A ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Por: clau0202 • 10/6/2022 • Resenha • 520 Palavras (3 Páginas) • 76 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – CAMPUS GRAJAÚ/MA
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aluna: Claudenes Viana Furtado
Resenha crítica do artigo acadêmico
Sustentabilidade das formas de uso e manejo de matas ciliares na área lacustre de Penalva, baixada maranhense. Por Miquéias Oliveira de Souza.
O presente estudo buscou fazer um levantamento da Etnobotânica ramo da botânica que estuda o uso das plantas pelos povos. Ela é a ciência, que estuda simultaneamente as contribuições da botânica e da etnologia, evidenciando as interações entre as sociedades humanas e plantas como sistemas dinâmicos.(Wikipédia)
O estudo fez o levantamento das espécies que são úteis na construção de casas, tento como campo amostral a cidade de Penalva, lago Capivari, lago Cajari, lago da Lontra, lago Formoso. Foram encontradas 129 espécies, dessas espécies as mais frequentes encontrada no estudo foram: Myrtaceae com 21,38%, seguida de Arecaceae com 20,65%, Polygonaceae com 12,85%, Lecythidaceae com 11,23% e Leguminosae representando 7,67%. Essas 5 famílias representam 73,78% do total. O presente estudo observou que o material extraído para a construção das casas a sua grande maioria é extraído de mata ciliar não inundável (57,89%) e com uma taxa de renovação que variou de 0,5 a 6 anos para 15,18% dos indivíduos e com 84,72% para os classificados como indeterminada pelos moradores. Aquelas ditas extraídas representaram 97,62%, ou seja, quase todas as plantas vêm do entorno; 2,29% são compradas e 0,08 são souberam informar.
A pesquisa foi quantitativa e qualitativa, de maneiras separadas no que se refere às categorias de habitação, portanto a grande maioria era da categoria Taipa/palha, com escassa ocorrência das demais categorias.
O estudo pode identificar uma diferença considerável de diversidade, de acordo com cada área estudada e analisadas dentro do campo de mapeamento, porém comparadas com outro estudo em áreas diferente com no Amazônia foi possível contatar que em comparação com o estudo realizado no Maranhão a Amazônia mostrou uma diversidade maior de espécies.
A quantidade de espécies observadas e estudada é grande, porém foi observado que o tempo de renovação destas espécies é de longo prazo, estas são utilizadas na construção de cercas e construção de casas.
Com base nessas informações podemos constar que a baixada maranhasse tem uma boa diversidade de espécies na sua região, e que os moradores não têm um entendimento quanto ao tempo de renovação de cada uma delas, mais de modo empíricos observam que determinadas espécies são mais fácies de serem encontradas e outras mais difíceis. Nota-se a importância de uma conscientização dessa população, para que seja preservada essas espécies para as futuras gerações e para a preservação da mata ciliar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICA:
SOUZA, Miquéias. Sustentabilidade das formas de uso e manejo de matas ciliares na área lacustre de Penalva, baixada maranhense. Universidade Federal do Maranhão. 2013.
ETNOBOTÂNICA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <>. Acesso em: 3 abr. 2021.
...