A Gestão Estratégica
Por: nelida.oliveira • 16/5/2019 • Trabalho acadêmico • 264 Palavras (2 Páginas) • 137 Visualizações
A Loja da Esquina
Missão: Informar, educar, emocionar e transportar crianças e jovens para o mundo de possibilidades infinitas da leitura, contribuindo para seu desenvolvimento intelectual e emocional, de forma personalizada e exclusiva, para que se tornem adultos felizes, capazes e ilimitados.
Visão: Ser reconhecida por seus clientes, funcionários, fornecedores e comunidade em que atua, como a empresa que despertou e resgatou o prazer da leitura para as novas gerações;
Valores:
Integridade;
Compromisso com a qualidade e satisfação dos clientes;
Determinação para melhoria contínua;
Inovação;
5 forças competitivas da empresa face a entrada do novo competidor no mercado:
Poder de barganha do consumidor: Aumentou significativamente com a entrada do novo competidor, haja visto haver, agora, opções na região para adquirir o mesmo produto com menor preço.
Pode de barganha do fornecedor: Pouco impactado. Pode haver redução discreta em função dos grandes volumes de aquisição pelo novo concorrente.
Barreiras a entrada: Foram suficientes para impedir novos entrantes, de mesmo porte que a empresa analisada, contudo não para outros de maior porte como o competidor recém chegado. Outros competidores de grande porte e outros com atuação em plataformas digitais podem chegar a qualquer momento e em grande quantidade.
Intensidade da competição no segmento de livros infantis: Aumentou de forma significativa. Há um novo competidor no segmento de livros infantis, loja física, na região da empresa analisada. As barreiras a novos entrantes foram reduzidas frente ao sucesso do novo competidor.
Produtos substitutos dos livros infantis: Ebooks; filmes; audiolivros.
Estratégia competitiva:
Considerando a nova configuração do ambiente de negócios e ambiente competitivo, proponho para a Loja da Esquina uma estratégia competitiva baseada em Diferenciação e intimidade com o cliente;
...