A Matemática Financeira
Por: comprometimento • 19/8/2015 • Trabalho acadêmico • 688 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
Matemática Financeira
Introdução
Ao iniciarmos o inicio dos estudos da disciplina Matemática Financeira, o primeiro pensamento foi: Fará alguma diferença na minha vida? Onde posso aplicar isso no meu dia-a-dia? Como podemos ver, através dos estudos que o seu campo de aplicação é bastante amplo, pois suas técnicas são necessárias em várias operações financeiras, como: crédito a pessoa física e jurídica, credito direto, financiamento habitacional. Também podemos utiliza-la em operações de investimentos mobiliários nos mercados capitais. Através dessa disciplina podemos calcular o custo e o retorno dessas, operações. Podemos conhecer as parcelas de prestações devidas, com isso tomar decisões mais precisas.
Com isso podemos compreender e analisar que a Matemática Financeira trata da comparação de valores monetários ao longo do tempo,
ETAPA 1
Regime de Capitalização é forma como a taxa de juros incide sobre o capital inicial e vários períodos de tempo. É a forma de como se verifica o crescimento capital. Ela pode ser de duas maneiras: regime de capitalização simples e o regime de capitalização composta.
Conceito Juros Simples
N o regime de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração de base de calculo durante o período de calculo de juros. Na modalidade de juros simples a base de calculo, a base de calculo é sempre o valor pendente (PV), enquanto na modalidade bancaria a base de calculo é sempre o valor nominal do titulo (FV). Ele cresce sempre de forma Linear, seguindo uma reta, logo é indiferente se os juros são pagos periodicamente ou no final do período total. Ele é utilizado em países de baixo índice de inflação ou custo financeiro real acelerado. No Brasil esse tipo de juros só é recomendado para aplicações de curto prazo.(KUHNEN,2008)
Conceito Juros Composto
No regime de capitalização composta, os juros que são produzidos em um período será acrescido no valor aplicado e nos próximos período também, produzindo assim mais juros o que chamamos de juros sobre juros.O regime de juros composto é o mais comum no sistema financeiro o mais útil para cálculos de problemas do dia a dia. Os juros operados a cada período são incorporados ao principal para o calculo dos juros do período seguinte.
Igualdade entre os dois tipos
-Os juros são pagos ou recebido ao final de cada período de capitalização.
-O capital aplicado ou emprestado é capitalizado a cada período de tempo
-Os períodos de tempo são descrito, isto é são pontuais, por exemplo: dias, meses e ano.
2.0 Utilização da HP 12C como ferramenta
A calculadora HP 12C está no mercado há vários anos e existem outras mais potente, porem ela está no gosto popular, devido asa varias funções e qualidade que possui como, por exemplo, uso da tecla
...