A Gestão e Aspectos Sociais
Por: rafelc • 28/10/2017 • Monografia • 2.822 Palavras (12 Páginas) • 2.379 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
RAFAEL CARLOS DA SILVA RIBEIRO
Gestão e Aspectos Sociais
[pic 3]
João Monlevade
2017
RAFAEL CARLOS DA SILVA RIBEIRO
Gestão e Aspectos Sociais
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tenologia em Superior de Tecnologia em Logística da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Atividades Interdiscplinares.
Profs. Henry Tetsuji Nonaka, Marco Ikuro Hisatomi, Ewerton Taveira Cangussu, Maria Carolina Antônio e Bruno Montenegro.
João Monlevade
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................4
1.MODELOS DE GESTÃO.....................................................................................5
2.GESTÃO DE PROJETOS....................................................................................7
3.EMPREENDEDORISMO....................................................................................10
4.HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE..................................................................11
5.LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA...........................................................12
6.CONCLUSÃO......................................................................................................13
REFERÊNCIAS......................................................................................................14
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado com a finalidade de constatar de forma clara e objetiva, como compreender e aplicar conceitos de gestão, por meio do entendimento de modelos e projetos, bem como a relação deles com os aspectos humanos que envolvem empreendedorismo, legislação social e trabalhista para a vivência em sociedade. Passamos a abordar as principais dificuldades da Ecoplastico que fazia parte do cotidiano da empresa, para entender quais as mudanças seriam necessárias a fim de gerar um novo ambiente de trabalho satisfatório, agradável e motivador.
1.MODELOS DE GESTÃO
A gestão organizacional é responsável por definir estratégias efetivas e assertivas para o crescimento e expansão dos resultados da organização. Essas estratégias devem estar alinhadas à missão e políticas da empresa. Comum no contexto empresarial, a Cultura Organizacional significa a junção de valores, crenças, normas e rituais adotadas por uma empresa. São as normas e condutas que regem a empresa, bem como a missão e visão organizacional. A gestão organizacional também é responsável por avaliar o desempenho dos funcionários, além de promover melhorias, benefícios e desenvolvimento contínuo dos colaboradores para que estes sejam profissionais produtivos e com foco nos resultados. Uma boa gestão sabe investir nas pessoas, uma vez que o maior bem de uma organização é o capital humano (valor de cada indivíduo que contribui para o crescimento da empresa). Toda empresa almeja bons profissionais, mas para conquistá-los é preciso ter uma equipe motivada e comprometida com a organização. Levando em conta que os funcionários estão apresentando resistência e não estão satisfeitos, devemos primeiramente mudar isso, o que podemos fazer? Motivar os colaboradores. Colaboradores motivados, espírito de equipe e cooperação. Essas são algumas das principais características que muitos gestores buscam para alcançar o êxito de suas organizações. Gerar comprometimento da equipe no dia a dia de trabalho é fundamental para obter bons resultados. Profissionais comprometidos se empenham mais, se esforçam mais, produzem mais e, consequentemente, rendem muito mais. Invista em Pessoas: invista em seus colaboradores, proporcione recursos para que eles se desenvolvam e se aprimorem cada vez mais; proporcione um ambiente de trabalho tranquilo: não tem nada pior do que trabalhar em um ambiente em que não há respeito mútuo e organização. É função do líder propiciar um ambiente de trabalho equilibrado para que cada um possa expandir seu potencial infinito; Ouça os colaboradores: quando a empresa valoriza seus funcionários e dá a liberdade para que cada um contribua com ideias, faz com que todos se sintam importantes e parte fundamental da equipe, gerando assim, cada vez mais dedicação e comprometimento com o dia a dia de trabalho; Resolva os conflitos: os conflitos podem existir em qualquer lugar, mesmo nos melhores ambientes organizacionais, principalmente porque as organizações são constituídas por pessoas únicas, cada uma com suas características e particularidades. A função dos líderes é entender, respeitar e aceitar cada indivíduo como ele é e aproveitar cada talento em especial em prol dos bons resultados.
O trabalho provoca diferentes graus de motivação e satisfação, principalmente, quanto à forma e ao meio no qual se desempenha a tarefa a medida que o indivíduo está inserido no contexto organizacional, está sujeito a diferentes variáveis que afetam diretamente o seu trabalho. Atualmente, existe uma preocupação na saúde do indivíduo neste contexto, pois se relaciona, principalmente, com a produtividade da empresa. Ou seja, para que se atinja produtividade e qualidade, é preciso ter indivíduos saudáveis e atribuídos de qualidade. Em contrapartida, a organização atua de forma onde muitas vezes pressiona-se o indivíduo, levando-o a estados de doenças, de insatisfação e desmotivação. Além disso, há uma série de mudanças organizacionais que gerentes e empregadores podem fazer para reduzir os danos causados a honra e a saúde no local de trabalho, estas incluem: Melhorar a comunicação: compartilhar informações com os funcionários para reduzir a incerteza sobre seu trabalho no futuro, definir claramente os papéis e responsabilidades dos trabalhadores, fazer comunicação amigável e eficiente. Consultar os funcionários: dar aos trabalhadores oportunidades de participação nas decisões que afetam seus postos de trabalho, consultar os funcionários sobre como programar e trabalhar as regras. Além disso, certificar-se de que a carga de trabalho é adequada para os funcionários, evitar prazos irrealistas, mostrar que os trabalhadores são avaliados, oferecer recompensas e incentivos, elogiar o trabalho de bom desempenho, verbalmente e oficialmente, através de sistemas, como o funcionário do mês, fornecer oportunidades de progressão na carreira, promover um clima de trabalho “empresarial” que dá aos funcionários mais controle sobre seu trabalho, são algumas das atitutes que o empregador que busca a geração de valor a partir da motivação do quadro de colaboradores deve colocar em prática.
...