A Gestão E Perfis De Pessoas Em Controladoria
Por: Uilson Araujo • 23/6/2023 • Artigo • 2.610 Palavras (11 Páginas) • 63 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO EUROAMERICANO - UNIEURO
CONTROLADORIA E FINANÇAS CORPORATIVAS
Fabio Motta
Marcos de Oliveira Pereira
Gustavo Rodrigues Marques
Uilson
GESTÃO E PERFIS DE PESSOAS EM CONTROLADORIA
Brasília-DF
2019
Fabio Motta
Marcos de Oliveira Pereira
Gustavo Rodrigues Marques
Uilson
GESTÃO E PERFIS DE PESSOAS EM CONTROLADORIA
Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção para aprovação na disciplina Gestão e Perfis de Pessoas em Controladoria pelo Curso de Pós-Graduação em Controladoria e Finanças do Centro Universitário Euro Americano - UNIEURO
Orientador: Prof. Ms. Paulo Cesar Rodrigues de Mello
Brasília-DF
2019
GESTÃO E PERFIS DE PESSOAS EM CONTROLADORIA
Resumo: O trabalho objetiva traçar um perfil do controller, desde o seu conceito, habilidades desejadas pelo mercado e principalmente de como esse profissional tem hoje um papel de extrema relevância no processo decisório e na formulação do planejamento estratégico das empresas. Além disso traçamos um paralelo entre a 4ª Revolução industrial e o que este profissional precisa continuar evoluindo para se adequar a esse constante processo de mudança e principalmente ser um diferencial competitivo dentro das empresas.
1 INTRODUÇÃO
O Controller tem sido um profissional de destaque nas áreas de contabilidade e finanças, por ser uma peça chave do processo estratégico e decisório das empresas, já que com o foco na 4ª Revolução Industrial trata-se de uma profissional cada vez mais multidisciplinar com conhecimento de todas as áreas da empresa e com foco mais estratégico do que meramente de levantamento de dados. O seu principal objetivo passa a ser integrar parte da alta cúpula da organização como peça fundamental no processo decisório das empresas. Portanto o controller tem ocupado uma posição central dentro das empresas e sendo peça chave para as suas decisões estratégicas
CAPÍTULO 2 – DEFINIÇÃO DE CONCEITOS
O controller ou é um profissional fundamental na gestão das grandes empresas. A ele recai a responsabilidade de coordenar os processos de gestão econômica, financeira e patrimonial, dentro deste processo estão incluídos o Planejamento estratégico e um estudo tanto do ambiente interno como do externo.
Só é possível fazer isso com a consolidação das informações apresentadas nos relatórios elaborados por seu setor, tendo uma visão macro e se comunicando com todas as áreas estratégicas da empresa. A partir desses relatórios e do estudo de variáveis macroeconômicas relevantes, ele se mune de informações que possibilitam estabelecer ações que impactam diversos setores da empresa, sendo aplicadas em níveis estratégico, tático e operacional.
Capítulo 2.1 – Habilidades conceituais do controller
O Controller deve apoiar e fundamentar o processo decisório da empresa, tendo participação preponderante no planejamento estratégico de toda a organização. Para isso ele precisa ter habilidades conceituais que irão fundamentá-lo nesse processo de apoio as decisões relevantes da alta cúpula da empresa. Essas habilidades estão em nível técnico, gerencial e estratégico.
Somente a união desse conjunto de habilidades e conhecimentos permitirá ao Controller ter a visão necessária para ser decisivo no processo decisório da empresa. Portanto o mais importante é não apenas ter um vasto conhecimento técnico na área contábil e financeira, mas sim saber como utilizar esse conhecimento e dados para ser relevantes a todas as áreas e resultar em uma estratégica que transforme positivamente a instituição.
Capítulo 2.2 – Habilidades técnicas do controller
O Controller deve ter fortes habilidades quantitativas e talento para a comunicação escrita e oral. São pensadores estratégicos e analíticos, impulsionados por resultados que podem inovar e desenvolver soluções financeiras criativas.
Destaco as seguintes habilidades:
- Ter vasto conhecimento dos dados contábeis e financeiros;
- conseguir extrair desses dados informações relevantes para as diversas áreas estratégicas da empresa e com isso auxiliar diretamente no planejamento e nas mudanças estruturais que são necessárias ao desenvolvimento da empresa em que está atuando;
- conhecimento de outro idioma, de preferência inglês que será de suma importante no processo de comunicação com outras áreas e conhecimento avançado em ferramentas de apoio como Excel e outros sistemas que facilitarão a organização e análise dos dados; e
- Requer também formação nas áreas de finanças, contabilidade, administração e economia, além de Pós-graduação para acrescentar conhecimentos mais sólidos e específicos a função.
Capítulo 2.2 – Habilidades técnicas do controller
É fácil se concentrar nas habilidades técnicas necessárias a um Controller. Porém, as habilidades de negociação, como capacidade de trabalhar em equipe, negociar com êxito e resolver conflitos são igualmente importantes. Sobre esse profissional é depositada grande responsabilidade e ele precisa trabalhar com muitos departamentos, ou seja, se encaixar bem em todas as equipes de uma empresa.
Uma das habilidades mais importantes de um Controller de sucesso é a capacidade de permanecer organizado. Eles têm que acompanhar tanta informação muitas vezes em planilhas complexas, que uma organização detalhista e metódica é vital para tais profissionais.
Além disso, o Controller deve ser capaz de retransmitir informações difíceis e densas para a alta administração de forma precisa e fácil de entender. Por isso, dizemos que os controllers precisam ser bons em se comunicar. Só assim podem fornecer análises e pareceres valiosos à empresa.
...