A LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA
Por: winxdopagode • 29/9/2022 • Trabalho acadêmico • 352 Palavras (2 Páginas) • 73 Visualizações
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (SFN)
É um conjunto de todas as instituiçoes que promovem intermediação financeira no Brasil.
Tem a função de organizar, fiscalizar e executar atividades relacionadas a transações financeiras em geral.
Pra isso ele conta com 3 tipos de agentes :
NORMATIVOS - Conselho monetario nacional, regula mercado monetario
SUPERVISORES -
OPERADORES
RESUMO:
O sistema financeiro é um conjunto de insituiçoes que promovem a intermediação financeiro no Brasil. Tendo como função de organizar, fiscalizar e executar atividades relacionadas a transações financeiras em geral.
E para que isso aconteça, o Sistema Financeiro Nacional (SFN) consta com três tipos de agentes. Sendo eles os Órgãos Normativos,Entidades Supervisoras e Operadoras.Exemplificando cada uma dela:
Orgãos Normativos, são aqueles responsaveis por determinarem regras gerais regulando o mercado monetário. Como exemplo temos o Conselho Monetário Nacional (CMN) é um orgão que não possui nenhuma atividade executiva apenas se responsabilizam sobre funcões legislativas das instituiçoes como determinar diretrizes da politica monetária do país.
Entidades Supervisoras:Desenvolvem atividade complementar à realizada pelos orgãos normativos, responsaveis pela supervisão ddas demais instituições. Como exemplo temos a Comissão de Valores Mobiliarios (CVM) com op objetivo de fiscalizar, normatizar e desenvolver o mercado de valores mobiliarios no Brasil
Orgãos Operdaroras: São as instituiçoes que lidam diretamente com o publico , no papel de intermediário financeiro. Como expemplo temos bancos e caixas economicas, corretoras e sistribuidoras, bolsa de valores entre outras.
Sobre Mercado Financeiro que não deixa de ser conceituado pelo Bacen, como o principal ramo do SFN. Divido em quatro grandes mercados, sendo eles:
Mercado monterário: Que tem o de menor curto prazo , a fim de controlar a liquizes monetaria da economia e suprimentos de caixa.
Mercado de Crédito: Com um prazo de curto a médio, com o fim de proporcionar o financiamento do consumo e capital de giro das empresas.
Mercado de Cambio: Com um prazo curto, com a finalidade de conversão de valores, em moedas estrangeiras e nacional
Mercado de Capitais: Com um prazo de médio a longo , com o intuito de financioamento e investimento de giro e especiais.
...