A ECONOMIA MOÇAMBICANA EM SISTEMA CENTRALIZADA: NOS SECTORES DA AGRICULTURA, INDÚSTRIA E TRANSPORTES
Por: bmaquenzi30 • 8/7/2018 • Monografia • 4.772 Palavras (20 Páginas) • 430 Visualizações
UNIVERSIDADE POLITÉCNICA APOLITÉCNICA ECONOMIA MOÇAMBICANA EM SISTEMA CENTRALIZADA: NOS SECTORES DA AGRICULTURA, INDÚSTRIA E TRANSPORTES Maputo, Outubro de 2017 |
Índice
1. INTRODUÇÃO 3
1.1. Objectivos 4
1.1.1. Geral 4
1.1.2. Específicos 4
2. METODOLOGIA 4
3. ECONOMIA MOÇAMBICANA EM SISTEMA CENTRALIZADA NOS SECTORES DA AGRICULTURA, INDÚSTRIA E TRANSPORTES 5
3.1. Sector da Agricultura 5
3.1.1. As primeiras medidas 5
3.1.2. As formas de produção 6
3.1.2.1. As empresas públicas 6
3.1.2.2. As cooperativas de produção 8
3.1.2.3. O sector privado 8
3.1.2.4. O sector camponês 9
3.2. Sector da Indústria 11
3.2.1. As Directivas Económicas do III Congresso da Frelimo 11
3.2.2. O Programa de Industrialização 13
3.2.3. Fraquezas do Programa de Industrialização 14
3.2.4. Programa de reabilitação económica (pre) e a estratégia de reabilitação industrial 15
3.2.4.1. Os Problemas Conceptuais do Programa 16
3.3. Sector dos Transportes 16
3.3.1. Dinâmica do sector de Transportes (1975 – 1984) 17
3.3.2. O Programa de Reabilitação Económica e o Sector de Transportes 18
4. CONCLUSÃO 19
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
INTRODUÇÃO
Aquando da proclamação da independência, Moçambique viveu momentos de muitas transformações políticas e económicas que tinham como objectivo, melhorar a vida da população e torna-las social e produtivas. A socialização do campo, tornaria o processo produtivo mais competitivo e rentável, o sector familiar era visto como catalizador do crescimento económico da economia moçambicana. Esta pretenção de apostar o sector familiar era para responder os níveis de produção que em 1975-1977 apresentavam, por que o Sistema de produção herdado enfrentava problemas sérios de matérias-primas, falta de mão-de-obra qualificada, a subida do preço de petróleo, entre outros aspectos que marcaram a economia moçambicana naquele período.
Neste âmbito, o trabalho apresenta a evolução da agricultura, indústria e tranportes moçambicana no período pós-independência. Pretende-se destacar as transformações que tinham como objectivo aplicar um modelo de construção socialista em Moçambique, ressaltando-se os aspectos fundamentais relacionados com a agricultura, transportes e indústria. As reformas ao modelo socialista como consequência de uma série de factores, internos e externos, económicos e não económicos, e a aplicação de um Programa de Ajustamento Estrutural (PAE) são referidos no trabalho.
Este trabalho apresenta um capítulo, e está subdividido em três secções; onde a primeira apresenta-se elementos que mais influenciaram a configuração da estrutura agrária existente no momento da independência e apresentam-se as suas características mais importantes; na segunda ressaltam-se os aspecrtos que marcaram o sector da indústria e por último apresenta-se elementos importantes desencadeadas no sector da indústria.
Objectivos
Geral
- Estudar a economia moçambicana no período em que as decisões políticas eram centralmente planificadas.
Específicos
- Analisar os aspectos relevantes do sector da agricultura;
- Apresentar as directrizes económicas e sociais dos sectores da Indústria e transportes.
METODOLOGIA
O método de pesquisa do trabalho foi feito da seguinte forma:
Pesquisa Bibliográfica: que procura explicar e discutir o tema com base em referências teóricas publicadas em livros, revistas, periódicos e actualmente em material disponibilizado na internet (Martins e Lintz, 2000). Para Severino (2010: 125), a pesquisa bibliográfica é aquela que se realiza a partir do registo disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses, etc. Utilização de dados ou de categorias já trabalhadas por outros pesquisadores e devidamente registados.
...