A JUVENTUDE E O TRABALHO
Por: ronaldovianna • 1/6/2021 • Trabalho acadêmico • 297 Palavras (2 Páginas) • 94 Visualizações
A Juventude e o Trabalho
Em 2017, foi aprovado o texto da reforma trabalhista que muda a lei trabalhista brasileira. Essas mudanças afetam a jornada de trabalho de praticamente todos os trabalhadores brasileiros, incluindo os jovens. Dentre as alterações, estão novas definições sobre jornada de trabalho, intervalo, férias, demissão e outras questões, como a obrigatoriedade de os estabelecimentos contratarem aprendizes.
O mercado de trabalho está cada vez mais seletivo e exigente, verifica-se que uma das causas mais frequentes da não contratação de pessoas, principalmente de jovens em início de carreira, é a falta de experiência, pois para a realização das mais diversas atividades profissionais, é fundamental que haja um elo entre conhecimento técnico e prático, o que faz que a experiência conte muito na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho.
Visando preparar os jovens, aumentar as possibilidades de trabalho e conscientizá-los sobre a importância da preparação para o emprego, foi criada a Lei 10.097/2000, chamada de Lei da Aprendizagem, que se destina a capacitar esses jovens no que se refere ao trabalho e a aprendizagem de modo geral, pois ao mesmo tempo em que os jovens estudam, eles atuam dentro das empresas. Durante as oficinas e realização dos programas de formação é realizado um trabalho de conscientização da importância de qualificação, com o intuito de capacitá-los para o mercado de trabalho e incentivá-los a buscarem qualificação pelo estudo, tanto em cursos técnicos quanto em faculdades. A referida lei estabelece que o jovem que participa do projeto Jovem Aprendiz deve ter entre 14 e 24 anos, salvo nos casos em que o aprendiz portar alguma necessidade especial (aprendiz deficiente). O aprendiz necessariamente precisa estar matriculado em um curso de formação metódica e na escola, com a respectiva frequência, ou precisa pelo menos ter concluído o ensino médio.
...