A Gestão Estratégica
Por: Karen Santiago • 18/12/2021 • Trabalho acadêmico • 1.021 Palavras (5 Páginas) • 85 Visualizações
Turma: MBA em Gerenciamento de Projetos GPJ-31 - Fortaleza/CE
Disciplina: Gestão Estratégica
Professor: Carlos Eugênio Friedrich Barreto
Aluno: Karen Tavares Santiago
Trabalho de Avaliação P1
______________________________________________________
INSTRUÇÕES
Esse trabalho é de caráter individual. Composição da nota: 100% pelo presente trabalho. Prazo de entrega do trabalho: até 30/05/2021, no e-class. |
____________________________________________________________
Questão 01 – (Valor: 05 pontos)
O modelo de Análise da Estrutura da Indústria de Michael Porter compreende a atuação de um conjunto de forças competitivas. Essas forças atuam, alterando as condições de operação do setor/indústria, segundo a sua estrutura; sobretudo, dependem do grau de concentração entre compradores e fornecedores desse setor/indústria.
Considerando o enunciado acima responda:
- Conforme M. Porter, quais são estas forças competitivas, quais variáveis elas influenciam e qual resultante elas determinam ao setor/indústria?
Resposta:
Ameaça de novos entrantes: entrantes potenciais
Poder de Negociação dos Compradores: compradores
Ameaça de Serviços ou Produtos Substitutos: substitutos
Poder de Negociação dos Fornecedores: fornecedores
Rivalidade Entre Empresas Existentes: concorrentes na Indústria
As cinco forças, por influenciarem custos, preços e os investimentos da indústria, acabam por determinar a rentabilidade da empresa. O poder de negociação dos compradores, que já influencia o custo e o investimento dos serviços, e a ameaça de serviços ou produtos substitutos, acaba influenciando o quanto que as empresas podem cobrar pelo produto. O poder de negociação dos fornecedores influencia e determina os custos de matéria prima e outros insumos. A rivalidade entre empresas existentes influencia os preços e os custos da concorrência nas diversas áreas da indústria, como marketing, desenvolvimento, manufatura. A ameaça de novos entrantes coloca limite nos preços e modula o investimento exigido para deter entrantes.
- Descreva dois exemplos, de diferentes naturezas, de como os compradores podem influenciar a seu favor os preços nas negociações com seus fornecedores.
Resposta:
1. Quando os compradores são poucos e realizam compras de grandes volumes, o fornecedor precisa oferecer preços menores ou qualidades maiores para impedir que os compradores se arrisquem a achar outros fornecedores melhores.
2. Quando o produto do fornecedor é terceirizado por comodidade, mas a empresa do comprador pode passar a fazer o mesmo produto, o fornecedor deve oferecer melhores condições para que não fique vantajoso para a empresa do comprador fazer integração.
- Descreva dois exemplos, de naturezas diferentes, de como os fornecedores podem determinar preços nas negociações com seus clientes, dentro do setor.
Resposta:
1. Quando o fornecedor possui uma lista grande de setores como clientes, porém um dos setores de clientes não traz muito resultado, o interesse em se flexibilizar para fornecer ao setor diminui, fazendo com que o poder de negociação do fornecedor aumente, podendo até influenciar na qualidade e preço do produto.
2. Quando o produto do fornecedor é um insumo importante para o cliente, podendo gerar prejuízo caso não seja comprado, aumenta o poder de negociação do fornecedor frente ao cliente.
- Cite três exemplos, de naturezas diferentes, de ações dos novos entrantes, capazes de forçar diretamente a elevação dos custos no setor.
Resposta:
1. Para ganhar a atenção dos clientes das empresas que já existem, os novos entrantes precisam mostrar que seu produto é diferenciado. Com isso, os custos do novo entrante sofrerão um aumento, pois haverá despesas para chamar a atenção do cliente, como desenvolvimento do produto e ações de marketing, para mostrar que vale a pena quebrar a lealdade das empresas antigas.
2. Com a baixa experiência dos novos entrantes, haverão custos de retrabalhos, layouts não enxutos, logísticas mal estabelecidas, entre outros. Com isso, pela falta de lições aprendidas, os custos serão elevados em relação a empresas que já estão no mercado há mais tempo.
3. Para empresas que desejam ingressar no setor da saúde ou energia, por exemplo, deverão ter despesas com políticas governamentais, conseguindo os documentos e liberações necessários para a regulamentação do produto.
Questão 02 - (Valor: 05 pontos)
...