A Instalação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia
Por: kelio10 • 20/11/2017 • Trabalho acadêmico • 695 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILERIA
Disciplina: Políticas Públicas
Instalação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia
Afro-Brasileira (UNILAB)
27 de Fevereiro
Redenção-CE
No setor público ocorrem diversas situações de interesse público que demandam um conjunto de decisões e ações estratégicas, que dependendo do contexto a qual estão inseridas podem ocasionar competição, conflito, cooperação, parcerias, entre outras. Diante disso, é importante o gestor público saber lidar com tais questões da maneira mais eficiente possível e visando sempre a melhor alternativa, acordo ou decisão na qual possibilite gerar ganhos sociais.
De acordo com Rua (2012) a cooperação é decorrente da capacidade de realizar ações conjuntas visando um benefício comum. Existem políticas públicas que necessitam de cooperação para se tornarem viáveis, que podem ocorrer através da cooperação da própria população, entre municípios, estados, ou até mesmo entre países.
Já a competição pode ser definida como “[...] forma de interação social que compreende um amplo número de procedimentos de disputa por bens escassos, geralmente conforme regras admitidas pelas partes”. (RUA, 2012, p. 14). O setor público possui um limite de recursos e bens, e é justamente isso que acarreta a competição, podendo ser verbas, concurso público para acesso a cargos, vaga em uma universidade pública, etc.
Devido à competição pelos recursos escassos, surgem os conflitos, que podem envolver indivíduos, grupos e organizações. A partir dessa situação cabe ao poder público, realizar uma profunda análise e reflexão, para saber a melhor maneira de se utilizar os recursos públicos que são escassos e por tanto, devem ser aplicados em situações que contribuam efetivamente para melhoria de vida de determinada população, levando em conta fatores sócias, políticos, históricos e econômicos, e ainda buscar uma maneira adequada para lidar com o conflito.
Temos como exemplo de uma situação de interesse público que gerou competição e conflito a instalação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), sancionada pela lei 12.289 em 20 de julho de 2010, tendo como missão formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os países de língua portuguesa (CPLP), bem como promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional. Ocorreu a competição e conflito, porque dois Estados, Ceará e Bahia, queriam a instalação da UNILAB em suas respectivas cidades. É nítida a capacidade de transformação, crescimento e de desenvolvimento que uma universidade pública pode proporcionar no local a qual está inserida, por isso, foi gerada uma situação de competição e conflito, no qual, políticos e a própria sociedade se mobilizaram para trazer a universidade para seu respectivo Estado.
Essa situação de interesse público exigiu por parte do poder público identificar dentre os Estados qual deveria receber a universidade, foram analisados diversos pontos, dentre os principais: a cidade de Redenção - CE não possuía uma infraestrutura adequada para receber a universidade, já em Salvador isso não seria problema, outro aspecto foi a questão histórica, deputados de Salvador alegaram que o Estado da Bahia, devido suas raízes históricas com os países africanos e ao intercâmbio cultural e comercial existente entre ambos, deveria ser a sede da UNILAB, em contrapartida, a cidade de Redenção - CE foi a primeira cidade do Brasil a libertar seus escravos, em primeiro de janeiro de 1883, outro aspecto relevante observado é que a cidade demanda de políticas públicas para possibilitar seu desenvolvimento e crescimento, devido ser uma cidade pequena localizada no interior do Ceará.
...