A Logística Reversa
Por: Lyh97 • 23/3/2019 • Trabalho acadêmico • 259 Palavras (2 Páginas) • 191 Visualizações
Conceito de Logística Reversa
Churchill e Peter (2003) dizem que, tradicionalmente, os canais de distribuição movem produtos do produtor para o usuário final. Porém, às vezes, os bens podem se mover na direção oposta. Esse canal de distribuição que vai do usuário final para o produtor recebe o nome de canal reverso.
Leite (2003) define como logística reversa: a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.
Logística Reversa poderia ser classificada como sendo apenas uma versão contrária da Logística como a conhecemos, entretanto, segundo BARBIERI e DIAS (2002), a logística reversa deve ser concebida como um dos instrumentos de uma proposta de produção e consumo sustentáveis, pois trata de questões muito mais amplas que simples devoluções. Os materiais envolvidos nesse processo geralmente retornam ao fornecedor, e então são revendidos, recondicionados e reciclados com o objetivo de recapturar valor ou simplesmente são descartados adequadamente.
[pic 1]
Figura 1 - Atividades do processo logístico reverso
O processo de logística reversa, portanto, gera materiais reaproveitados que retornam ao processo tradicional de suprimento, produção e distribuição, por meio de um conjunto de atividades que a empresa realiza para coletar, separar, embalar e expedir itens usados, danificados ou obsoletos dos pontos de consumo até os locais de reprocessamento, revenda ou descarte, conforme indicados na figura.
...