TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão e Aspectos Sociais

Por:   •  28/10/2017  •  Monografia  •  2.822 Palavras (12 Páginas)  •  2.379 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

RAFAEL CARLOS DA SILVA RIBEIRO

Gestão e Aspectos Sociais

[pic 3]

João Monlevade

2017

RAFAEL CARLOS DA SILVA RIBEIRO

Gestão e Aspectos Sociais

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tenologia em Superior de Tecnologia em Logística da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Atividades Interdiscplinares.

Profs. Henry Tetsuji Nonaka, Marco Ikuro Hisatomi, Ewerton Taveira Cangussu, Maria Carolina Antônio e Bruno Montenegro.

                                                     

João Monlevade

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................4

1.MODELOS DE GESTÃO.....................................................................................5

2.GESTÃO DE PROJETOS....................................................................................7

3.EMPREENDEDORISMO....................................................................................10

4.HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE..................................................................11

5.LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA...........................................................12

6.CONCLUSÃO......................................................................................................13

REFERÊNCIAS......................................................................................................14


 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com a finalidade de constatar de forma clara e objetiva, como compreender e aplicar conceitos de gestão, por meio do entendimento de modelos e projetos, bem como a relação deles com os aspectos humanos que envolvem empreendedorismo, legislação social e trabalhista para a vivência em sociedade. Passamos a abordar as principais dificuldades da Ecoplastico que fazia parte do cotidiano da empresa, para entender quais as mudanças seriam necessárias a fim de gerar um novo ambiente de trabalho satisfatório, agradável e motivador.

 1.MODELOS DE GESTÃO

A gestão organizacional é responsável por definir estratégias efetivas e assertivas para o crescimento e expansão dos resultados da organização. Essas estratégias devem estar alinhadas à missão e políticas da empresa. Comum no contexto empresarial, a Cultura Organizacional significa a junção de valores, crenças, normas e rituais adotadas por uma empresa. São as normas e condutas que regem a empresa, bem como a missão e visão organizacional. A gestão organizacional também é responsável por avaliar o desempenho dos funcionários, além de promover melhorias, benefícios e desenvolvimento contínuo dos colaboradores para que estes sejam profissionais produtivos e com foco nos resultados. Uma boa gestão sabe investir nas pessoas, uma vez que o maior bem de uma organização é o capital humano (valor de cada indivíduo que contribui para o crescimento da empresa). Toda empresa almeja bons profissionais, mas para conquistá-los é preciso ter uma equipe motivada e comprometida com a organização. Levando em conta que os funcionários estão apresentando resistência e não estão satisfeitos, devemos primeiramente mudar isso, o que podemos fazer? Motivar os colaboradores. Colaboradores motivados, espírito de equipe e cooperação. Essas são algumas das principais características que muitos gestores buscam para alcançar o êxito de suas organizações. Gerar comprometimento da equipe no dia a dia de trabalho é fundamental para obter bons resultados. Profissionais comprometidos se empenham mais, se esforçam mais, produzem mais e, consequentemente, rendem muito mais. Invista em Pessoas: invista em seus colaboradores, proporcione recursos para que eles se desenvolvam e se aprimorem cada vez mais; proporcione um ambiente de trabalho tranquilo: não tem nada pior do que trabalhar em um ambiente em que não há respeito mútuo e organização. É função do líder propiciar um ambiente de trabalho equilibrado para que cada um possa expandir seu potencial infinito; Ouça os colaboradores: quando a empresa valoriza seus funcionários e dá a liberdade para que cada um contribua com ideias, faz com que todos se sintam importantes e parte fundamental da equipe, gerando assim, cada vez mais dedicação e comprometimento com o dia a dia de trabalho; Resolva os conflitos: os conflitos podem existir em qualquer lugar, mesmo nos melhores ambientes organizacionais, principalmente porque as organizações são constituídas por pessoas únicas, cada uma com suas características e particularidades. A função dos líderes é entender, respeitar e aceitar cada indivíduo como ele é e aproveitar cada talento em especial em prol dos bons resultados.

O trabalho provoca diferentes graus de motivação e satisfação, principalmente, quanto à forma e ao meio no qual se desempenha a tarefa a medida que o indivíduo está inserido no contexto organizacional, está sujeito a diferentes variáveis que afetam diretamente o seu trabalho. Atualmente, existe uma preocupação na saúde do indivíduo neste contexto, pois se relaciona, principalmente, com a produtividade da empresa. Ou seja, para que se atinja produtividade e qualidade, é preciso ter indivíduos saudáveis e atribuídos de qualidade. Em contrapartida, a organização atua de forma onde muitas vezes pressiona-se o indivíduo, levando-o a estados de doenças, de insatisfação e desmotivação. Além disso, há uma série de mudanças organizacionais que gerentes e empregadores podem fazer para reduzir os danos causados a honra e a saúde no local de trabalho, estas incluem: Melhorar a comunicação: compartilhar informações com os funcionários para reduzir a incerteza sobre seu trabalho no futuro, definir claramente os papéis e responsabilidades dos trabalhadores, fazer comunicação amigável e eficiente. Consultar os funcionários: dar aos trabalhadores oportunidades de participação nas decisões que afetam seus postos de trabalho, consultar os funcionários sobre como programar e trabalhar as regras. Além disso, certificar-se de que a carga de trabalho é adequada para os funcionários, evitar prazos irrealistas, mostrar que os trabalhadores são avaliados, oferecer recompensas e incentivos, elogiar o trabalho de bom desempenho, verbalmente e oficialmente, através de sistemas, como o funcionário do mês, fornecer oportunidades de progressão na carreira, promover um clima de trabalho “empresarial” que dá aos funcionários mais controle sobre seu trabalho, são algumas das atitutes que o empregador que busca a geração de valor a partir da motivação do quadro de colaboradores deve colocar em prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (199.2 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com