A META: UM PROCESSO DE APRIMORAMENTO CONTÍNUO
Por: Philipe Pessoa • 30/3/2017 • Resenha • 389 Palavras (2 Páginas) • 312 Visualizações
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
PHILIPE PESSOA NUNES MARTINS
RESENHA DO LIVRO
A META: UM PROCESSO DE APRIMORAMENTO CONTÍNUO
Curso de Engenharia de Produção.
Turma do segundo semestre de 2016.
Professora Simone Borges
Brasília-DF
Novembro/2016
GOLDRATT, Eliyahu M.. A Meta: Um processo de aprimoramento contínuo. São Paulo: Educator, 1994. 218 p. 18ª edição.
O livro se inicia com o protagonista, Alex Rogo, com a fábrica a qual ele administra com vários problemas de atrasos nas entregas, inventário alto e baixa produtividade. Além disso, seu superior pressiona-o a melhorar seu desempenho e suas entregas, pois caso contrário entraria com um pedido para o fechamento da fábrica.
Com todas essas preocupações em mente, Rogo lembra-se do encontro que teve com seu antigo professor de Física e consultor de empresas, Jonah, que o fez refletir sobre seus índices e conceitos sobre produtividade e eficiência. Produtividade, ao contrário do que ele pensava, deve ser medido em termos de resultados, ou seja, atingindo a meta de ganhar dinheiro para a empresa. Qualquer ação tomada na fábrica que não tenha o objetivo claro e imediato de ganhar dinheiro é uma ação que vai no sentido oposto a ganhar dinheiro, portanto, prejuízo.
Rogo percebeu que para saber se qualquer ação tomada na fábrica possuía caráter realmente produtivo, ele precisaria ter novas métricas que indicassem isso. Portanto, com ajuda de sua equipe, chegou à conclusão que os índices que uma empresa precisa para saber se está gerando lucros são lucro líquido, fluxo de caixa e retorno de investimento. Porém isso o levava a um problema, pois nas operações diárias esses índices não teriam significado, o que o levou a mais um contato com o consultor Jonah. Após algumas explicações, Alex entendeu que qualquer operação ou item em sua fábrica poderia ser compreendidos em três simples índices: Despesa Operacional, Inventário e Ganho.
Ganho seria todo o dinheiro que a empresa gera através das vendas. Inventário seria todo o dinheiro que a empresa investiu comprando coisas que ela ainda pode vender. Despesa operacional são todos os custos que a empresa possui para transformar o inventário em ganho.
Entendendo sobre os índices, Rogo ainda precisava descobrir o que estava causando tantos problemas na fábrica.
...