A Gestão por Competências
Por: engcomputacao • 9/2/2019 • Trabalho acadêmico • 2.031 Palavras (9 Páginas) • 104 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância 01 |
Disciplina/Unidade de Aprendizagem: Gestão por Competências
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
- Demonstre capacidade crítica, não se limite a copiar ou transcreve o material disponibilizado.
- Pesquise, aprofunde o conhecimento, use sua experiência e exemplos reais para sustentar suas respostas.
- Procure responder cada questão em no mínimo 30 linhas.
Questão 1: A gestão de pessoas surgiu para atender as necessidades dos indivíduos que compõem as organizações e, atualmente, é considerada uma área estratégica das organizações que pode levar uma empresa ao sucesso ou ao fracasso. De fato, hoje, o denominado capital intelectual representa o valor do fator humano na chamada “Era do Conhecimento”. Mas não foi sempre assim, pois antes de chegarmos à Era do Conhecimento e à moderna gestão de pessoas por competência, houve grandes mudanças ao longo da história. Nesse contexto, explique a figura abaixo. (2,5pontos).
[pic 4]
Questão 2: Analise a charge abaixo e com base no que estudou até agora, apresente uma definição de competência que, em sua opinião, mais se adéqua ao mundo do trabalho no século XXI (2,5 pontos).
[pic 5]
Fonte: http://www.campanhasportoseguro.com.br/hotsites/vida-e-previdencia/boletim-3/charges.html
Questão 3: Como ilustra a figura abaixo, a partir da década de 1990, temos vivenciado uma série mudanças ocasionadas pelo avanço tecnológico nas comunicações. A internet se expandiu rapidamente pelo mundo, modificando a forma de as pessoas se comunicarem e terem acesso às informações. As notícias estão à disposição quase que em tempo real. As distâncias foram relativizadas pelos espaços virtuais, o comércio eletrônico cresce a cada dia. As inovações ocorrem em ritmo cada vez mais rápido, gerando saberes obsoletos, também em velocidade.
[pic 6]
Considerando esse cenário, explique os modos de manifestação dos saberes segundo Le Boterf. (2,5 pontos)
Questão 4: Após assistir ao vídeo de Mário Sérgio Cortella sobre a aplicação do Taylorismo nos dias atuais, disponível no seguinte link https://www.youtube.com/watch?v=N3FAPQOPW2A, aponte os pontos positivos e negativos da prática da escola Científica na gestão de empresas/pessoas atualmente. (2,5 pontos).
RESPOSTAS
Questão 1:
Antes de chegar à Era do Conhecimento, a sociedade passou por grandes transformações, chamadas de ondas na figura. Uma onda vai sendo formada quando as pessoas mudam seus valores, crenças e comportamentos.
A primeira onda vivida pela humanidade foi marcada pela Era Agrícola. A criação da agricultura possibilitou a transformação de caçadores e coletores nômades em plantadores e criadores com local fixo, originando as cidades e as civilizações. Neste período a riqueza se dava pela posse de terras e pela exploração para produção de alimentos. Para cultivar a terra era necessário muito esforço físico, pois as atividades eram feitas de forma manual. Esta onda de 5000 anos terminou com o fim do feudalismo.
A segunda onda vivida pela humanidade foi marcada pela Era Industrial. Neste período a riqueza passou a ser gerada com a fabricação de produtos em série. Trabalhadores realizavam atividades braçais e repetitivas, e a maior parte do lucro ficava com os donos das empresas, que possuíam as máquinas e o capital. Esta onda durou bem menos tempo que a primeira, cerca de 300 anos.
Nas mais ondas atuais, marcadas pelas Eras da Informação e do Conhecimento, a riqueza deixou de ser gerada pelos músculos para ser gerada pelo cérebro. Trabalhos de força bruta passaram a ser executados por máquinas e até automatizados, como em uma linha de montagem de um carro, ou em uma colheita através de máquinas. Os trabalhadores, agora chamados de colaboradores, interpretam os dados e geram conhecimento para as empresas. A valorização das empresas se dá pela inovação e pelas descobertas dos colaboradores. A gestão de pessoas surgiu para auxiliar no desenvolvimento dos colaboradores que compõem as organizações, tornando-se uma área estratégica das organizações.
Comparando a duração de cada uma das ondas se verifica que elas foram reduzidas de maneira expressiva, onde a onda da Informação durou apenas algumas décadas. Este comportamento também pode ser observado no ritmo das mudanças tecnológicas das últimas décadas.
Na Era Industrial, a maior parte do valor de venda do produto ficava com quem transformava o produto e não com quem o plantava. Já na era da informação e do conhecimento, quem passou a ficar com a maior parte do valor do produto foi quem gerou a informação e o conhecimento.
O aumento na quantidade de informações disponíveis tem ocorrido exponencialmente, alavancado pela melhoria nos meios de comunicações. Atualmente, para dar conta de analisar o grande volume de informações, as organizações necessitam não apenas do “músculo”, mas também do “cérebro” de seus integrantes. Tecnologias da informação, como “Big Data” e “Business Intelligence”, têm sido cada vez mais utilizadas para auxiliar no processamento e armazenamento deste volume absurdo de informações.
Questão 2:
Durante as minhas experiências em grandes empresas, tenho observado pessoas que passaram por seleções disputadas, que possuem bons conhecimentos e capacidades, mas que não conseguem desempenhar de maneira satisfatória. Pode-se ter um bom conhecimento teórico e não saber aplicá-lo da maneira e no momento adequados.
...