A Gestão de Resíduos Sólidos do Setor Moveleiro
Por: Malupalta • 5/4/2018 • Artigo • 5.168 Palavras (21 Páginas) • 242 Visualizações
LOGÍSTICA REVERSA
Gestão de Resíduos Sólidos do Setor Moveleiro
Luiz Fenrique Camargo
André Luis Paltani
RESUMO: No ambiente organizacional além da pressão por responsabilidade socioambiental, tem que otimizar os recursos para se manter no mercado cada vez mais competitivo. É preciso adotar medidas de acordo com os preceitos empresariais que objetivam encontrar soluções para questões ambientais. O objetivo deste artigo é discorrer sobre a questão do tratamento de resíduos reversos em organizações moveleiras, sob o ponto de vista da responsabilidade socioambiental. Para tanto a metodologia usada foi a pesquisa de uma revisão de literatura. Concluiu-se que que a logística reversa configura uma ferramenta importante para auxiliar o setor produtivo, no sentido de se corrigir os danos ambientais, embora inicialmente ser compreendida como um processo que traz um custo adicional. Di ponto de vista econômico o seu ciclo de vida inclui também outros custos que estão relacionados a todo o gerenciamento do seu fluxo reverso. Do ponto de vista ambiental, esta é uma forma de avaliar qual o impacto que um produto traz ao meio ambiente durante toda sua vida.
Palavras-chave: Logística reversa. Resíduos industriais. Indústria moveleira.
ABSTRACT: In the organizational environment beyond the pressure for socio-environmental responsibility, it is necessary to optimize resources to remain in the increasingly competitive market. It is necessary to adopt measures in accordance with the corporate precepts that seek to find solutions to environmental issues. The objective of this article is to discuss the issue of the treatment of reverse residues in furniture organizations, from the point of view of social and environmental responsibility. Therefore, the methodology used was the research of a literature review. It was concluded that reverse logistics is an important tool to assist the productive sector in the correction of environmental damage, although initially it is understood as an additional cost process. From the financial point of view, it is evident that in addition to the costs of purchasing raw material, production, storage and storage, the life cycle also includes other costs that are related to the entire management of its reverse flow. From the environmental point of view, this is a way of assessing what impact a product brings to the environment throughout its life.
Key-words: Reverse logistics. Industrial waste. Furniture industry.
1 INTRODUÇÃO
O tema em questão trata-se de um assunto que tem relação direta no lucro da empresa, a logística tem desempenhado um papel relevante na estratégia competitiva das organizações que atuam com o gerenciamento da cadeia de suprimento, conhecido como Suplly Chain Management (LEITE, 2009).
Diversos outros também são os motivos que tornam a logística reversa um assunto tão importante nos dias atuais, dentre eles: a redução do ciclo de vida mercadológico dos produtos, o surgimento de novas tecnologias e de novos materiais em suas constituições, sua obsolescência precoce, a ânsia descontrolada dos consumidores por novos lançamentos e os altos custos de reparos dos bens diante de seu preço de mercado.
Atualmente a logística reversa é de suma importância, pois além de gerar retorno econômico, contribui para a sustentabilidade do planeta. Além disso, a necessidade do gerenciamento destes resíduos, através da logística reversa é, ainda, mais importante quando devido legislação que por meio da Lei 12.305/10 trata da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a qual dentre vários aspectos estabelece a responsabilidade compartilhada entre os atores envolvidos na geração de resíduos sólidos, além da implementação de processos de logística reversa.
Nesse contexto, o objetivo deste artigo é discorrer a questão do tratamento de resíduos sólidos em indústrias moveleiras, sob o ponto de vista da responsabilidade sócio-ambiental.
2 MATERIAIS E MÉTODOS
Para atingir os objetivos propostos no estudo, optou-se pesquisa bibliográfica por meio de revisão de literatura, com abordagem qualitativa. Para buscar o conhecimento sobre o tema objeto deste estudo, a pesquisa bibliográfica foi essencial, pois conforme Gil (2006), ela fornece ao pesquisador busca em materiais já elaborados, consequentemente, envolve uma série de fenômenos, tornando-a muito mais ampla do que aquela que poderia ser pesquisada diretamente.
Apesar de não existirem regras únicas para a realização deste tipo de pesquisa, Marconi e Lakatos (2005) apontam alguns passos importantes para o seu desenvolvimento, que são: exploração das fontes bibliográficas; leitura do material, que deverá ter um caráter seletivo, possibilitando a retenção do essencial para o desenvolvimento da pesquisa e conclusões a partir da análise dos dados, onde se deve estar atento aos objetivos definidos no início da investigação.
Os dados foram coletados por meio de levantamento das produções científicas sobre e legislação vigentes produzidas nos últimos 15 anos.
3 REVISÃO DE LITERATUERA
3.1 Logística Reversa
A Logística consiste no planejamento execução, controle e melhoramento dos recursos e processos envolvidos com o que foi definido anteriormente como logística. A Gestão Logística visa ao gerenciamento eficaz e integrado dos recursos e processos logísticos.
Conforme Novaes (2001, p. 44):
[...] a logística moderna basicamente se originou durante a Segunda Guerra Mundial. No pós guerra, a indústria buscou preencher as lacunas de demanda que existiam no mercado consumidor e passou a aproveitar a capacidade ociosa e os novos processos de produção em série. Com as novas mudanças que foram acontecendo no sistema produtivo e logístico, as empresas foram forçadas a desenvolverem uma nova mentalidade de ecodesenvolvimento.
Assim, empregaram esforções nas questões sociais e políticas, fazendo as mudanças ambientais que afetam o seu desempenho mais flexíveis. Este fato, refletiu nas elaborações das declarações de missões organizacionais.
Os consumidores estão cada vez mais preocupados com as questões ambientais e exigem mais informações sobre os impactos dos produtos e processos no meio ambiente,
...