A ESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Por: Mkfde • 18/9/2022 • Resenha • 605 Palavras (3 Páginas) • 78 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CCT
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
DIJANIRA LEDJANE MONTEIRO
MYSLANE KALYNE DE FARIAS
TAINÁ NUNES VENANCIO DOS SANTOS
JESSICA WINNY PASSOS FERREIRA
- JOINT VENTURE
É uma expressão de origem inglesa, que significa a união de duas ou mais empresas com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum por um determinado período de tempo, visando dentre outras motivações, o lucro onde existem dois tipos de, sendo eles: contratual, termo oriundo do direito norte-americano para identificar a associação entre duas ou mais empresas que, embora mantenham sua independência e autonomia e não constituam propriamente um grupo societário, unem-se para o exercício de uma empresa comum, a societária é a intenção de realizar um projeto ou empreendimento comum, com a criação de uma empresa, esta assumindo nova e distinta personalidade jurídica.
Exemplos: Indústria Nacional de Petróleo.
- ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
São parcerias realizadas por duas ou mais empresas, onde unem suas capacidades, seus recursos, e traçam estratégias visando coordenar atividades conjuntas, de pesquisa e desenvolvimento, compartilhando tecnologias, acordos coorporativos de marketing, colaboração de desenvolvimento de novos produtos, para o alcance de um objetivo comum. Fusões e aquisições não podem ser consideradas Alianças estratégicas, ou seja, é a união dessas empresas, para criação de um novo produto, ou uma nova tecnologia, logo após o término do acordo, as relações das empresas voltam ao seu funcionamento normal.
Exemplo: A HP Brasil e a Canon que se uniram para expandir seus serviços de impressão.
- REDES DE INOVAÇÃO
Pouco é conhecido sobre as redes de inovação e diferentes autores adotam diferentes significados, níveis de análise e atribuem diferentes características as redes. Mas, podemos entender a rede como uma estrutura em que consiste em uma série de posições ou nódulos ocupados por indivíduos, empresas, unidades de negócios, universidades, governos, clientes e outros autores, e ligações ou interações entre esses nódulos.
Podem existir em qualquer nível: global, nacional, regional, setorial, organizacional ou individua. O atributo mais importante é o grau e o tipo de interação entre os atores, o que resulta em um conjunto de relações dinâmico, porém instável.
A rede pode influenciar as ações de seus membros de duas maneiras: Através do fluxo e compartilhamento de informação no interior da rede e por meio de diferenças de posição dos atores na rede, o que promove desequilíbrio de poder e controle. Alguns importantes tipos de interação no interior das redes de inovação são as interações de produto, onde interagem, adaptam-se e evoluem; as interações de processo; a interação social dentro da organização e as interações sociais entre organizações.
...