TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Organizacional

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        

2.1.1    Conceito de Estrutura Organizacional        

2.1.2    Tipos de Estruturas organizacionais        

2.1.3    Diferenças Entre Estruturas Verticais e Horizontais _        

2.2 ÁREAS DA ADMINISTRAÇÃO        

2.3 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS        

2.4 PLANO DE REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS        

2.5 ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE        

2.6 ENCONOMIA NO SETOR PÚBLICO ....................................................................7

2.6.1   Conceitos Básicos de Macroeconomia ............................................................7

2.6.2   Funções Econômicas  ..................................................................................... 7

2.6.3   Instrumentos de Política Econômica  .............................................................. 7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

4 BIBLIOGRAFIA ......................................................................................................10



  1. INTRODUÇÃO

Em tempos em que a tecnologia da informação é cada vez mais usada como ferramenta de competitividade pelas empresas que almejam tornar suas organizações cada vez mais fortes e dinâmicas uma boa estrutura organizacional é fundamental para o bom desenvolvimento e progressão sólida das mesmas.

O objeto de estudo deste trabalho é elencar as diversas teorias utilizadas pelos estudiosos na aplicação das centrais da gestão organizacional na estrutura das empresas abrangendo as áreas funcionais da Administração, treinamento e desenvolvimento de pessoas, valorização de pessoal, finalizando com os conceitos de Ética, Política e Sociedade, bem como o conceito de macroeconomia dentro de economia no Setor Público.  

2. DESENVOLVIMENTO

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

2.1.1 CONCEITO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Vários autores conceituaram estrutura organizacional, entre eles há uma mesma idéia que permeia este conceito. “Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”.(OLIVEIRA, 2006)

Galbraith (1977:3) define organização como uma composição de pessoas com a finalidade de atingir algum propósito compartilhado através da divisão do trabalho, integrados por processos de decisão baseados em informações.

Segundo Oliveira (2000:85) a estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridade, comunicações, decisões das unidades organizacionais dentro das empresas.

2.1.2 TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

A estrutura organizacional pode ser VERTICAL, que é uma forma rígida e inflexível, onde as tomadas de decisões são centralizadas. Ou HORIZONTAIS, onde as decisões são descentralizadas, havendo maior flexibilidade nas atividades, segundo O`Reill e Tushman (2004)  

2.1.3 DIFERENÇAS ENTRE ESTRUTURA VERTICAL E HORIZONTAL

                        Para alguns autores como Dewar e Duton (1986) a estrutura horizontalizada é um indicador de condição inovadora. Porém segundo Menguc e Auh (2006), a estrutura vertical traz a capacidade de inovação radical. No entanto, As empresas podem alternar ciclos de estruturas verticalizadas e horizontalizadas  em seus processos. A capacidade de criar inovações é resultado do aprendizado entre as formas de estruturas horizontais e verticais em determinados períodos. (LEVINTHAL, MARCH: 1993).

2.2  ÁREAS DA ADMINISTRAÇÃO

                          São agrupamentos de processos de uma instituição, cada qual realizando suas atividades, que somadas, possibilitam que os objetivos sejam atingidos.

  • MARKETING: é a função relativa à identificação das necessidades de mercado, bem como à colocação dos produtos e serviços junto aos consumidores
  • PRODUÇÃO: é a função relativa à transformação das matérias-primas em produtos e serviços a serem colocados no mercado.

  • ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: é a função relativa ao planejamento, captação, orçamentação e gestão dos recursos financeiros, envolvendo também os registros contábeis das operações realizadas nas empresas.
  • ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS: é a função relativa ao suprimento de materiais, serviços e equipamentos, à normalização, armazenamento e movimentação de materiais e equipamentos da empresa.
  • ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: é a função relativa ao atendimento de recursos humanos da empresa, ao planejamento e gestão deste recurso, do seu desenvolvimento, benefícios, obrigações sociais etc.
  • ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS: é a função relativa ao transporte de pessoas, administração dos escritórios, documentação, patrimônio imobiliário da empresa, serviços jurídicos, segurança etc.

 

  • GESTÃO EMPRESARIAL: é a função relativa ao planejamento empresarial e ao desenvolvimento de sistema de informações.

2.3 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

                            Treinar é "o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem" (CHIAVENATO, 1994, p.126), é educar, ensinar, é mudar o comportamento, é fazer com que as pessoas adquiram novos conhecimentos, novas habilidades, é ensina-las a mudar de atitudes. Treinamento é o processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (239.8 Kb)   docx (767.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com