A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA NA GESTÃO PÚBLICA
Por: maiconcurcino • 14/2/2016 • Artigo • 706 Palavras (3 Páginas) • 972 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA NA GESTÃO PÚBLICA
FernandaVaz Alves
fernandavazcontabilidade@gmail.com
Curso de Pós Graduação em Controladoria e Finanças
Polo de Araguari –MG
Orientador: Mestre Carmelinda Parizzi
Resumo
Este documento apresenta a importância da Controladoria no Setor Público; destacando a mesma como uma atividade de conhecimento híbrido que mescla tanto a Administração quanto a Contabilidade sendo uma grande ferramenta de gestão para tomada de decisões, destacamos ainda mais sua importância quando se trata da controladoria do setor público, já que as decisões são de interesse Geral, ou seja a tomada de decisão deve ser feita para beneficiar a sociedade de forma mais ampla.
O objetivo maior da Controladoria é proteger o patrimônio. O responsável pela controladoria é chamado de Controller ou controlador , esse profissional trabalhará com o operacional, o econômico, o financeiro e também com o patrimonial . O Controle interno executará seu trabalho baseado em um sistema de informação que deve ser alimentado em todos os outros setores de forma eficiente e por profissionais capacitados, no entanto o profissional da Controladoria Pública deve ter uma bagagem sólida de conhecimento na área Contábil e também em gestão organizacional , já que terá que fazer certas conferências antes da decisão. Esse trabalho nos mostra o quanto a ausência ou a ineficiência do controle Interno em uma Organização Pública tende a perder recursos ou utiliza-los de maneira menos favorável a sociedade geral.
Palavras-chave: Controladoria. Importância. Controle Interno.
Introdução
A controladoria pode ser vista como um ramo do conhecimento que foi consituida a partir de dados teóricos e práticos na qual pode gerir aspectos economicos,financeiros, operacional e patrimonial ,referente a gestão organizacional; É uma área de consultoria e assessoria . Devido ao crescimento da tecnologia , da competitividade e a exigência do consumidor o controle Interno é o instrumento para a otimização do poder de decisão. A controladoria mescla conhecimentos adquiridos na Administração e na contabilidade, portanto como falamos no parágrafo anterior , a Controladoria se tornou uma ferramenta de grande potencial para a tomada de decisão em uma organização sendo esta de origem pública ou privada; Por se tratar de uma fusão das duas esferas ( administrativas e contábil) , ela pode ser dividida em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, entretando apesar da divisão, na prática a duas se unem novamente e fica sobre um único departamento ou um único profissional que geralmente é chamado de Controller ou Controlador.
O Controller deve planejar, organizar , controlar e dirigir todos os custos e riscos de uma organização , visando sempre maximizar o sucesso da mesma.
Os parâmetros do controle se divide:
- Quanto a forma
o Unitários;
o Intervalares;
- Quanto a origem:
o Internos;
o Externos;
Os Principios da Controladoria:
A Controladoria prega dois príncipios, são eles:
- Princípio do Controle Futuro
Este Príncipio nos fala da antecipação dos problemas, da prevenção, ou seja analisando o presente , prevendo os possíveis problemas futuros para evita-los antes que tomem dimensão, é sempre necessário que o Controller seja atualizadoe experiente, pois somente assim conseguirá executar este pricipio com ética e sabedoria.
...