A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ORGANIZACIONAL
Por: Larissa Arruda • 2/9/2020 • Trabalho acadêmico • 444 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
Aluna: Larissa Fernanda de Arruda Silva RA 73983
Curso de Administração – 1º período Turno: manhã
Evolução do pensamento organizacional
Questões de Planejamento
1 –
a) Planejamento é uma ferramenta de gestão empresarial que consiste em desenhar os caminhos para o alcance de um objetivo, antecipando os possíveis cenários.
b) Devemos ter ciência de que em todas as funções administrativas o planejamento é o mais fundamental pois envolve a seleção de cursos alternativos de ação para a empresa e para cada departamento e a pessoa que à integra, envolve a seleção de objetivos levando em consideração a natureza do futuro em que as decisões e ações planejadas devem operar.
c) Tradicionalmente, o planejamento de curto prazo compreende um período de 3 a 6 meses. Como o próprio nome diz, ele é feito para se ter uma visão de curto prazo do negócio, por isso, os planos de ação e cronogramas são elaborados para que as metas sejam cumpridas e os resultados sejam alcançados de maneira mais rápida. Podemos dizer que ele é uma fração do planejamento de longo prazo
2-
- Planos Permanentes:
Planos de organização, planos de orientação, planos de execução.
- Planos temporários:
planos periódicos de atividades, orçamentos, estratégias.
3 -
a) Os objetivos representam o ponto final do planejamento; o fim em direção ao qual organização como um todo deve se encaminhar. Os objetivos são as coisas que queremos que aconteçam. Como consequência disso, a administração e os funcionários são capazes de desenvolver suas próprias funções na direção dos resultados almejado.
b) Curso de ação é cada conjunto de objetivos intermediários, associado aos seus respectivos planos. Ele identifica dois tipos de curso: o principal, que Corresponde ao conjunto de objetivos intermediários, os quais reúnem as melhores condições para serem atingidos e o alternativo que é aquele que substitui o curso principal caso o mesmo sofra influência de condições as vezes adversas e intransponíveis, sendo acionado sem prejuízo dos objetivos.
4 -
a) Recursos são todos os meios materiais e imateriais, necessários e condicionados a execução do plano.
b) Fatores tangíveis são os bens materiais, chamados de recursos materiais e facilmente mensuráveis como mão de obra, capital, matéria prima. E os fatores intangíveis são os recursos imateriais como: tecnologia, capacidade administrativa, imagem da empresa perante o consumidor, cuja mensuração física é mais difícil.
c) a melhor forma de fazer previsão é realizar a projeção de dados do passado. Neste processo, os administradores lançam mão de conhecimentos matemáticos e estatísticos para obter uma fórmula ou modelo através do qual são feitas as projeções.
5- Determinação dos objetivos, investigação das condições, determinação dos cursos de ação, avaliação dos cursos de ação, escolha do curso de ação, detalhamento do plano, estabelecimento de controle e comunicação dos planos.
...