A Matemática e Música
Por: alexdaroz • 2/3/2019 • Relatório de pesquisa • 433 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
Aula de matemática e música – RA147286
Neste desenho educativo, é exposto duas disciplinas que aparentemente não tem nada a ver uma com a outra, mas ensina de forma muito dinâmica que as duas coisas se confundem, e vem desde a Grécia antiga, nas descobertas do filósofo Pitágoras, no final no século VI a.c.
Desde aquela época, Pitágoras já relacionava o estudo da aritmética e o estudo musical. Considerava que a aritmética falava do estudo dos números em repouso, já a música era considerada o estudo dos números em movimento, como o ritmo, a harmonia, etc. Através deste estudo, ele elaborou a construção da primeira escala musical para os instrumentos da época. Para isso ele utilizou um instrumento chamado monocórdio de Pitágoras, no qual foi estabelecido que o som produzido pela única corda do instrumento, ao serem tocados deslocando-se o cavalete para frente e para trás diminuído ou aumentando o tamanho da corda, tinha a proporção de ½. Sendo assim, foi estabelecido uma escala composta por 7 notas, com uma oitava nota sendo a repetição da primeira, chamada de oitava justa.
Para isso, foi definido alguns princípios, chamado de escala pitagórica:
- Equivalência (oitava): divisão na corda na razão de ½
- Unidade: divisão progressiva da corda na razão de 2/3 do seu tamanho (ciclo de quintas)
- Limites: entre a corda toda e a sua metade (oitava)
A partir desse estudo, é que posteriormente foram definidas outras escalas, que são usadas nos instrumentos de hoje, mas que partem do mesmo princípio matemático definido por Pitágoras, demonstrando assim, a relação da música com a matemática.
Então notamos que a matemática está incluída em todas as partes e áreas existentes. Na administração, a matemática é útil em diversas situações: na elaboração de um planejamento, no controle do fluxo de mercadorias, proporciona também soluções de problemas empresariais, seja na área de recursos humanos, de produção, de comercialização, de finanças ou na própria área de administração geral. A área mercadológica, por exemplo, tem por foco principal a utilização de técnicas que visam permitir uma determinada organização conhecer o mercado atual e possível para o seu produto, objetivando uma maximização das vendas do referido produto. Este exemplo comprova que a utilização de cálculos e gráficos facilitam a vida do administrador nas decisões a serem tomadas e a melhor forma de lidar com o mercado.
Já a música, no dia a dia do profissional de administração cria um ambiente agradável, diminui as tensões, socializa as pessoas de uma forma mais orgânica e cria um ambiente mais agradável e abrangente.
Referências de estudo:
GRANJA e MACHADO – Univesp, Matemática e música. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ETPzsN-vgE8 . Acesso em 22/09/2018
...