A INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
Por: 203414 • 29/5/2019 • Trabalho acadêmico • 827 Palavras (4 Páginas) • 88 Visualizações
1)Causas do Conflito
R:gerenciamento ineficaz fez com que a empresa não se atentasse às mudanças do mercado e uma série de decisões estratégicas mal tomadas mergulharam a empresa em uma crise econômica que culminou com a demissão dos funcionários e cortes em diversos setores da empresa. Desta forma, a relação entre Empresa e Funcionários deteriora-se por: Experiência de Frustração de uma ou ambas as partes - Funcionários frustrados com a empresa. Diferenças em termos de informações e percepções - Ao não possuir um diálogo aberto inicialmente e já chegar aos funcionários apresentando as demissões e os cortes cria-se o empasse dado que as partes não possuem o mesmo entendimento sobre a situação da empresa.
2) Tipo(s) de Conflito(s) (latente, percebido, sentido, manifesto)
R: Podemos identificar um conflito sentido entre Empresa e Funcionários a partir do momento em que a greve é deflagrada visto que há um claro atrito na relação entre as partes e, por fim, o conflito manifesto quando uma terceira parte (sindicato) toma ciência e se envolve na negociação..
3) Atores da negociação (Aliados, Oponentes, Adversários, Coligados e/ou Meros Interlocutores)
R: Patrão x Funcionários – adversários Não havia confiança na relação entre as partes dada a insegurança criada. Tanto que gerou a greve.
Patrão x Sindicato – Oponentes (A relação iniciou-se com uma divergência de ideias dados os pontos defendidos, porém a relação pautou-se em um ambiente de regras claras, havendo confiança no diálogo. Após atingirem o consenso a relação torna-se de aliados.
Patrão x Chilenos - Meros Interlocutores (Os chilenos não possuiam poder de decisão, porém sua presença influenciaram as atitudes na negociação da empresa)
Sindicato - funcionários – aliados
PATRÃO X SINDICATO - opoentes
Patrão x funcionários - adversários
Patrão x chilenos - meros interlocutores
Sindicato - funcionários - aliados
4) Guias de resolução de conflito (distanciar, enfrentar, sentar e escutar, captar, avaliar e analisar, propor possibilidades, atingir resultados e criar relacionamentos)
R:Distancie-se da situação - Observar como um “terceiro” para que se possa obter uma imagem geral da situação e não apenas o quadro presente (identificar anseios, percepções e desejos da outra parte)
Enfrente a situação - Proposição da reunião entre a empresa e o sindicato
Sente e Escute – Na reunião as partes estabeleceram o diálogo e levantaram seus pontos de vista
Capte a Situação - Entender o que cada parte desejava com a negociação
Avalie e Analise - Período de avalição das informações trazidas pelas partes para que propostas fossem apresentadas.
Proponha Possibilidades – Apresentação das propostas após a discussão de ideias (volta do café da manhã, transporte gratuito etc)
Atinha um Resultado - Resolução do impasse com o fim da greve
Crie Relacionamentos - Ao estabelecer uma rotina de treinamento a partir da utilização dos próprios funcionários e uma co-gestão com a participação do sindicato cria-se uma rede de relacionamentos importante para facilitar o diálogo
5) Negociacao baseada em principios (item 7.1 da Apostila)
R: O foco da negociação era obter ganhos (finalizar a greve) e intensificar relacionamento com as partes a fim de estabelecer uma relação duradoura de confiança. A negociação se deu de forma profissional onde os interesses foram postos à frente dos anseios pessoais e buscou-se soluções de ganhos mútuos. Dentre as táticas podem ser citadas as de Pequenas Consessões (Volta do Café da Manhã e do Transporte) e a de Hierarquia (Posicionamento da empresa em manter as demissões) o Limite Orçamentário também foi importante, pois demonstrou-se que a decisão das demissões foi estritamente econômica e não por motivos pessoais.
...