A Gestão de Agronegócios
Por: Louise Aviz • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 440 Palavras (2 Páginas) • 175 Visualizações
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA
THAYNÁ LOUISE AVIZ DA SILVA
CADEIA PRODUTIVA
Belém-PA
2015
THAYNÁ LOUISE AVIZ DA SILVA
CADEIA PRODUTIVA
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Gestão de Agronegócios, como requisito para a obtenção da nota parcial da 1° NI, ministrada pela professora Mª Lucia Bahia Lopes, no curso de Administração
Belém-PA
2015
EXERCÍCIO DE CADEIA PRODUTIVA
1. Quais as técnicas empregadas para implementação e gestão de cadeias produtivas?
R= As técnicas empregadas são: 1) PDCA (Plan, Do, Check, and Action) – visa organizar e propor seqüência de operações para otimizar processos produtivos; 2) JIT (Just in Time), MRP (Materials Resource Planning) e ERP (Enterprise Resource Planning) – objetivam planejar os processos de produção levando em conta a demanda e a quantidade de matéria prima necessária; 3) PDM (Product Data Managment): implica no uso de recursos contábeis e de informática para monitorar em tempo real a movimentação de matérias primas e produtos acabados; e 4) SCM (Supply Chain Managment) – tem por meta planejar, gerenciar, implementar e otimizar: a) a movimentação de matérias primais e produtos acabados, b) o emprego de recursos tecnológicos, financeiros, mão-de-obra e de outras espécies, e c) o intercambio de informações deste a base dos processos produtivos até o mercado consumidor, isto nos dois sentidos.
2. Defina cadeia produtiva.
R= É definida como uma sequência de operações de transformação da matéria prima básica até o produto final ao mercado consumidor. A matéria prima básica é a que dá origem às demais até a obtenção do produto final. Por exemplo, o algodão é a matéria prima básica, que serve à produção do fio de algodão e dele ao tecido de algodão.
3. Quais os atores da cadeia produtiva do agronegócio?
R= Os fornecedores de insumos, os agricultores, os processadores, os comerciantes e o mercado consumidor.
4. Explique os dois ambientes, aos quais esses atores estão sujeitos.
R= O ambiente institucional refere aos conjuntos de leis ambientais, trabalhistas, tributárias e comerciais, bem como, as normas e padrões de comercialização. Portanto, são instrumentos que regulam as transações comerciais e trabalhistas. O ambiente organizacional é estruturado por entidades na área de influência da cadeia produtiva, tais como: agências de fiscalização ambiental, agências de créditos, universidades, centros de pesquisa e agências credenciadoras.
5. Qual aplicabilidade do conceito de cadeia produtiva?
R= Visualizar a cadeia de forma integral, identificar as debilidades e potencialidades, motivar o estabelecimento de cooperação técnica, identificar gargalos e elementos faltantes e certificar quanto aos fatores condicionantes de competitividade em cada segmento. Sob a ótica de cada participante, elemento da cadeia, a maior vantagem da adoção do conceito está no fato de permitir entender a dinâmica da cadeia, principalmente, na compreensão dos impactos decorrentes de ações internas e externas, respectivamente.
...