A GESTÃO DA PRODUÇÃO IDALBERTOCHIAVENATO
Por: Vinicius Paiva • 2/10/2021 • Trabalho acadêmico • 2.287 Palavras (10 Páginas) • 127 Visualizações
ISABELLA MARIA PRADO NOGUEIRA – ADM04NA – 1800020025
YARA GABRIELLA MORAIS VALENTE – ADM04NA – 150020383
QUESTÕES DE 1 A 50 - GESTÃO DA PRODUÇÃO IDALBERTOCHIAVENATO
01 – DEFINA UMA ORGANIZAÇÃO.
As organizações são entidades sociais compostas de pessoas que trabalham em conjunto utilizando uma variedade de recursos para entregar resultados por meio de suas competências.
02 – O QUE SE PRETENDE DIZER COM SOCIEDADE DE ORGANIZAÇÕES?
Sociedade de organização significa que tudo que o ser humano necessita – senão tudo – é criado e produzidor por organizações. É nelas que o homem nasce, cresce, come, aprende, pratica esportes e lazer, faz suas orações, trabalha e ganha a vida, compra, gasta, cuida da saúde e de seu dinheiro. E para tudo isso são necessárias diversas organizações que passam a se tornar sociedade de organizações.
03 – DEFINA UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL.
Para existir uma organização é necessário além do conjunto de recursos como edifícios, instalações, maquinas, equipamentos, dinheiro e etc. é necessário também a integração de pessoas, sem as pessoas, as organizações simplesmente não funcionaram. Fazendo com que sejam constituídas de pessoas que trabalham em conjunto em uma complexa divisão do trabalho organizacional, afinal o ser humano moderno passa a maior parte do tempo de sua vida dentro de uma organização.
04 – QUAL É O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES?
O papel das organizações é um aspecto fundamental para a sociedade pois as organizações são criadas e organizadas para produzir alguma coisa, elas não existem por acaso, são criadas para atender certas necessidades e demandas da sociedade, as organizações são essenciais para o ser humano moderno.
05 – DEFINA UMA EMPRESA.
As empresas são organizações sociais que reúnem e utilizam recursos para atingir determinados objetivos, exploram um determinado negócio visando alcançar um objetivo determinado e especifico. São um tipo de especial de organização e funcionam como sistemas.
06 – CLASSIFIQUE AS EMPRESAS QUANTO À PROPRIEDADE.
Empresas públicas, empresas privadas, empresas mistas.
07 – QUAL É A DIFERENÇA ENTRE EMPRESAS PÚBLICAS, PRIVADAS E MISTAS?
As empresas são divididas como: empresas públicas, quando são de propriedade ou tem participação do estado, elas prestam serviço públicos diversificados.
Empresas privadas: são de caráter particular, tem o propósito de produzir bens e serviços gerando lucros remunerando o capital investido.
Empresas mistas é uma sociedade composta pelo estado na qual a União detém o controle total e uma empresa privada, constituída sem a participação do governo na administração.
08 – CLASSIFIQUE AS EMPRESAS QUANTO AO SEU TAMANHO.
O tamanho das empresas é setorizado em 3 partes: empresas pequenas, empresas medias e empresas grandes.
A empresa pequena tem a principal característica de possuir poucos funcionários sendo no máximo 99 funcionários para industrias e 49 funcionários para o comercio, e que tenha o seu faturamento anual de até 4.800.000,00.
As empresas médias tem o seu quadro de funcionários maior, sendo eles 499 funcionários para a área industrial e 99 funcionários para a área comercial, também tendo o seu faturamento bruto anual maior que R$ 4,8 milhões e menor ou igual a 300 milhões.
As empresas grandes se caracterizam quando o seu quadro de funcionários excede mais de 500 funcionários para indústria e 99 funcionários para a área comercial, é o faturamento anual para uma empresa grande deve ser maior de R$ 300 milhões.
09 - QUAL É A DIFERENÇA ENTRE EMPRESA GRANDES, MÉDIAS E PEQUENAS?
A diferença das empresas grandes, médias e pequenas é qualificado principalmente pelo seu quadro de funcionários e o faturamento bruto anual.
10 - DEFINA MINIEMPRESA, MICROEMPRESA E EMPRESA INDIVIDUAL.
Miniempresa:
Microempresa:
Empresa individual:
11 – CLASSIFIQUE AS EMPRESAS QUANTO AO TIPO DE PRODUÇÃO.
De acordo com a classificação do tipo de produção, as empresas podem ser primárias (ou extrativas), secundarias (ou transformadoras) e terciarias (ou prestadoras de serviços)
12 – O QUE SÃO EMPRESAS PRIMÁRIAS?
As empresas classificadas em empresas primárias ou extrativas desenvolvem atividades extrativas, como empresas agrícolas, pastoris, de pesca, de mineração, de prospecção e extração de petróleo, as salinas, etc.
São chamadas de primárias porque se dedicam basicamente a obtenção e à extração de matérias-primas, o elemento primário de toda a produção.
13 - O QUE SÃO EMPRESAS SECUNDÁRIAS?
As empresas secundárias ou transformadoras que processam as matérias-primas e as transformam em produtos acabados. São chamadas empresas produtoras de bem (ou mercadorias), isto é, produtos tangíveis ou manufaturados. Exemplos: Petrobrás, Vale, Philips, Cia, Fiat, Ambev, etc.
14 – O QUE SÃO EMPRESAS TERCIARIAS?
As empresas terciárias ou prestadoras de serviços que executam e prestam serviços especializados. Dentre elas, estão bancos, financeiras, comércio em geral, hospitais, escolas e universidades, serviços de comunicação (TV, rádio, imprensa, telefonia, internet, etc.) e toda a extensa fama de serviços envolvendo contabilistas, engenheiros, médicos, dentistas, consultores, etc.
15 – O QUE SÃO FATORES DE PRODUÇÃO?
E as empresas do terceiro setor que reúnem participantes que se dedicam a uma determinada missão cultural, filantrópica, social ou ecológica, como as ONG e outras, como Peaceworld, instituo Ayrton Senna, fundação Roberto Marinho, Fundação Bradesco, etc.
16 – O QUE SÃO RECURSOS?
O recurso é o meio pelo qual a empresa extrai, transforma ou produz algo. As empresas requerem recursos para funcionarem adequadamente.
17 – QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS RECURSOS EMPRESARIAIS?
Os principais recursos empresariais são: Recursos físicos ou materiais, recursos financeiros, recursos humanos, recursos mercadológicos, recursos administrativos.
...