A LEI DE ESTÁGIO
Por: rodrigorf • 22/5/2018 • Abstract • 436 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
Universidade Federal Fluminense
Estágio Curricular – Marcelo Maciel
Aluno: Rodrigo Tavares Ferreira
- LEI DE ESTÁGIO
A lei de estágio tem o propósito de garantir os direitos dos estudantes, com o objetivo de instruí-los para o entrar no mercado de trabalho, assim como, preservar os mesmos contra as abusividades das partes que buscam o aproveitamento dessa mão de obra.
Porém, após alguns anos com dados estatísticos noticiarem uma expressiva queda no número de estagiários, a lei de estágio passou por uma reforma, sobretudo com foco para a redução da "mão-de-obra barata" aplicada em todas as áreas das empresas no Brasil.
Um grande problema, diz respeito ao não vinculo empregatício, onde não resguarda o estagiário de direitos que trabalhadores com vinculo tem. O estágio visa ao aprendizado de habilidades profissionais e à contextualização curricular, com objetivo de desenvolver o estudante. Como é dito em alguns lugares: “O estágio visa mais ensinar do que remunerar”. Levando essa frase como o objetivo e destinação do estágio, está explicado o motivo de não ter a formação de vínculo empregatício no estágio.
Outro problema diz respeito às horas extras, onde o estagiário, acaba desempenhando suas atividades em horário superior ao previsto. Mesmo a jornada de trabalho do estagiário estar presente na nova lei, é sabido que alguns contratos de estágio não seguem à risca as determinações e previsões legais, permitindo que o estagiário cumpra uma jornada superior àquela prevista em lei.
Alguns motivos de grandes reclamações da parte dos estudantes, é que algumas empresas não tem cumprido o objetivo do estágio que é o ensinamento e acaba designando o estudante a fazer tarefas repetitivas, burocráticas e que não são vistas durante o período da faculdade. Assim como no caso acima, mesmo a lei de estágio ter abordado esse assunto e ter tido uma solução que era o acompanhamento da instituição, na prática as coisas ocorrem diferentes.
Comecei há pouco tempo no estágio da empresa que atuo, e todas as normas vem sido cumpridas. Até o presente momento não verifiquei pontos que não vem sido cumpridos da lei de estágio.
2. PLANEJAMENTO -
Nesse período serei responsável por desenhar e melhorar processos da empresa, auxiliar em novos projetos, implantação do book de excelência da empresa e expandir uma ferramenta bpms para toda a empresa.
Para realizar tais tarefas, será necessário conhecimentos de ferramentas da qualidade, produção enxuta, gerenciamento de projetos e aplicação de métodos .
Defini como meta, absorver o máximo de aprendizado, concluindo o ciclo com a experiência de conduzir um projeto do início ao fim, aumentar a eficiência dos processos da empresa e ajudar a expandir a área que foi criada há pouco tempo.
...