A Fundição Tupy
Por: ferreiragabi • 24/3/2019 • Trabalho acadêmico • 455 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
Fundição Tupy
A história da Fundição Tupy se iniciou em 9 de março de 1938 por Albano Schmidt, Hermann Metz e Arno Schwarz. Eles usaram os conhecimentos de fabricação de artefatos de ferros. Albano desafiou seus sócios a “descobrir a fórmula do ferro fundido maleável”, utilizado na fabricação de conexões, feitos somente na base da tentativa e erro, até 1935 quando foi obtida a fórmula correta dessa liga e após três anos já se fabricavam as primeiras conexões com a marca TUPY nas instalações da oficina localizada no centro da cidade, e em 1941 já receberam o atestado de similaridade às peças estrangeiras.
Por sua visão de negócios, enquanto as conexões tinham a liderança de mercado e vendas, Albano Schmidt já planejava a construção do parque industrial do Boa Vista, para onde em 1954 a TUPY começou a se transferir. Com a mudança da empresa, foi dando-se o início ao bairro, que hoje é um dos bairros mais populosos de Joinville. A primeira unidade de fundição, com capacidade produtiva de três mil toneladas ao ano, fez com que a TUPY se tornasse a maior empresa do Estado de Santa Catarina.
Com a morte de Albano Schmidt em 1958, seu filho Hans Dieter Schmidt ocupou o cargo de presidência da empresa criou em 1959 a Escola Técnica Tupy, para gerar mão de obra qualificada para a empresa que teria novos desafios que ele acreditava ter com a indústria automobilística. No ano de 1958 foi firmado o primeiro contrato de peças automotivas: tambores de freio para a Volkswagen, empresa recém-chegada ao Brasil.
A segunda unidade de fundição foi instalada para ser exclusivamente produtora de peças automotivas, até o ano de 1972 onde foi criado o primeiro Centro de Pesquisa, tendo como parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
O processo de internacionalização se iniciou na década de 1970 e iniciou exportando conexões para países da América do Sul e da Europa e em 1976 nos Estados Unidos e, no ano seguinte, na Alemanha, com escritórios de negócios.
Em 1996 a TUPY começa a oferecer aos seus clientes os produtos brutos, serviços de usinagem. Em 1998 adquiriu uma unidade de fundição em Mauá, no Estado de São Paulo, e modernizando e expandindo o parque fabril de Joinville.
No dia 16 de abril de 2012 a Tupy concluiu o processo de aquisição de duas fundições no México. Tornou-se a primeira base produtiva da Tupy no
exterior e somaram 312 mil toneladas à sua capacidade de produção anual, transformando a empresa no maior fabricante global de blocos e cabeçotes de
motor. A operação também ampliou a presença da Tupy no segmento de
componentes para motores de máquinas agrícolas, de construção e mineração.
REFERENCIAS
TUPY HISTÓRIA. Disponível em: <http://www.tupy.com.br/portugues/empresa/historia.php>. Acesso em: 05 de março de 2019.
...