TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM EDUCAÇÃO E ESPORTE

Por:   •  16/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO VALE DO SINOS – UNISINOS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ALLANA RODRIGUES DA FONSECA

DANIELE MORAES

NIKOLAS FUGA

RAFAEL DE OLIVEIRA

VANOR SALVETTI

INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM EDUCAÇÃO E ESPORTE – ICEE

SÃO LEOPOLDO

2015

  1. INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM EDUCAÇÃO E ESPORTE – ICEE

Instituição proponente do presente projeto - INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM EDUCAÇÃO E ESPORTE - ICEE - é representada por um grupo de alunos do curso de Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), que estão cursando a disciplina de Projeto Social I, ministrada pela professora Marcia Rosane Junges. Composto pelos seguintes integrantes:

  • Rafael de Oliveira - contato (51)8128-3110 - E-mail adm_rafael_@hotmail.com;
  • Vanor Salvett – contato (54) 9671-1032 - E-mail vanor_salvetti@yahoo.com.br;
  • Nikolas Stawinski Fuga – Contato (54) 9124-2320 - E-mail nikolas@fugacouros.com.br;
  • Allana Rodrigues da Fonseca – Contato (51) 9631-0424 - E-mail allanarodrigues92@yahoo.com.br;
  • Daniele Moraes – Contato (51) 9626-7742 - E-mail daniele_moraes_1984@hotmail.com.

  1. ANÁLISE DO CONTEXTO E JUSTIFICATIVA         

Atualmente crianças e adolescentes que vivem em situação de carência apresentam frequentes problemas de aprendizado e relacionamento nas escolas públicas que frequentam. As consequências são a repetência e os processos de disciplina a que essas crianças são frequentemente submetidas. Elas vivem em situação difícil, e não é incomum que acabem se relacionando com traficantes e viciados em drogas, passando até a usá-las, mais tarde. O esporte, aliado à educação, evita os jovens de serem aliciados por bandidos, proporcionando a eles um futuro diferente do de tantos outros que já se foram.

Conforme informações disponibilizadas no site Brasil Escola (2015), o Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados. Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola. O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009; 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler; 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita. Professores recebem menos que o piso salarial.

Segundo Garcia (2008), o crescimento do campo da educação não-formal iniciou a partir da década de 80, através do surgimento de diversas propostas para atuar com públicos específicos, por intermédio de iniciativas oriundas da sociedade civil, através das ONGs, instituições religiosas, iniciativas particulares e programas públicos.

Esta educação, na visão de Garcia (2008) apresenta divergências nos pontos de vista, dependendo do contexto no qual está sendo realizada, pois para a classe dominante, a educação não-formal é obtida como um complemento na formação adicional das pessoas, enquanto que para as classes populares, a mesma é tratada como uma forma de compensação daquilo que está faltando e que não foi dado em casa ou na escola. Sendo assim, fica clara a importância da educação informal na vida de quem vive na realidade da exclusão social.

Os estudos nas mais diferentes modalidades apontam para os benefícios da iniciação esportiva, bem como para os riscos, se afastada de uma base pedagógica.  A ONU observou que o esporte, mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para a aquisição de valores necessários para coesão social e mundial. Esporte vai muito além das disputas dentro dos estádios e ginásios. Cada vez mais cresce a sua importância como ferramenta de inclusão social.

O projeto INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM EDUCAÇÃO E ESPORTE – ICEE será implementado no bairro Santa Tereza em Porto Alegre/RS.

Segundo dados do IBGE (2015), a cidade de Porto Alegre possui uma população estimada para 2014 de 1.472.482 habitantes, uma área territorial de 496,682 Km2 e uma densidade demográfica de 2.837,53 habitantes/ Km2.

O bairro Santa Tereza está localizado na zona sul da cidade de Porto Alegre, é formado essencialmente por residências com um pequeno comércio local cercado por estações de radiodifusão e televisão e concentra uma população de mais de dois mil habitantes.

Com base em avaliações no local, chegou-se à conclusão que a população em geral é de pessoas de bem, trabalhadoras e honestas, mas que demonstram medo em deixar seus filhos sozinhos, à mercê de pessoas mal intencionadas que moram no local. O bairro é conhecido como perigoso perante Porto Alegre.

As atividades físicas e desportivas têm especial importância para as crianças oferecendo assim uma ampla gama de ações destinadas a preencher construtivamente o tempo livre de crianças e jovens, contribuindo para sua formação e afastando-os das ruas. Desenvolver o cidadão através de práticas esportivas é um método que vem dando certo em todo o país. Afinal, não é de hoje que se escuta falar de crianças e adolescentes que mudam suas vidas e tornam-se verdadeiramente cidadãos de “bem”, após participar de projetos sociais.

As experiências com projetos sociais ligados ao Esporte mostram que a atividade física, em especial no que diz respeito aos mais jovens, tem um fator motivador extremamente positivo. Os efeitos são sentidos no dia-a-dia, com crianças e adolescentes mais concentradas nas aulas, disciplinadas e, principalmente, fora das ruas.

O esporte aliado a educação é uma poderosa arma na área da proteção social e resgate de crianças e jovens em situação de risco, pois este se manterá ocupado com atividades prazerosas e não estará ocioso nas ruas ocupando o seu tempo aprendendo o que não deve. Ao negar a alguém o acesso a uma educação de qualidade, se comete uma agressão contra a cidadania, e inegavelmente o esporte e a cultura devem ser favorecidos pois facilitam o processo educativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com