A Gestão Por Competências
Por: camilamsw • 7/11/2021 • Trabalho acadêmico • 546 Palavras (3 Páginas) • 75 Visualizações
.Disciplina: Gestão por competências.
Qual é a importância de observarmos a totalidade do indivíduo nas organizações?
O material humano nas organizações é essencial para que a organização se mantenha, pois elas dependem, de maior ou menor grau de desempenho humano para o seu sucesso. Quanto mais o ser humano se dedicar e se empenhar, mais ele tem a chance de ser reconhecido e recompensado por isso. A motivação é um fator importante para que os colaboradores estejam engajados em suas tarefas e funções.
O departamento de Recursos Humanos deve cuidar da saúde mental dos colaboradores e de todo o universo que os envolve, para que eles se sintam seguros em se dedicar e consequentemente alcançar os objetivos pessoais e organizacionais, como as promoções e destaques por metas alcançadas.
Durante as aulas, podemos perceber a relação de causa e efeito, dando importância nos temas que se referem à saúde mental, saúde física e saúde financeira. Aplicamos o método MASP, Método de Análise e Solução de Problemas, para tornar mais didático e deixar mais claro nosso entendimento sobre os assuntos, sendo ele, defeito de estrutura, causa e solução do problema. O primeiro assunto a ser tratado é a saúde dos colaboradores, aplicando o método citado anteriormente.
- Defeito de estrutura: muitas empresas no cenário atual não levam em consideração que a saúde do colaborador seja relevante para o desempenho dentro da organização, há um erro ao acreditar que esse aspecto de saúde se resume em questões pessoais.
- Causa: baixa produtividade, desvio de foco, alto índice de afastamentos médicos por questões psicológicas e físicas.
- Solução de problemas: trazer parceiros que cuidem da ergonomia, da saúde mental e que possam melhorar o ambiente de trabalho. Investir na saúde dos funcionários contratando profissionais que apliquem ginástica laboral e também investir em tratamentos psicológicos.
Dando continuidade na temática, iremos tratar agora a importância do departamento de Recursos Humanos estar antenado com o equilíbrio financeiro entre o colaborador e a empresa.
- Defeito de estrutura: atualmente vemos uma distorção em relação ao equilíbrio financeiro, onde se a empresa dobrar seu lucro, ela não recompensará proporcionalmente seus colaboradores.
- Causa: os indivíduos se sentem desestimulados por não serem reconhecidos e recompensados pelos esforços e metas alcançadas. Desestimulando os funcionários a buscarem novos recursos, buscar novos conhecimentos e até mesmo o desenvolvimento pessoal e profissional. Turnover. Absenteísmo.
- Solução de problemas: Criar planos de carreira. Recompensas por produtividade. A valorização dos funcionários, para poder elevar a auto estima do indivíduo, para que o colaborador consiga traçar seus objetivos e pensar que é capaz de chegar em determinado lugar, em determinado cargo.
Para fecharmos esse tema tão pertinente, tudo faz parte de um plano de desenvolvimento individual e coletivo, onde o RH tem o papel fundamental dentro das estruturas organizacionais, estimulando o colaborador para que ele se desenvolva profissionalmente, assim, buscando chegar em melhores resultados e bem-estar psicológico. Não podemos omitir também que grande parte dos problemas estruturais se devem pelo fato de que o setor não cobra dos cargos da alta gerência as mudanças de paradigmas, para que haja o alinhamento dos objetivos entre o empregado e o empregador, trazendo uma maior satisfação para ambos os lados.
...