A MUSCULAÇÃO PARA A TERCEIRA IDADE
Por: juniorfonseca • 1/12/2022 • Trabalho acadêmico • 3.728 Palavras (15 Páginas) • 132 Visualizações
[pic 1]
FRANCISCO JÚNIOR DA FONSECA
MUSCULAÇÃO PARA A TERCEIRA IDADE
Dourados-MS
2022
FRANCISCO JÚNIOR DA FONSECA
MUSCULAÇÃO PARA A TERCEIRA IDADE
Projeto apresentado ao Curso de Educação Física - Bacharelado da Instituição Educacional Participações S.A.
Orientador: Luiz Fabiano
Dourados-MS
2022
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................……….04
1.1 O PROBLEMA .................…………………………….…................................………..…04
2. OBJETIVOS ......….………………………………………...........................……..…......... 05
2.1 OBJETIVOS GERAIS….. ....................................................................………............. 05
2.1.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS...................................................................…....…...... 05
3 JUSTIFICATIVA…………………………….. ........................................…......…….......... 06
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA …………….…....……………...................................... 06
4.1 CONCEITO DE ENVELHECIMENTO .................………...................................…...... 07
4.1.1 ENVELHECIMENTO E EXERCÍCIO FÍSICO..............................................….......... 08
4.1.2 CAPACIDADES FÍSICAS ....…………………………………...................................... 08
4.1.3 CAPACIDADE FUNCIONAL …………………..……………...................................... 09
4.1.4 DEFININDO MUSCULAÇÃO.. ………………..……………...................................... 09
4.1.5 BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO …………………..……………...…...................... 10
4.1.6 TREINAMENTO COM MUSCULAÇÃO PARA O IDOSO ………...…...................... 11
5. METODOLOGIA…………………………………………………………………………….....12
6 CRONOGRAMA E DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA………..…………………..….12
6.1 CRONOGRAMA……………………………………………………………………………...14
REFERÊNCIAS…………………………………………………………………………………...17
Dourados-MS
2022
1 INTRODUÇÃO
A expectativa de vida da população idosa aumentou substancialmente à medida que a tecnologia médica melhorou e os recursos e procedimentos que prolongam a vida continuam a ser descobertos. No entanto, à medida que envelhecemos, a inatividade física e as doenças podem levar à fragilidade, reduzindo a capacidade funcional dos idosos pela perda de alguma valência corporal. Nesse caso, o educador físico acabará por ser a base de orientação e atuação aplicável a essa população. Os professores de educação física são responsáveis por desenvolver atividades que promovam mudanças positivas na vida dos idosos e os inspirem a fazer da atividade física um prazer.
Este trabalho tem por objetivo validar com auxílio da literatura atual as características que norteiam o processo de envelhecimento no ser humano, suas variáveis e os benefícios da musculação para idosos. Pretende identificar procedimentos com potencial para permitir aos profissionais do desporto orientar as suas intervenções de forma competente, segura e eficaz, olhando de forma única para os motivadores associados ao envelhecimento.
1.1 O PROBLEMA
Musculação não é adequada para idosos? Embora exista muita especulação sobre a musculação para adultos mais velhos, trata-se de um mito pernicioso. Afinal, a musculação para ganho de força e hipertrofia muscular, valorizada pelos jovens que buscam estética e qualidade de vida, é fundamental na busca pelo envelhecimento saudável. Porém, no meio do caminho, podem aparecer alguns problemas comuns aos idosos que dificultam a implementação do treinamento de força no dia a dia, como o acúmulo de doenças ao longo da vida, maior risco de lesões, falta de persistência, etc… Além disso, as limitações impostas por fatores culturais, de locomoção, ou até mesmo de ânimo do próprio idoso distanciaram ainda mais os idosos da prática regular de exercícios.
Costa (2014) afirma que o envelhecimento associa-se a diversas limitações psicológicas e físicas, em consequência disso torna-se difícil para estes indivíduos desempenharem certas ações, tornando-os dependentes para a realização de atividades físicas e prejudicando sua qualidade de vida.
Então pode-se entender que o exercício físico regular aumenta a atividade do idoso, o que reduz doenças e aumenta a qualidade de vida e a autoestima. A musculação é, portanto, uma das atividades físicas recomendadas para idosos para manter a força muscular, facilitar as atividades diárias e melhorar o desempenho. Portanto, o objetivo deste estudo de revisão de literatura é identificar a importância da musculação para idosos e demonstrar seus benefícios para esta população.
2. OBJETIVOS
Além dos músculos, a prática de musculação na terceira idade tem por objetivo fortalecer ligamentos, tendões e articulações. Isso permite maior estabilidade e controle dos movimentos, além do alívio de dores articulares. Isso permite que o idoso realize suas atividades diárias com maior segurança, contribuindo para sua autonomia.
2.1 OBJETIVOS GERAIS
Incorporar a musculação em sua rotina de exercícios é importante para um envelhecimento saudável e qualidade de vida. Se praticado regularmente, esse estilo deixará seus músculos mais fortes e flexíveis, ajudando você a se manter ativo e independente. A musculação para idosos também ajuda no tratamento de várias doenças, como osteoporose, doenças cardíacas, diabetes e artrite. Através de uma revisão bibliográfica sobre treinamento de força para idosos, descobrimos uma forma de envelhecer com saúde, qualidade de vida e prazer através do exercício.
...