A Elaboração De Cenários Estratégicos Como Vantagem Competitiva
Por: Daniellasos • 23/5/2023 • Trabalho acadêmico • 647 Palavras (3 Páginas) • 94 Visualizações
Professor: Werther Braga Junior
Aluna: Regiane dos Santos Nascimento
Resenha: Sobre a elaboração de cenários estratégicos como vantagem competitiva
Com a aceleração das mudanças em um mundo globalizado, torna-se cada vez mais perceptível para as organizações as necessidades de adaptação para manutenção e crescimento.
Conhecer o seu próprio mercado de atuação é essencial para o planejamento de qualquer organização, mas estar preparado para as mudanças que ocorrerão no futuro é o grande diferencial competitivo. Projetar sua empresa em cenários futuros e dar espaço a criatividade e inovação para se alcançar os objetivos. Todas as empresas buscam, além da sobrevivência, conquistar a preferência do público alvo. Para isso, investem seus recursos financeiros, humanos e mercadológicos em estratégias que visam construir vantagem competitiva, como liderança no mercado, percepção da qualidade e reputação corporativa. Esses cenários, devem ser desenvolvidos a partir da identificação e definição do universo alvo, que serão importantes para projetar o futuro.
Para se explicar como funciona o cenário competitivo, devemos observar as mudanças na sociedade e as incertezas do futuro, e as diversas formas de se pensar sobre o mundo de hoje e suas constantes mudanças e alterações que ocorrem nos cenários econômico, político, social e demográfico. Pois qualquer decisão tomada no presente, terão consequências futura. Sendo assim, os cenários poderão servir na arquitetura dos pilares estratégicos que facilitarão o alcance dos objetivos organizacionais.
Não basta somente traçar um plano estratégico, é preciso estar em sintonia com o ambiente externo e utilizar recursos internos de forma eficaz, de forma a criar vantagens competitivas duradouras.
Estratégias são decisões que as empresam tomam, de modo a direcionar seus recursos internos e se preparando ou se antecipando às mudanças no ambiente externo, de modo a obter uma vantagem competitiva, atendendo suas próprias expectativas.
Seguem algumas estratégias que servirão de base para alcançar objetivos futuros, que impactam na tomada de decisão:
- Defina os objetivos, analisando o atual cenário;
- Levante os fatores chave que impactam seu negócio;
- Classifique os fatores chaves;
- Combine fatores e crie possíveis cenários;
- Defina indicadores e monitore
Nesse processo, fatores que podem impulsionar ou prejudicar o negócio são identificados, permitindo que a organização se prepare para enfrentar diferentes tipos de situações no planejamento estratégico.
Destacam-se entre os mecanismos de análise de cenários duas ferramentas:
A análise do ambiente competitivo estuda o comportamento dos concorrentes, que é composta por cinco grandes forças competitivas:
- Poder de negociação dos fornecedores;
- Ameaças de produtos substitutos;
- Rivalidade entre concorrentes;
- Ameaças de entrada de novos concorrentes;
- Poder de negociação.
O planejamento estratégico é uma atividade administrativa que tem como objetivo direcionar os rumos da organização e dar a ela a sustentabilidade, mesmo sob condições de incertezas. O desenvolvimento dessa ferramenta baseia-se em esquema de concentração de informações que influenciam os tomadores de decisões da empresa, e é composto pela seguinte etapas fundamentais:
...