A IMPORTÂNCIA DE SISTEMAS DE TRANSPORTES PARA A ECONOMIA DE UMA DETERMINADA REGIÃO
Por: Alane Ximenes • 11/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.334 Palavras (6 Páginas) • 211 Visualizações
ALANE XIMENES DUTRA
DISCIPLINA 12 - ATIVIDADE 02
CAMOCIM – CE
MARÇO 2018
A IMPORTÂNCIA DE SISTEMAS DE TRANSPORTES PARA A ECONOMIA DE UMA DETERMINADA REGIÃO
O transporte eficiente desempenha um papel importante na manutenção do Estado com suas estradas, hidrovias e ferrovias. A boa qualidade dos meios de transportes sempre teve uma relevante importância para conquista e manutenção de impérios. A primeira visão de logística de transporte veio com o exercito em tempos de guerra, que precisava da eficiência no transporte para o abastecimento de armas e comidas. O império Romano assim como a Alemanha na Segunda Guerra Mundial utilizaram desse mecanismo nas suas conquistas.
Os transportes referem-se ao conjunto de instrumentos técnicos e materiais utilizados na locomoção de pessoas e cargas de um lugar para o outro. No desenvolvimento dos países e das sociedades, os meios de transporte são um dos principais instrumentos para garantir a infraestrutura do suporte material para que tal crescimento aconteça.
Ballou(2011, p.119) identifica a atividade de transporte como fundamental para a economia desenvolvida, conforme pode ser observado abaixo:
Basta comparar as economias de uma nação desenvolvida e de outra em desenvolvimento para enxergar o papel do transporte na criação de alto nível de atividade na economia. Nações em desenvolvimento têm, normalmente, produção e consumo ocorrendo no mesmo lugar, com boa parte da força de trabalho engajada na produção agrícola e porcentagem menor da população vivendo em áreas urbanas. À medida que serviços de transporte mais baratos vão-se disponibilizando, a estrutura econômica começa a assemelhar-se à de uma economia desenvolvida: grandes cidades resultam a partir da migração para os centros urbanos, regiões geográficas limitam-se a produzir um leque menor de itens e o nível de vida médio começa a elevar-se. Especificamente, o melhor sistema de transporte contribui para (1) aumentar a competição no mercado, (2) garantir a economia de escala de produção e (3) reduzir preço das mercadorias.
Os transportes junto com a comunicação são dois elementos estratégicos para qualquer país ou governo. Quanto maior o crescimento econômico de um determinado país/região (maior presença de indústrias, atividades agrárias e comerciais), maior a demanda e a pressão sobre os meios de transporte. Esses meios de transportes precisam de uma estrutura adequada para suportar essa carga, caso contrário o desenvolvimento desse país/região encontrará maiores desafios, perdendo mercado para outros mais desenvolvidos.
Conforme Fleury (2006, p. 240), o investimento em infraestrutura de transporte deve ser visto como um investimento de longo prazo:
Da mesma forma que o investimento em educação cria condições de tornar o cidadão mais produtivo no médio e no longo prazo, o investimento em infraestrutura abre oportunidades para deslanchar o desenvolvimento regional, abafado pela incapacidade de deslocar sua produção e suas riquezas naturais do ponto da produção para o ponto do consumo.
Os benefícios gerados pela implementação de infraestrutura de transporte de boa qualidade são diversos, dentre muitos os mais importantes são:
- Redução no tempo de viagem;
- Custo de transporte
- Segurança
- Ganhos sociais para a população afetada pelo projeto;
- Criação de empregos nas etapas de implementação, operação e manutenção;
- Capacitação regional de diversificação econômica;
- Aumento da atratividade econômica regional.
REDUÇÃO NO TEMPO DE VIAGEM
O tempo que é gasto efetuando transporte não agrega valor ao produto, ou seja, é improdutivo do ponto de vista econômico. A qualidade da infraestrutura de transporte é relevante no tempo de viagem, podendo tornar projetos antes inviáveis em boas oportunidades.
CUSTO DE TRANSPORTE
O transporte representa uma grande parcela dos custos logísticos de uma empresa, sendo grande a importância do investimento em transportes no Brasil para que se tenha um produto nacional mais competitivo e acessível à população brasileira.
SEGURANÇA
Os acidentes de trânsito representa para o Brasil uma parcela muito grande de mortes não naturais. A imprudência é o fator principal de causas de acidentes no país, porém não podemos descartar a má sinalização e defeitos nas vias como multiplicadores desses acidentes.
GANHOS SOCIAIS PARA A POPULAÇÃO AFETADA PELO PROJETO
A mobilidade de transporte garante que a população se desloque por maiores distâncias, aproximando-a de novos empregos, hospitais e lazer.
CRIAÇÃO DE EMPREGOS NAS ETAPAS DE IMPLEMENTAÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO
Projetos de infraestrutura de transporte necessitam de um investimento alto pelo governo, demandando para sua construção, manutenção e operação uma grande quantidade de mão de obra. A tendência é fazer o uso de mão-de-obra da região onde será implementado o projeto. Dessa forma gerando empregos e movimentando a economia regional.
CAPACITAÇÃO REGIONAL DE DIVERSIFICAÇÃO ECONÔMICA
Uma infraestrutura de transportes inadequada condiciona um impedimento para a diversidade econômica de uma nação. No caso de produtos perecíveis, a velocidade e confiabilidade do transporte é um fator importante para que o negócio tenha sucesso. Já o desenvolvimento industrial necessita que suas fábricas de beneficiamento tenham meios de transportes eficientes para que estas sejam abastecidas com diversos tipos de matéria-prima, e para que seu produto final seja transportado de modo eficiente.
AUMENTO DA ATRATIVIDADE ECONÔMICA REGIONAL
As empresas preferem investir em locais onde a infraestrutura provida pelo estado é melhor, pois esta estrutura permite o eficiente transporte de serviços e mercadorias.
SISTEMA DE TRANSPORTE PRESENTE EM CAMOCIM
O principal modal de transporte utilizado para a condução de cargas e deslocamento da população é o rodoviário. São utilizados veículos como caminhões e caminhonetes para o escoamento de peixe, principal produto econômico da cidade. Para o deslocamento intermunicipal da população é utilizado o ônibus, o veículo utilitário misto - as famosas topiques -, além do transporte em caráter precário feito por camionetas aos interiores da cidade.
...