A Logística Reversa
Por: Arthur Appelt • 26/3/2018 • Trabalho acadêmico • 793 Palavras (4 Páginas) • 250 Visualizações
Logística Reversa
Segundo nosso Livro Didático, “A logística reversa em nosso país ainda é um campo incipiente. Algumas iniciativas têm sido adotadas em função da competitividade empresarial e também da importância que se está dando à não poluição do meio ambiente”.
“O Brasil produz em média 387 quilos de resíduos por habitante por ano, quantidade similar à de países como Croácia (também 387), Hungria (385) e maior que a de nações como México (360), Japão (354) ou Coreia do Sul (358). Mas só destina corretamente pouco mais da metade do que coleta (58%), enquanto esses países trabalham com taxas mínimas de 96%. Em termos de destinação do lixo, o Brasil está mais parecido com a Nigéria (apenas 40% vai para o local adequado).
Fonte: http://sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/ambiente-se/brasil-produz-lixo-como-primeiro-mundo-mas-faz-descarte-como-nacoes-pobres/
E para nos inteirarmos mais das práticas das organizações, propomos pesquisar como a Logística Reversa está tratada pelas mesmas. No que diz respeito aos cidadãos temos percebido um movimento no sentido de uma maior conscientização, seja pelo custo do recolhimento e descarte do lixo, seja pelo impacto ambiental nas gerações futuras. E nas empresas a legislação procurar exercer a devida pressão, para que sejam adotados procedimentos sustentáveis.
Assim, vamos responder às questões a seguir, procurando trazer exemplos práticos:
1. Pesquise um exemplo prático de Canal Logístico Reverso de Pós-Vendas, onde os produtos acabam encontrando a correta destinação, sendo:
1.1. Identifique qual(is) o(s) produto(s) e a empresa que os coloca no mercado, e quais são objeto de sua pesquisa.
Empresa: Nestlé
Produtos: Chocolates
Pesquisa: Embalagens de chocolates consumidos
1.2. Descreva quais são os prováveis motivos (para os produtos pesquisados) pelos quais os mesmos entram no Canal Logístico Pós Vendas.
Neste exemplo, mais especificamente sobre os chocolates produzidos pela Nestlé, a empresa encontrava grandes dificuldades na coleta das embalagens após o consumo do cliente final. Devido a estas dificuldades, a Nestlé estabeleceu uma parceria com a empresa Terra Cycle, que é especializada na coleta e reuso de resíduos pós-consumo e difíceis de reciclar. Esta parceria proporciona resultados satisfatórios para ambas as empresas, uma vez que estas embalagens são recicladas e se tornam insumos para a fabricação de novos produtos.
1.3. Identifique, através de consulta pessoal ou à fontes disponíveis, quais as reais destinações deste produtos e seus impactos em termos ambientais e geração de valor na Cadeia de Abastecimento
(3,0 Pontos)
O objetivo desta parceria é dar um retorno sustentável a estes materiais, permitindo que eles sejam reaproveitados como insumo para a fabricação de novos produtos, como bolsas, sacolas, mochilas e estojos, a serem comercializados pela TerraCycle no próprio site da empresa e em lojas da rede Wal-Mart.
Os resíduos que não puderem ser aproveitados serão derretidos para a fabricação de produtos de plástico injetado, como baldes e paletes, a serem utilizados na própria linha de produção dos Chocolates Nestlé em Caçapava (SP). Displays de exposição, assim como outros materiais de comunicação no ponto de venda, também serão elaborados a partir desses materiais, colaborando para o fechamento do ciclo de reuso dos resíduos plásticos.
As embalagens recolhidas também vão gerar receita para instituições
...