A Elaboração e Gestão de Projetos
Por: Valléria Lemos • 10/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.007 Palavras (5 Páginas) • 258 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA[pic 1][pic 2]
DISCIPLINA ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS
ATIVIDADE 3
NOME: Vivian Valléria Batista Lemos
MATRÍCULA: 20171322037
ESTUDO DE CASO – CODEWORK
Codeword é uma empresa de médio porte que projeta e fabrica sistemas eletrônicos para aeronaves militares. Ela concorre com outras empresas, a fim de ganhar contratos para o fornecimento desses sistemas. Seu principal cliente é o governo. Quando recebe um contrato, a Codeword cria um projeto para realizar o trabalho. A maioria dos projetos varia de 10 a 50 milhões de dólares em termos de custos; sua duração costuma ser de um a três anos. A Codeword pode ter de 6 a 12 projetos sendo realizados em um determinado momento, em vários estágios de conclusão – alguns que acabaram de começar e outros em fase final.
A Codeword tem vários gestores de projetos que se reportam ao gestor geral; outras pessoas se reportam ao seu gestor funcional. Por exemplo, todos os engenheiros eletrônicos se reportam ao seu gestor de engenharia eletrônica, que se reporta ao gestor geral. O gestor funcional designa pessoas específicas para trabalhar em vários projetos. Algumas pessoas trabalham em período integral em um projeto, enquanto outras dividem seu tempo entre dois ou três projetos. Embora as pessoas sejam designadas para trabalhar para um gestor de projetos em um projeto específico, do ponto de vista administrativo, elas ainda se reportam a seu gestor funcional.
Jack Kowalski trabalha na empresa há cerca de oito anos, desde que se formou em engenharia eletrônica. Ele foi promovido até chegar a gestor eletrônico sênior e se reporta ao gestor de engenharia elétrica. Ele trabalhou em vários projetos e é muito respeitado dentro da empresa. Jack vem pedindo uma oportunidade para trabalhar como gestor de projetos.
Quando a Codeword fecha um contrato de US$ 15 milhões para projetar e construir um sistema eletrônico avançado em uma nova aeronave, o gestor geral promove Jack a gestor de projetos e pede que ele conduza o projeto.
Jack trabalha com os gestores funcionais a fim de conseguir as melhores pessoas disponíveis para atuar no projeto. A maioria delas são colegas que trabalharam com Jack em projetos anteriores. Contudo, com o cargo de engenheiro eletrônico sênior vago, o gestor de engenharia elétrica não tem ninguém com o nível apropriado de experiência para designar para o projeto de Jack. Então o gestor contrata uma nova pessoa, Alfreda Bryson. Tirada de um concorrente, ela tem Ph.D. em engenharia eletrônica e 20 anos de experiência. Ela conseguiu arrematar um belo salário – maior que o de Jack. Ela é designada para o projeto de Jack em tempo integral, como engenheira eletrônica sênior.
Jack desenvolve um interesse especial pelo trabalho Alfreda e pede que ela se reúna com ele, a fim de discutirem suas abordagens para concepção. Contudo, a maioria
dessas reuniões se transforma em monólogos, com Jack sugerindo como Alfreda deveria fazer a concepção do sistema e dando pouca atenção ao que ela diz.
Finalmente, Alfreda pergunta a Jack por que ele está gastando muito mais tempo revisando o trabalho dela do que o de outros engenheiros no projeto. Ele responde: “Não tenho de checar o trabalho deles. Sei como, pois, estive trabalhando com eles em outros projetos. Você é nova aqui, e quero ter certeza de que entende a forma como fazemos as coisas, que pode ser diferente do modo que você fazia em seu emprego anterior”.
Outra ocasião, Alfreda mostra a Jack o que ela acredita ser uma abordagem de concepção criativa que resultaria em um sistema de custo mais baixo. Jack diz a ela: “Eu nem sequer tenho Ph.D., mas posso ver que isso não funciona. Não seja tão esotérica; fique apenas com a boa engenharia básica”.
Durante uma viagem a negócios com Dennis Freeman, outro engenheiro designado para o projeto e que conhece Jack há seis anos, Alfreda diz que está frustrada com a forma como Jack a trata. “Jack está agindo mais como engenheiro eletrônico do projeto que como gestor do projeto”, ela diz a Dennis. “Além do mais, eu já me esqueci mais sobre a concepção de produtos eletrônicos do que Jack jamais soube! Ele não está nem um pouco atualizado sobre as metodologias de concepção de eletrônicos”. Ela também diz a Dennis que está planejando discutir o assunto com o gestor de engenharia eletrônica e que jamais teria aceito o emprego no Codeword se soubesse que seria assim.
...