A Educação Financeira
Por: romario80000 • 27/3/2017 • Dissertação • 675 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
O objetivo da educação financeira é a participação efetiva de todos os colaboradores da empresa com o fim de se obter um aumento de produtividade e o fortalecimento econômico e financeira da empresa. Vale, também, para as finanças das famílias.
O termo investimentos representa a aplicação de dinheiro em títulos, ações, imóveis, máquinas, estoques, e outros ativos com o fim de obter lucro. É muito importante conhecer bem o conceito de risco e retorno. Quanto mais longo o investimento, maior o risco e, portanto, maior deve ser o retorno esperado.
Os investimentos em ativos classificam-se em “investimentos financeiros” e “investimentos operacionais”.
Os “investimentos financeiros” representam a inversão de dinheiro em ativos de rápida realização, tais como: CDB, fundo de investimentos em renda fixa, LTN, cadernetas de poupança. São ativos de alta liquidez, que podem ser convertidos em dinheiro em alguns dias.
Este grupo de investimentos pode ser dividido em Aplicações de renda fixa e de renda variável.
Pode-se mencionar , a título de exemplo, as seguintes aplicações financeiras de renda fixa:
- Certificado de Depósito Bancário – CDB , é um título emitido pelo banco com prazo determinado, com taxa prefixada ou pós-fixada;
- Caderneta de Poupança, que é um tipo de investimento popular, rende 0,5% ao mês, mais a TR(Taxa referencial). O crédito do rendimento é mensal;
- Fundo de Renda Fixa, é um fundo de investimento administrado por um determinado banco. O investidor torna-se proprietário de cotas do Patrimônio Líquido do fundo. Outrossim, o investidor suporta determinada despesa representado pela cobrança da taxa de administração.
Os investimentos financeiros, classificados sob a forma de renda variável, são representados pelas inversões de dinheiro na compra de: a- Ações – são títulos representativos do capital social das sociedades anônimas, negociadas em Bolsa de Valores;
- Ouro – é um ativo negociado em bolsas de valores. O investidor não precisa, necessariamente, ter a posse do metal. Basta o certificado de custódia emitido por entidades credenciadas;
- Outros investimentos, classificados na rubrica de renda variável são: Fundos de Ações; Fundos Cambiais e Fundos Multimercado.
Os “investimentos operacionais”, mais existentes nas empresas, representam as aplicações de dinheiro em ativos tais como: estoques, duplicatas a receber, máquinas e equipamentos, veículos, móveis e utensílios, instalações, prédios, entre outros. Neste grupo pode-se classificar os investimentos , de acordo com sua natureza, em curto prazo e longo prazo. Os investimentos de curto prazo representam os valores classificados no Ativo Circulante, enquanto que os de longo prazo são representados pelos Ativos Não Circulantes, representados por Realização de Longo Prazo, Investimentos, Imobilizações e Intangíveis.
Não existe um investimento totalmente seguro. O risco de investimento está na perda da rentabilidade, ou mesmo na perda do ativo representado pela aplicação dos recursos. . Para eliminar o risco deve-se contratar um seguro ou uma operação de Hedge.
No caso de investimentos pessoais, é recomendado a sua diversificação. Pessoas jovens dispõe de maior tempo para recuperar eventual perda financeira, por isso podem correr mais riscos para obter maior rentabilidade. Enquanto que as pessoas próximas da aposentadoria, devem ser mais comedidas e não devem assumir riscos elevados em relação as suas aplicações financeiras, pois o tempo de recuperação é menor.
...