A IMPLANTAÇÃO DA CURVA ABC PARA GESTÃO DE ESTOQUES
Por: Fernando Müller • 7/7/2022 • Artigo • 3.766 Palavras (16 Páginas) • 146 Visualizações
IMPLANTAÇÃO DA CURVA ABC PARA GESTÃO DE ESTOQUES
IMPLANTATION OF THE ABC CURVE FOR STOCK MANAGEMENT
Fernando Müller da Silva Fernandes[1]
Raphael Pereira[2]
Resumo: Uma das ferramentas mais utilizadas quando o assunto é controle de estoques é o método ABC. Esse método, visualizado através de uma curva, a curva ABC busca o relacionamento entre o consumo do estoque, o investimento aplicado e a quantidade de itens que formam o estoque. O objetivo deste trabalho é apresentar a implantação da curva ABC para a gestão de estoques em uma empresa de comércio varejista do ramo de tintas, através de uma pesquisa descritiva e qualitativa por meio da observação, descrição, classificação e interpretação das características dos produtos, em quantidades e valores, utilizando-se de um relatório analítico fornecido pelo setor contábil da empresa. As informações dos itens estocados referentes a uma determinada marca de tinta são representadas através de um gráfico que mostra a porcentagem em relação às vendas dos itens de cada classe ABC. O resultado mostra para classe A, B ou C de interesse do lojista, onde está aplicado seu capital. Através da curva ABC foi possível ao proprietário do comércio varejista estudado identificar quais itens necessitam maior gerenciamento do estoque. É importante ao proprietário ter em mente que certos produtos representam maiores custos ao permanecerem estocados. O uso de estoque imobiliza capital e ainda gera custos, tais como armazenagem, seguro, deterioração e obsolescência e ainda o custo de oportunidades. O estoque é sempre uma vantagem, ao conciliar a entrega de produtos com suas referidas demandas evitando um conflito destes, o que reforça a ideia de gerencia-los através da curva ABC.
Palavras-Chave: Curva ABC. Gestão de estoque. Comércio varejista.
Abstract: One of the most used tools when it comes to inventory control is the ABC method. This method, viewed through a curve, the ABC curve searches the relationship between the consumption of the stock, the investment applied and the quantity of items that make up the stock. The objective of this work is to present the ABC curve for stock management in a retail company of the paint sector, through a descriptive and qualitative research through the observation, description, classification and interpretation of the characteristics of the products, in quantities and values, using an analytical report provided by the company's accounting sector. Information on stock items for a particular ink brand is represented by a chart showing the percentage of sales of items in each ABC class. The result shows for class A, B or C of the tenant's interest, where its capital is applied. Through the ABC curve it was possible for the owner of the retailer studied to identify which items need greater inventory management. It is important for the owner to keep in mind that certain products represent higher costs when they remain stocked. The use of inventory immobilizes capital and still generates costs, such as storage, insurance, deterioration and obsolescence, and the cost of opportunities. The stock is always an advantage, when reconciling the delivery of products with their aforementioned demands avoiding a conflict of these, which reinforces the idea of managing them through the ABC curve.
Keywords: ABC curve. Inventory management. Retail business.
1 INTRODUÇÃO
As micro e pequenas empresas (MPE) colaboram efetivamente para o país em diversos aspectos econômicos e sociais sendo fontes dinamizadoras da economia do Brasil, e os motores da economia brasileira. Os donos de pequenos negócios estão cada vez mais otimistas com o futuro da economia brasileira. O percentual de empresários que acreditam que a economia brasileira irá melhorar em 2018, passou de 31%, em junho de 2017 atingindo 42,9% em dezembro daquele ano (SEBRAE, 2017).
Apesar de todo otimismo e com toda essa importância no cenário brasileiro para o desenvolvimento econômico e social, Mollo (2015) relata que estas empresas enfrentam grandes limitações no que diz respeito à continuidade de suas atividades. Dentre os vários fatores que levam as empresas a fecharem suas portas antes de completarem os cinco anos de funcionamento, destacam-se a falta ou a forma incorreta de gestão, incluso aí o controle dos estoques.
Os estoques são considerados capital imobilizado por não gerarem lucros imediatos à organização (FERNANDES; MORAES; VILAMAIOR, 2011). Contudo, eles trazem uma certa segurança evitando a falta de produtos, garantindo assim a disponibilidade destes ao cliente. Desta forma, a gestão de estoques visa o equilíbrio entre oferta e demanda, podendo inclusive se tornar um diferencial para as empresas (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2009).
Segundo Betts et al. (2008), o estoque permite às organizações tirarem vantagens das oportunidades em curto prazo. Além disso, um estoque baixo pode ocasionar elevados custos de falta de produtos, e por outro lado, altos estoques podem acarretar custos operacionais e afetar o capital de giro da empresa (GARCIA et al., 2006).
Para Dias (2012), a gestão de estoque tem como objetivo garantir a máxima disponibilidade dos produtos, com o menor estoque possível. Assim, gestão de estoque é administrar a produção ou compra de mercadorias de modo que não faltem produtos aos consumidores no momento certo ao menor capital investido possível.
A curva ABC é um método de categorização de produtos, que atua em auxílio ao controle de estoque em uma empresa. Consiste na classificação de mercadorias a partir da sua contribuição ao faturamento, priorizando aquelas que são as mais relevantes para o negócio e não somente pelo maior custo delas (CARVALHO, 2002).
Diante da importância de diagnosticar os itens disponíveis em estoque, pode-se observar o sistema de análise ABC como possível ferramenta de auxílio, e surge então o seguinte questionamento: Até que ponto o sistema de análise ABC é útil no gerenciamento dos estoques em uma loja de tintas?
O objetivo deste trabalho é apresentar a gestão de estoques com a utilização da curva ABC para uma empresa de comércio varejista do setor de tintas, para na fase de projeto retratar como deve feito o controle de estoques da empresa a fim de uma eficiente estratégia de compras e vendas que possa agregar maior vantagem competitiva para a empresa
Justifica-se esse trabalho pelo interesse pessoal do acadêmico, proprietário da loja
Desde 2015, com o aprofundamento da crise econômica brasileira que fez com que o país transitasse entre um boom econômico e uma recessão, o PIB do setor da construção civil despencou mais que o PIB nacional (AECWEB, 2017).
...