A Matemática Financeira
Por: jaiminho123 • 12/9/2018 • Trabalho acadêmico • 870 Palavras (4 Páginas) • 240 Visualizações
Conceitos de desvio-padrão e coeficiente de variação são utilizados como indicadores de riscos dos ativos. Especificamente na página 74 do livro são apresentados alguns exemplos desses conceitos. Com base nisso, realize as questões 1 e 2.
Questão 1
Caso as ações das empresas abaixo tenham os seguintes indicadores:
- PETROBRAS:
4% de retorno esperado e 1,5% de desvio-padrão.
- VALE:
4% de retorno esperado e 1% de desvio-padrão.
Com base nas informações acima, indique qual ativo é de menor risco. Como analista, você precisaria calcular o coeficiente de variação para se decidir quanto ao risco desses ativos? Justifique sua resposta.
R: não precisaria, já que o desvio-padrão é utilizado para comparação de risco quando os ativos das empresas possuem o mesmo retorno esperado como indicado neste exercício, neste caso a que tem o menor risco é a da Vale, apresentando um menor desvio-padrão.
Questão 2
Caso as ações das empresas abaixo tenham os seguintes indicadores:
- USIMINAS:
10% de retorno esperado e 2% de desvio-padrão.
- GERDAU:
3% de retorno esperado e 1% de desvio-padrão.
Como analista, você indicaria qual ativo como sendo o de menor risco relativo ao seu retorno esperado? Justifique numericamente.
R: USIMINAS = CV= Desvio-padrão / retorno esperado = 2/10=0,20
GERDAU= CV= Desvio-padrão / retorno esperado = 1/3= 0,33
Neste caso como analista indicaria a de menor CV, pois isto indica menor risco, neste caso a Usiminas.
Questão 3
O conceito de correlação dos ativos é utilizado para comparar o movimento de seus retornos, ou seja, como o retorno de certo ativo se movimenta em comparação ao de outro. As páginas 77, 78 e 79 do livro apresentam alguns exemplos desses conceitos.
Como investidor que preza pela redução do risco de sua carteira de ativos, qual o tipo de correlação deve haver entre seus ativos? Justifique sua resposta.
R: Para que o investidor consiga reduzir o risco da carteira de ativos, ele deve procurar investir em ativos que o retorno faça movimentações diferentes.
Segundo o livro de MEGLIORINI, a melhor correlação seria -1 indicando ser uma correlação negativa perfeita, ou seja, enquanto o retorno de um ativo diminui, o outro aumenta, e vice-versa, na mesma intensidade, com isso em mente podemos concluir que a correlação negativa é a melhor para reduzir risco, pois apresenta um equilíbrio entre os retornos.
Questão 4
O Modelo de formação de preços de ativos de capital (CAPM) é uma ferramenta utilizada para análise da relação entre o risco e o retorno de um ativo e o de uma carteira de ativos do mercado. Especificamente no intervalo de páginas 82 a 86 do livro são apresentados alguns exemplos dessa ferramenta.
O CAPM é mensurado através da fórmula:
[pic 1][pic 2]
Onde:
K = retorno exigido do ativo
RF = taxa de retorno livre de risco
β = indicador de risco não diversificável do ativo
KM = retorno esperado da carteira de ativos do mercado
Os coeficientes apurados para os ativos A e B são βA = 0,5 e βB= 1,5. Considerando que o retorno esperado da Carteira de Ativos do Mercado, KM, seja de 10% e a taxa livre de risco, RF, de 8%, calcule o retorno esperado desses dois ativos.
a) Retorno esperado do ativo A;( cálculo feito em percentual)
R:
K=RF+ [ (ßx (Km-RF) ]
K=8 + [1,5x (10-8) ]
K= 8+3
K= 11%
b) Retorno esperado do ativo B; (cálculo feito em percentual)
R:
K=RF+ [ (ßx (Km-RF) ]
K= 8+ [ 0,5 x (10-8) ]
K= 8 + 1
...