A Diferença de Cargo e Função
Por: smssilvia • 21/5/2015 • Seminário • 3.229 Palavras (13 Páginas) • 264 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
Sumário
1 Sumário
2 Resumo
3 Introdução
4 Desenvolvimento
4.1 Descrição de Cargo
4.2 CONCEITO DE CARGO
4.3 Diferença de Cargo e Função
4.4 Análise de Cargos
4.5 Descrição de Cargo x Análise de Cargo
4.6 Métodos de Colheita de Dados
4.6.1 Entrevista
4.6.2 Questionário
4.6.3 Observação
4.7 Classificação dos Cargos
5 Conclusão
Resumo
Neste texto vamos apresentar as ideias e informações que temos e as quais conseguiram através de pesquisas sobre como as empresas executam essa tarefa.
A descrição de cargos é um processo que consiste em descrever e enumerar as atribuições e tarefas que compões os cargos. Pode-se dizer ainda que a descrição de cargos é um processo de sintetização das informações recebidas e prospectadas no passo anterior da análise das funções, e tem como objetivo padronizar os registros dos dados de maneira a permitir um rápido e fácil acesso aos contornos de cada cargo da empresa.
A descrição de cargos é caracterizada pela definição escrita do que o ocupante do cargo executa, como faz, que faz, e em que condições o cargo é desempenhado. Essa definição é utilizada para definir as especificações do cargo, a qual relaciona os conhecimentos, habilidades e capacidade necessárias ao desempenho satisfatório do cargo.
Geralmente é o gerente quem desenha os cargos relacionando-o aos ocupantes que faz, como faz e em que condições o faz e porque faz, “assim, a descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo”, explica Chiavenato (2010, p.218).
A análise de cargo está relacionada ao detalhamento da responsabilidade e das exigência.
Geralmente essa análise procura determinar quais os requisitos físicos mentais que o ocupante deve possuir.
Introdução
Concluímos que analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente.
A partir dessa premissa, a descrição e análise de cargos são de suma importância para a Administração de Recursos Humanos de uma organização. É imprescindível para o bom andamento no processo de recrutar e selecionar pessoal, na administração de salários e entendimento de cada cargo dentro da organização.
A descrição e análise de cargos propiciam maior comprometimento e desempenho dos funcionários em relação a suas atividades e requerem maior flexibilidade e participação assídua e contínua de seus ocupantes, transformando-as em equipes multidisciplinares mutáveis com as organizações.
Também podemos entender que cada cargo requer sua hierarquia em suas divisões e setores dentro das organizações, nos orientando como proceder e agir diante dos mesmos.
.
Desenvolvimento
Descrição de Cargo
É um processo que consiste em descrever e enumerar atribuições e tarefas que compõem um cargo, segundo uma citação de Marras (2000 p.83) que diz: “a descrição do cargo é um processo de sintetização das informações recebidas e prospectadas no passo anterior da análise das funções”, e tem o claro objetivo de padronizar os registros dos dados da maneira a permitir um rápido e fácil acesso aos contornos de cada um dos cargos da empresa. É caracterizado um cargo, desde o que o ocupante faz até o motivo porque faz, a descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. O formato de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. A descrição do cargo relaciona de maneira breve as tarefas, deveres e as responsabilidades do cargo.
O cargo é o posicionamento hierárquico na estrutura orgânica da instituição. Constitui o meio por intermédio do qual as organizações alocam e utilizam seus recursos humanos para alcançarem objetivos, usando determinadas estratégias.
Já a posição do cargo no organograma define o nível de hierarquia do ocupante como a quem reportará e sobre quem exercerá autoridade que pode ser localizado num departamento ou divisão. Aquele que tem um cargo superior consequentemente será mais valorizado pela empresa e terá superioridade, e aquele que tem um cargo inferior, ao contrário, terá menos autoridade.
...