A FELICIDADE NO TRABALHO
Por: Patricia Pereira • 10/10/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 818 Palavras (4 Páginas) • 111 Visualizações
UNIVERSIDADE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO
A FELICIDADE NO TRABALHO
Pereira
Vila Real
2022
Conforme o documentário, o autor Martin Meissonnien, demonstra claramente que no trabalho há uma busca pela felicidade que não é encontrada com facilidade, alguns conseguem alcançar, na maioria das vezes depende das organizações, que promovem uma boa gestão para os seus colaboradores.
O ser humano necessita da felicidade ou necessita dessa motivação chamada a busca pela felicidade, ações que o estimulem a encontrar esse resultado? Que é ser Feliz!
Na verdade no trabalho existem aqueles que o executam apenas por serem obrigados, e aqueles que não sentem sequer essa motivação de obrigação, são infelizes de forma completa.
Nunca se buscou tanto conhecer a si mesmo, auto conhecimento, autoajuda, o ser humano em busca de descobrir quem ele realmente é. Vê-se que há um futuro baseado em uma tecnologia avançada e há uma dúvida constante, sobre a sobrevivência da humanidade interligada a essa novidade tecnológica, existe o receio de que a tecnologia poderá um dia substituir o ser humano, e há culturas que ainda não permitem a liberdade na participação das decisões, melhorias para o bem comum e melhor desenvolvimento das atividades dentro das organizações.
O impacto da felicidade no trabalho, as preocupações com o ser humano, como se dão as experiências laborais, são assuntos abordados nos últimos tempos. Constatou-se que há empresas que conseguiram priorizar o bem estar das pessoas, demonstraram uma maior preocupação com as implicações geradas, devido a uma boa gestão, e que tais ações poderiam trazer felicidade no trabalho, verificou-se também que os resultados de tais organizações foram os melhores possíveis, avaliados como sendo mais rentáveis. Os funcionários apresentam um compromisso maior com a qualidade, uma produção eficaz e mais criatividade. Notou-se que a eficiência, satisfação e motivação dos colaboradores resultaram em organizações mais produtivas, devido a felicidade alcançada durante o trabalho.
O trabalho ocupa a maior parte do tempo na rotina das pessoas, é importante que as pessoas estejam bem, para poderem realizar bem o seu trabalho.
Para atingir o sucesso, o ser humano entende que precisa trabalhar de forma comprometida e satisfatória, como objetivo também espera-se que esse trabalho traga valorização e reconhecimento.
Aspectos mais relevantes de cada uma das empresas :
Sea Smoke - Produção de vinhos, baseada em produzir bem, independente do tempo que isso pode durar. Escolheu ter poucos funcionários para que assim, pudesse encontrar prazer na execução do trabalho e nos resultados. Foi determinado pelo seu proprietário, Bob Davids que os colaboradores teriam liberdade para participarem nas decisões e responsabilidades também na resolução dos problemas. Ele como chefe compreende que sua obrigação é de fazer perguntas e os colaboradores desenvolverem a capacidade para respondê-las.
Poult - Recebeu o lema de “Empresa Liberta” e tornou-se um modelo para outras organizações, com um grande número de funcionários, após enfrentarem grandes dificuldades buscaram um novo caminho, a partir da contratação de Carlos Verkaeren (Investidor), que agiu com sensibilidade e inovação. Modificando a cultura baseada na hierarquia e o controle exercido pelos chefes, por reuniões envolvendo toda a equipa, onde as ideias eram compartilhadas. Todos puderam ser ouvidos, não haviam mais chefes para controlo, cada pessoa passou a ser responsável pelo seu próprio desempenho, e dentro da própria equipa líderes se destacavam e eram escolhidos entre eles para os representar.
...