A Gestão Estratégica e Organizacional
Por: Erv123 • 31/3/2016 • Trabalho acadêmico • 3.403 Palavras (14 Páginas) • 392 Visualizações
RESUMO
Em um mercado complexo e em evolução constante, as empresas não conseguem sobreviver quando apenas alguns dos gestores estão envolvidos na formulação e implementação de estratégias. Independentemente do nível e da área de especialidade, os gestores devem conhecer os conceitos básicos da gestão estratégica. Não só os gestores, mas também os demais colaboradores, devem estar envolvidos no processo. A gestão estratégica organiza as contribuições que diversas áreas fornecem à organização, servindo como linha orientadora à integração dos esforços, desenvolvidos por vários especialistas dos diversos setores da organização. Atualmente, vivemos um momento em que os limites entre os setores estão cada vez mais indefinidos. Essa obscuridade, além de dificultar os passos das empresas em relação as suas áreas de atuação, permite aos gestores que estão de fora, acompanhar o que há de inovação nos setores de tecnologia e estratégias de mercado, criando novos produtos e serviços que atingirão um público alvo cada vez mais interessado em praticidade e transparência. É preciso saber se as mudanças de hoje permitirá que sejam atualizadas no futuro. Vamos abordar neste trabalho os conceitos de Gestão Estratégica, mostrando sua importância para aumentar o crescimento e garantir a sobrevivência da organização, descrevendo também o que é a transformação estratégica das organizações e a sua finalidade.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
GESTÃO ESTRATÉGICA 7
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA 7
PRONTIDÃO ESTRATÉGICA 7
GESTÃO ESTRATÉGICA 8
DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO 10
GESTÃO DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA 11
GESTÃO ESTRATÉGICA DO PORTFÓLIO 11
GESTÃO DA FLEXIBILIDADE E DA VULNERABILIDADE 11
GESTÃO ESTRATÉGICA DA CAPACITAÇÃO 12
SISTEMA DE VIGILÂNCIA ESTRATÉGICA 12
TRANSFORMAÇÃO ESTRATÉGICA 13
VIGILÂNCIA ESTRATÉGICA 14
GESTÃO ESTRATÉGICA COM BASE NAS PREMISSAS E CENÁRIOS 14
O SUCESSO ESTRATÉGICO PELA INTUIÇÃO DOS FUNDADORES 15
CONSIDERAÇÕES FINAIS DE CADA UM DO GRUPO 17
REFERÊNCIAS 22
INTRODUÇÃO
A Gestão Estratégica é uma forma de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação. Dentro da Gestão Estratégica existem vários passos. Inicialmente é realizado um Diagnóstico Estratégico, onde são realizados os levantamentos das situações atuais da empresa, buscando assim avaliar a existência e a adequação das estratégias vigentes dentro da instituição, bem como se estão oferecendo os resultados esperados. Dentro do Diagnóstico Estratégico, são levantadas informações como a competitividade da empresa, o portfólio de produtos, ações de mudanças. Como o conceito de estratégia relaciona-se diretamente com visão de futuro, uma empresa precisa ter sua visão focada no futuro. Deve então, manter a Vigilância Estratégica, ou seja, deve observar, acompanhar, questionar, vasculhar o horizonte, no tempo, no espaço, à procura de possíveis riscos e oportunidades que possam exigir, oportunamente, ações antecipadas e respostas estratégicas. Enfim, para uma empresa atuar com uma Gestão Estratégica precisa apurar todos seus processos e sua real situação e desenvolver ações corretivas constantes, focando seus objetivos e metas e desenvolvendo suas estratégias de forma a manter sua sobrevivência, crescimento e diferenciação competitiva.
Os ambientes competitivos vêm apresentando, de forma cada vez mais rápida e acentuada, um crescente acirramento da concorrência entre as empresas. Isso se manifesta pelo maior nível de incerteza quanto às condições de ambiente e pela intensa mudança e fluidez dos padrões concorrências do mercado competitivo. A nova dinâmica do mercado competitivo traz para as empresas a necessidade de sobreviver em ambientes que estão em constante regime de transição, ou seja, a visão tradicional de mercados estabilizados cede lugar a mercados não tão estruturados e que acrescentam outras variáveis de análise ao processo estratégico das empresas. O processo estratégico, por sua vez, se dá sob um ambiente organizacional de maior complexidade, imposto principalmente pelas novas tecnologias que vem sendo empregadas nos processos produtivos. Isso requer um forte processo de transformação estratégico organizacional, que permita à empresa uma rápida resposta estratégica frente a seus concorrentes. Essas observações permitem argumentar que o modelo tradicional de planejamento estratégico é insuficiente como ferramenta capaz de preparar a empresa para competir nos ambientes em transição onde as regras de competição estão continuamente sendo escritas. É necessário evoluir para um processo de transformação estratégica que possibilite aos dirigentes das empresas administrá-las em condições de mercado que não se sabe exatamente quais são, atuando de forma proativa na construção dessas condições e introduzindo novos elementos de transformação estratégica. Esses novos elementos de transformação estratégica das empresas para ambientes em transição devem estar conectados à um processo interno de constante aprendizado das pessoas e isso pressupõe uma visão sistêmica e integrada da gestão empresarial
GESTÃO ESTRATÉGICA
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA
O diagnóstico é um processo formal e estruturado que procura avaliar a existência e a adequação das estratégias vigentes na empresa relativas a construção do futuro e se as estratégias seguidas pela empresa estão surtindo o efeito que se esperava ao adotá-las.
Um bom diagnóstico deve verificar, dentre outros elementos, a competitividade da empresa; o portfólio de produtos e serviços; a flexibilidade em relação às mudanças; o grau de vulnerabilidade em relação às ameaças; a sua capacidade para implantar as transformações necessárias; a disponibilidade de recursos estratégicos; os processos de desenvolvimento e inovação; a sua estrutura de poder e liderança; e seus processos para projetar e construir o futuro.
...