A Economia e Mercado
Por: Fabyla Vitoria • 22/11/2021 • Trabalho acadêmico • 3.297 Palavras (14 Páginas) • 97 Visualizações
2 Economia e mercado
No início da humanidade as relações se baseavam em trocas de mercadorias, com o passar dos tempos a necessidade de uma moeda de troca única foi se tronando cada vez mais indispensável.
Alguns países se tornaram mais eficientes em áreas da economia, e em grande parte disto tem ligação com à forma de organização adotada pelo estado, tal como a organização da produção.
A economia é o estudo ou a ciência que tenta responder por que há a existência da pobreza e riqueza, e por que alguns países são mais desenvolvidos, ao mesmo momento em que outros estão com problemas graves.
“economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribui-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidade humanas” (fundamentos da economia, Vasconcellos e Garcia pág. 2)
Na atualidade a evolução da economia ocorre em uma escala que nunca havia sido observada anteriormente. Estudiosos para caracterizar o mundo em que vivemos, afirmam que estamos vivendo na era digital, a era do conhecimento.
Economia de mercado nada mais é que um sistema, onde a economia está no controle de agentes econômicos de iniciativa privada.
Além de grande parte das empresas serem privadas, elas próprias definem o seu funcionamento, assim como também como será sua estratégia financeira, quando se trata da economia planificada, o Estado é quem possui essa função.
Se tratando de intervenção do Estado nesse modelo econômico, vale ressaltar que se respeita apenas à criação de fiscalização e leis do seu cumprimento.
É de suma importância lembrar que esse modelo possui como base os princípios do liberalismo econômico, sendo eles livre concorrência, propriedade privada e liberdade de comércio e produção.
O funcionamento da economia de mercado possui como objetivo maximizar o atendimento das necessidades sociais de uma país, assim como também o lucro.
A economia de mercado obedece à lei de oferta e da procura, tal qual consiste na fixação de preços mediante a demanda de um determinado serviço ou produto.
Um produto muito procurado, onde o mercado não possui uma quantidade suficiente para atender todos os seus consumidores, o preço do produto tende a subir.
Mas por outro ponto de vista, quando o mercado tem um produto em excesso que não possui saída comercial, a tendência do preço é cair.
Algumas características da economia de mercado são:
- Pouca intervenção do Estado;
- Se opõe ao modelo econômico de economia planificada;
- Lei da oferta e da procura;
- Predominância de empresas privadas;
- Livre concorrência;
- Incentivo à dinamização e inovação das empresas.
Economia planificada é controlada pelo Estado, e por isso ela também pode ser chamada de economia centralizada.
As fenômenos ou fatos econômicos podem ser observados de dois ângulos diferentes, em função disso a Teoria Econômica se classifica em Microeconomia e Macroeconomia.
2.1 Microeconomia
A microeconomia estuda a economia de forma geral, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como renda e produto nacionais, emprego e desemprego, nível geral de preços, entre outros.
Possui o estudo da atividade econômica do indivíduo ou da empresa.
Ao relacionar os grandes agregados a microeconomia negligencia o comportamento de unidades econômicas de mercados específicos e individuais.
Algumas das metas de políticas microeconômicas são:
- Alto nível de emprego;
- Crescimento econômico;
- Distribuição de renda igualmente justa;
- Estabilidade de preços.
2.2 Macroeconomia
Assim como na microeconomia, a macroeconomia estuda a economia como um todo, fazendo uma análise da determinação e comportamento de grandes agregados.
A Teoria macroeconômica possui uma preocupação com aspectos a curto prazo, com foco em questões como o desemprego, que aparece em momentos em que a economia trabalha abaixo de seu máximo na produção.
A macroeconomia possui as mesmas metas políticas da microeconomia.
2.3 micro e macroeconomia na empresa
No cenário atual, as empresas possuem a necessidade de serem sustentáveis, tanto em seus produtos, como também em seu relacionamento com seus investidores.
“Para gerenciar um negócio, devem ser consideradas seus pontos econômicos, sociais e ambientais. devido a crescente necessidade das empresas, instituições, e governos de adequar as estruturas de produção e manutenção em prol dos cidadãos e da sociedade, é um assunto que está cada vez mais forte e torna-se uma necessidade dentro das corporações. (Savitu 2006)”
A Natura que inicialmente foi fundada como pequena empresa, mas que se tornou uma das maiores empresas do mundo no ramo de produtos para o cuidado.
Um estudo feito por Brand Finance apontou que a Natura é a marca mais forte do mundo no setor, em analise que havia fatores como investimento em marketing, satisfação da equipe e de seus clientes.
A Natura possui uma grande importância na economia tanto na brasileira como na mundial, sendo a líder global em vendas diretas.
No ano de 2019 a Natura comprou uma das suas concorrentes, a empresa Avon, assim possuindo um alcance ainda maior quando se comparado a outras organizações que são do mesmo ramo.
A empresa passou a ser umas das mais procurada por pessoas que visam tanto a qualidade de seus produtos como também pelo preço acessível.
Por meio da microeconomia a Natura estuda níveis individuais da economia, para que assim possa fazer uma distribuição de preços que possa agradar seus consumidores, gerando uma satisfação por parte de tais.
Também é importante salientar que a empresa faz uso da macroeconomia, a macroeconomia possui como meta aumentar a empregabilidade, a natura possui um papel importante nessa questão, pois são mais de 1.5 milhão de revendedoras, e seus contribuintes chegam as 7 mil colaboradores, estando presente em 7 países da América latina e na França.
...