A Gestão da Produção
Por: Ariel Tex • 9/5/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 291 Palavras (2 Páginas) • 118 Visualizações
JUST IN TIME
É um termo em inglês cuja tradução é “ na hora certa”.
É um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido transportado ou comprado antes do momento certo. Também conhecido pela sigla JIT e considerado uma filosofia que inclui aspectos da administração.
O sistema surgiu em meados da década de 60, no Japão, e foi desenvolvido pela Toyota Motor Company.
A Toyota desenvolveu assim um sistema de administração capaz de coordenar a produção com a demanda de veículos de vários modelos e cores diferentes com o tempo mínimo, sendo assim a principal base de muitas fábricas, especialmente as de carro.
Ficou conhecido também no Ocidente como sistema KABAN, este é o nome dado aos cartões usados para a produção e a movimentação dos itens no processo de produção.
Nas fábricas que é implantado esse sistema o estoque de matérias primas é o menor possível, o suficiente para poucas horas de produção.
Na prática ele trabalha com a produção puxada, ou seja, o material só é solicitado se realmente for necessário. Neste modelo os estoques são reduzidos justamente para se localizar e resolver os problemas com maior rapidez.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SISTEMA
As vantagens de se utilizar este conceito é a redução de custos da cadeia produtiva como um todo, pois o objetivo principal do Just In Time é reduzir ou mesmo eliminar todo estoque e desperdícios nas diferentes etapas de produção. Outras vantagens são a Velocidade, Flexibilidade, Confiabilidade.
Já as desvantagens são: Necessidade de demanda estável, Risco de interrupção, Complicação com variação de produto.
...