A Diferença Entre Dinâmicas de Grupo e Jogos Aplicados em Treinamentos
Por: biluzinhaa • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.508 Palavras (11 Páginas) • 633 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Treinamento e Desenvolvimento 4
2.2 Planejamento de um Programa de Treinamento 4
2.3 Tipos de Treinamento 5
2.4 Diferença Entre Dinâmicas de Grupo e Jogos Aplicados em Treinamentos 6
2.5 Vantagens da Aplicação de Dinâmicas de Grupo e Jogos Aplicados em Treinamentos 6
2.6 Avaliação dos Resultados de um Treinamento 6
2.7 Responsabilidades Atribuídas na Ocorrência de Acidentes 6
2.8 Programa de Saúde e Segurança no Trabalho 6
2.9 Planejamento e Avaliação de um Programa de Saúde e Segurança no Trabalho 6
2.10 PPRA e PCMSO 7
2.11 Liderança 7
2.12 Autoridade Formal 7
2.13 Estilos de Liderança – “Autocracia” 7
2.14 Estilos de Liderança – “Democracia” 7
2.15 Estilo de Liderança – “Liderança Carismática” 7
2.16 Estilo de Liderança – “Liderança Transacional” 8
2.17 Quais as ações desenvolvidas e praticadas pelas empresas com o intuito de articular as áreas de treinamento e desenvolvimento, saúde e segurança do trabalho e a gestão para atingir os objetivos propostos pela organização? 8
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho irá abordar assuntos já estudados nas disciplinas, com o intuito de reforçar o conhecimento, de como aplica – los e de como proceder em alguns casos. Atualmente, as organizações vivem um momento de turbulência, em que tudo muda muito rápido, a cada instante surgem novas práticas de gestão, novos processos de trabalho e novas tecnologias, sendo assim a qualidade da organização em implantar e se adaptar a essas transformações fica a cargo das pessoas que ali trabalham. Para operar nesse ambiente em constante mudança, as organizações cada vez mais investem em programas de treinamento e desenvolvimento. No ambiente organizacional cada vez mais se estuda o papel do líder, seu estilo, sua influência sob os liderados, sua capacidade de atingir e manter resultados, mantendo sua equipe motivada em busca dos objetivos. A qualidade de vida e segurança no trabalho é de fundamental importância, pois permite uma avaliação, análise e compreensão dos riscos existentes nos ambientes de trabalho, bem como o desenvolvimento de estratégias para minimização ou neutralização dos possíveis agentes nocivos que podem ser encontrados nas organizações.
2 DESENVOLVIMENTO
Conceituando e aprofundando os conhecimentos teóricos desenvolvidos.
2.1 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
O treinamento constitui – se no processo de ajudar o empregado a adquirir eficiência no seu trabalho presente ou futuro, através de apropriados hábitos de pensamento e ação, habilidades, conhecimentos e atitudes, o levantamento das necessidades de treinamento tem como objetivo diagnosticar o atual estágio das competências e assim projetar a elevação destas ao nível desejado e exigível pelas operações e estratégias das organizações. É a educação profissional que visa adaptar o homem ao trabalho em determinada empresa, preparando – o adequadamente para o exercício de um cargo, podendo ser aplicado a todos os níveis ou setores da empresa.
O desenvolvimento é um processo à longo prazo, de aperfeiçoamento das capacidades dos funcionários com o objetivo de torna – los membros valiosos para a organização, ou seja, o desenvolvimento tem como foco o desempenho futuro das pessoas na organização e para isso as empresas fazem uso de alguns métodos que auxiliam nesse processo como a participação em cursos e seminários, tutoria, coaching, entre outros.
2.2 PLANEJAMENTO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO
De acordo com Chiavenato (2006), o planejamento do programa deve englobar os seguintes itens: o que treinar, quem deve aprender, quando deve ser ensinado, onde deve ser ensinado, como se deve ensinar e quem deve ensinar.
Nesta etapa nos concentramos em fazer o planejamento do nosso treinamento, pensando em questões relacionadas ao conteúdo do treinamento, quais funcionários precisam de treinamento, quem será o condutor das atividades, quando o programa deve ser colocado em prática e em que local será realizado.
Graceffi (2006, p. 24) argumenta que o planejamento do treinamento consiste em quantificar, escolher quando e como suprir as necessidades já definidas e quais recursos humanos, materiais e financeiros serão necessários mobilizar.
Tudo deve ser planejado com cuidado para que assim o programa de treinamento atinja as reais necessidades da organização, por meio de um planejamento sério, competente e focado na empresa.
2.3 TIPOS DE TREINAMENTO
Sampaio e Tavares (2001) afirmam que, normalmente, a tipologia do treinamento é dividida de acordo com o local de realização.
Treinamento on the job ou no local de trabalho
Este tipo de treinamento representa a mais importante ferramenta de comunicação entre os operadores e a atividade. Tomando isto como premissa, as pessoas que são responsáveis por esta atividade devem ser conscientes da importância de se executar com qualidade este trabalho. Este treinamento capacita seus instrutores a conhecer melhor seu pessoal e criar um vínculo além da relação chefe – subordinado e caminhar para o verdadeiro conceito de liderança (instrutor – aprendiz). Tem como objetivo apresentar aos participantes uma compreensão detalhada dos principais conceitos e técnicas de treinar pessoas nas atividades produtivas ou administrativas, capacitando – os a aplicar estas técnicas em situações específicas para sua empresa, tem como base várias normas e métodos de treinamento, sistema de ensino e aprendizado e gestão do trabalho. As variações desse tipo de treinamento englobam o treinamento introdutório, a rotação de cargos e os programas de estágios e trainee (Robbins, 2005).
...