TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Internacionalização de Empresas

Por:   •  15/10/2020  •  Seminário  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 4

Bárbara Ellen e Gabriela Macedo.                               Administração  - 6 período.

Tema : Internacionalização de empresas

É necessário entender o conceito de internacionalização ou globalização de empresas,pois permite que ela diversifique o risco e atenda novos mercados com o intuito de não atingir  o ponto de estagnação de mercado  e expandir o negócio para outras geografias.Atuando em outros países, a empresa diminui o risco de ser atingida por uma recessão e consegue receita em outras moedas, como o dólar e o euro, permitindo ganhos variáveis, e também tornar mais  atrativa para o mercado potencial estrangeiro, já que o ganho de câmbio pode ser favorável para os compradores. Outra razão para pensar em internacionalização, é quando a empresa não encontra bons insumos no mercado local ou quando não os encontra a um preço competitivo. Para ganhar vantagem competitiva, então recorre a importação de insumos e matéria prima para baratear ou melhorar a qualidade do produto.

Nesse contexto, a empresa possui muitas alternativas para fazer negócios internacionais e a exportação, costuma ser o mais comum, principalmente para crescer mais e diversificar o risco.

No processo de internacionalização de empresas, assim como todos os tipos de projetos, há um risco envolvido. Isso signfica que a operação dificilmente valerá a pena financeiramente, mas, mesmo assim, pode ser que o gestor tome a decisão de expandir internacionalmente, seja por status ou qualquer outro motivo.

É possível que a empresa tenha grandes dificuldades no processo de internacionalização, dependendo do modelo que ela seguir,além do risco financeiro, há também o risco do negócio em si. Pode ser que haja alguma barreira para investidores estrangeiros, que impossibilite a empresa de operar no país que ela quer. Ou então a empresa pode fazer um planejamento perfeito, investir em marketing/parcerias, mas, tentar vender um produto que não tem mercado no país alvo, pois os costumes são diferentes. Uma empresa pode ter um nome que em seu idioma local tem um signficado, mas, que no idioma do país alvo, pode ser um insulto. Por isso, quando for expandir para outros lugares, é necessário ter atenção aos detalhes. Nesses casos é preferível investir na criação de uma nova marca, focada naquele mercado específico. Entender as diferenças culturais de vestimenta, cultura de trabalho e o lado cultural do país é essencial.

Nesse contexto, entender o processo de internacionalização, ter mapeado todos os processos do negócio é um passo importante, mas também é muito importante saber qual estratégia adotar. Empresas que optarem pelo M&A (Merge and Acquisition) ou simplesmente fusão ou aquisição de empresas, podem ter um crescimento muito mais rápido, mas terão desafios em relação a alterar a cultura de trabalho e manter as duas operações com sinergia. Se você compra uma empresa em outro país, está adquirindo a licensa para atuar lá, assim como os clientes e equipe que ela já possui. Isso significa, na prática, que se deixar do jeito que está, já deve ter uma empresa funcionando. Porém, caso a empresa opte por fazer a fusão, ou seja, juntar os dois negócios, pode ser que leve um tempo para adaptar a cultura de trabalho, processos e sistemas. Empresas grandes e multinacionais costumam adotar essa estratégia, pois já conseguem absorver uma boa fatia de mercado provinda da empresa que está se unindo a matriz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com