A Logística Reversa Concluído
Por: Thaynara Domingos • 22/9/2022 • Resenha • 876 Palavras (4 Páginas) • 115 Visualizações
ASSOCIAÇÃO CARIOCA DE ENSINO SUPERIOR
UNICARIOCA
Logística Reversa
(Resenha)
Thaynara Silva Domingos – 2016201270
Naiara Gomes Ferreira da Silva – 2016200414
Fernando Santos dos Anjos - 2016200699
Trabalho apresentado como pré-requisito de parte da 2ª. Avaliação do Curso de Engenharia na disciplina “Fundamentos da Engenharia” tendo como professor: Wilson de Sousa.
RIO DE JANEIRO
2016
O Processo de Logística Reversa
Em logística entende-se como um gerenciamento do fluxo de matérias do seu ponto de aquisição até seu ponto de consumo. Porém, em logística reversa, o processo é invertido, o fluxo vai do ponto de consumo ao de origem. Para se ter o processo completo é necessário a passagem por algumas etapas – coleta, armazenagem, separação, classificação, destinação – podendo ter três fins : revenda, remanufatura ou ser reciclado. Ou seja, a logística reversa é a área responsável pelos fluxos das devoluções pós venda ou consumo sem precisar ser retirado da natureza e é também considerada o elo entre o consumo e a reciclagem.
A logística reversa é um dos instrumentos para aplicação da responsabilidade da distribuição e o ciclo de vida dos produtos. Define a logística reversa como um instrumento de desenvolvimento econômico e social, sendo reconhecido por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos em todos os estabelecimentos, seja no ambiente empresarial, residencial, instituições de ensino para o reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada, sustentável. Visando um meio ambiente melhor.
Devido aos altos custos e impactos ambientais gerados pelo descarte, cada vez mais fabricantes tem aderido a pratica da logística reversa. Recentemente, as leis de gerenciamento de resíduos e leis ambientais mais rigorosas acabam obrigando as empresas a receber de volta os seus produtos para cuidado e tratamento .Tal prática acaba gerando para a empresa um benefício econômico que era inexistente com o descarte.
As vantagens para a sociedade e meio ambiente são que ela possibilita o retorno dos resíduos para as empresas de origem, evitando que eles possam poluir ou contaminar o meio ambiente, permitir que estes resíduos entrem novamente na cadeia produtiva, diminui o consumo de matérias-primas. Conscientiza e cria um sistema de responsabilidade compartilhada para o destino dos resíduos sólidos. Governos, empresas e consumidores passam a ser responsáveis pela coleta seletiva, separação, descarte e destino destes (principalmente recicláveis, pois nos dias atuais a maioria dos resíduos se reutilizam); E as industrias poderão passar a usar tecnologias mais limpas e, para facilitar a reutilização, criarão embalagens e produtos que sejam mais facilmente reciclados.
Logística reversa e sustentabilidade
A implantação do sistema de logística reversa é mais um elemento rumo ao desenvolvimento sustentável do planeta, pois possibilita a reutilização e redução no consumo de matérias-primas.
No processo podemos seguir os principais conceitos;
- Consumidores: devolver os produtos que não são mais usados em postos (locais) específicos.
- Comerciantes: instalar locais específicos para a coleta (devolução) destes produtos.
- Indústrias: retirar estes produtos, através de um sistema de logística, reciclá-los ou reutilizá-los.
- Governo: criar campanhas de educação e conscientização para os consumidores, além de fiscalizar a execução das etapas da logística reversa.
Logística Reversa em Lâmpadas fluorescentes
As lâmpadas fluorescentes contém um metal pesado em sua composição: o mercúrio. Que sendo mal utilizado pode causar danos à saúde e ao meio ambiente. Elas são altamente consumidas no Brasil, porém o seu descarte não tem índices muito altos de reciclagem. A quantidade de lâmpadas fluorescentes geradas aqui, demanda um sistema de logística reversa. Sendo 99% recicláveis após o uso, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece como obrigatória a realização da logística reversa para LF, desta forma seu principal descarte é pelo vidro, que é destinado à indústria de cerâmica.
...