A Gestão Organizacional
Por: luisbergue • 17/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.922 Palavras (8 Páginas) • 150 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
2.1.1 Conceito de Estrutura Organizacional
2.1.2 Tipos de Estruturas organizacionais
2.1.3 Diferenças Entre Estruturas Verticais e Horizontais _
2.2 ÁREAS DA ADMINISTRAÇÃO
2.3 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
2.4 PLANO DE REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS
2.5 ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE
2.6 ENCONOMIA NO SETOR PÚBLICO ....................................................................7
2.6.1 Conceitos Básicos de Macroeconomia ............................................................7
2.6.2 Funções Econômicas ..................................................................................... 7
2.6.3 Instrumentos de Política Econômica .............................................................. 7
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
4 BIBLIOGRAFIA ......................................................................................................10
- INTRODUÇÃO
Em tempos em que a tecnologia da informação é cada vez mais usada como ferramenta de competitividade pelas empresas que almejam tornar suas organizações cada vez mais fortes e dinâmicas uma boa estrutura organizacional é fundamental para o bom desenvolvimento e progressão sólida das mesmas.
O objeto de estudo deste trabalho é elencar as diversas teorias utilizadas pelos estudiosos na aplicação das centrais da gestão organizacional na estrutura das empresas abrangendo as áreas funcionais da Administração, treinamento e desenvolvimento de pessoas, valorização de pessoal, finalizando com os conceitos de Ética, Política e Sociedade, bem como o conceito de macroeconomia dentro de economia no Setor Público.
2. DESENVOLVIMENTO
- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
2.1.1 CONCEITO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Vários autores conceituaram estrutura organizacional, entre eles há uma mesma idéia que permeia este conceito. “Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”.(OLIVEIRA, 2006)
Galbraith (1977:3) define organização como uma composição de pessoas com a finalidade de atingir algum propósito compartilhado através da divisão do trabalho, integrados por processos de decisão baseados em informações.
Segundo Oliveira (2000:85) a estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridade, comunicações, decisões das unidades organizacionais dentro das empresas.
2.1.2 TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
A estrutura organizacional pode ser VERTICAL, que é uma forma rígida e inflexível, onde as tomadas de decisões são centralizadas. Ou HORIZONTAIS, onde as decisões são descentralizadas, havendo maior flexibilidade nas atividades, segundo O`Reill e Tushman (2004)
2.1.3 DIFERENÇAS ENTRE ESTRUTURA VERTICAL E HORIZONTAL
Para alguns autores como Dewar e Duton (1986) a estrutura horizontalizada é um indicador de condição inovadora. Porém segundo Menguc e Auh (2006), a estrutura vertical traz a capacidade de inovação radical. No entanto, As empresas podem alternar ciclos de estruturas verticalizadas e horizontalizadas em seus processos. A capacidade de criar inovações é resultado do aprendizado entre as formas de estruturas horizontais e verticais em determinados períodos. (LEVINTHAL, MARCH: 1993).
2.2 ÁREAS DA ADMINISTRAÇÃO
São agrupamentos de processos de uma instituição, cada qual realizando suas atividades, que somadas, possibilitam que os objetivos sejam atingidos.
- MARKETING: é a função relativa à identificação das necessidades de mercado, bem como à colocação dos produtos e serviços junto aos consumidores
- PRODUÇÃO: é a função relativa à transformação das matérias-primas em produtos e serviços a serem colocados no mercado.
- ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: é a função relativa ao planejamento, captação, orçamentação e gestão dos recursos financeiros, envolvendo também os registros contábeis das operações realizadas nas empresas.
- ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS: é a função relativa ao suprimento de materiais, serviços e equipamentos, à normalização, armazenamento e movimentação de materiais e equipamentos da empresa.
- ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: é a função relativa ao atendimento de recursos humanos da empresa, ao planejamento e gestão deste recurso, do seu desenvolvimento, benefícios, obrigações sociais etc.
- ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS: é a função relativa ao transporte de pessoas, administração dos escritórios, documentação, patrimônio imobiliário da empresa, serviços jurídicos, segurança etc.
- GESTÃO EMPRESARIAL: é a função relativa ao planejamento empresarial e ao desenvolvimento de sistema de informações.
2.3 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Treinar é "o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem" (CHIAVENATO, 1994, p.126), é educar, ensinar, é mudar o comportamento, é fazer com que as pessoas adquiram novos conhecimentos, novas habilidades, é ensina-las a mudar de atitudes. Treinamento é o processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho.
...