenação como um dos elementos da Administração, enquanto outros autores clássicos a incluíram dentre os princípios de Administração. Para Fayol, a Coordenação é a reunião, a unificação e a harmonização de toda a atividade e esforço, enquanto para Gulick, se a subdivisão do trabalho é indispensável, a Coordenação é obrigatória. Para Mooney, a "Coordenação é a distribuição ordenada do esforço do grupo, a fim de obter unidade de ação na consecução de um fim comum". A Coordenação indica que há um alvo ou objetivo a alcança e que deve guiar os atos de todos.
“A pressuposição básica era a de que quanto maior a organização e quanto maior a divisão do trabalho, tanto maior será a necessidade de Coordenação, para assegurar a eficiência da organização como um todo”.
Princípios de Coordenação
- Coordenação horizontal (do contato direto):
A Coordenação se obtém através de relações no mesmo nível hierárquico, para troca de idéias e iniciativas que conduzam a decisões conjuntas, cada uma apresentando problemas e potenciais, procurando suprir as necessidades do outro;
- Coordenação de baixo para cima (da Coordenação pela ação política):
A Coordenação se obtém pela doutrinação, sendo conveniente começar o trabalho de harmonização de esforços pelos níveis inferiores da empresa;
...